pode ser que nós tenhamos ouvido falar pouco dele porque ele não está disponível no Brasil
Sim, eu pensei nisso um tempo depois que fiz esse comentário, pode ser um ponto plausível.
O mercado de consoles é muito competitivo, então é muito difícil alguém lançar um "tipo de console" novo e ter resultado em pouco tempo (o Stadia estreou em Novembro de 2019);
Concordo muito com essa afirmativa, inclusive gostaria de citar o Ouya como um desses consoles.
Estamos num período onde várias grandes empresas estão cortando custos cortando projetos inovadores e demitindo funcionários;
Não acredito que isso seja um dos motivos, a Meta também está fazendo corte de custos e mesmo assim continua investindo na área de Realidade Virtual, que ainda não está tão consolidada na casa do cidadão comum, está quase, mas ainda não está pronto a esse ponto, é um mercado que está "nascendo". Digo isso como uma observação de entusiasta da área mesmo, apesar de já não ser tão caro quando antigamente, ainda é um tipo de coisa que não é tão normal na ideia das pessoas, e mesmo assim eles continuam investindo.
A Google desenvolve muitos projetos, mas a maioria "morre" rápido demais. Como consumidor, fico até com um "pé atrás" ao experimentar algo novo deles. Eu confio na qualidade, mas o suporte de um produto novo é nebuloso.
Sim. Eu concordo. Na verdade, acho que talvez o Stadia tenha sido mais como um "estopim" para o ramo de jogos em nuvem começar a explodir, talvez tenha sido apenas o empurrãozinho inicial que o mercado precisou para enxergar uma oportunidade.
Dentre outros exemplos semelhantes temos o Google Glass, que flopou bonito na época dele, e mesmo assim abriu margem para hoje em dia as empresas investirem em realidade aumentada, mista e virtual.
Bom, tendo em vista essas observações, acho que a Google atua mais como uma "Nintendo" da vida no mercado tecnológico: Ela apresenta uma ideia totalmente diferente do que estamos acostumados, correndo o risco de flopar, mas abrindo margem para outras empresas aperfeiçoarem a ideia e cair no gosto do consumidor!
Cito exemplos da Nintendo com o próprio Wii remote do Wii, Virtual Boy como um videogame de "Realidade virtual", Wii U com seu controle com tela e touchscreen, dentre outros...