Lançamento da primeira missão Artemis é bem-sucedido e cápsula Orion já está em direção à Lua
Esta é a primeira missão do tipo feita pela NASA em quase 50 anos. A cápsula foi lançada por meio do SLS (Sistema de Lançamento Espacial, na sigla em inglês), o foguete mais poderoso já construído pela agência espacial.
O objetivo é avaliar se os veículos estão prontos para levar voos tripulados à Lua até 2025 e, até o fim da próxima década, para Marte.
Uma grande prioridade é mostrar que o escudo térmico da Orion pode sobreviver às temperaturas de reentrada (2.800°C), causadas pelo retorno da Lua a 40.000 km/h.
O voo é “tripulado” por manequins equipados com trajes que futuramente serão usados por astronautas reais (para avaliar seus níveis de proteção), 10 cubesats que serão lançados na rota para a Lua, um brinquedo de pelúcia Snoopy vestido de astronauta, uma boneca Shaun the Sheep da Orion e o Experimento Biológico 1, que cultivará leveduras e fungos dentro da espaçonave, para descobrir como o espaço profundo afeta os genes e o DNA.
A missão deve durar 25 dias, com a amerissagem do módulo Orion no Oceano Pacífico.
Futuramente, a NASA também pretende usar os veículos para construir uma estação espacial Gateway ao redor da lua e, então, enviar equipes para usá-la como base em viagens ao polo sul lunar e outros reinos inexplorados.