Google cancela metade dos projetos em sua divisão interna de P&D
Na última terça-feira, a Google anunciou ao seu time que, dos 14 projetos alojados em sua divisão interna de P&D - conhecida como Area 120 -, apenas sete permanecerão.
A empresa ainda deixou claro que os funcionários cujos projetos foram descontinuados precisarão encontrar um novo emprego na Google até o final de janeiro de 2023 ou serão demitidos.
“A Area 120 é uma incubadora interna para novos produtos experimentais. O grupo inicia e interrompe projetos regularmente com o objetivo de buscar as oportunidades mais promissoras”, disse um porta-voz do Google. “Recentemente, compartilhamos que a Area 120 mudará seu foco para projetos que se baseiam no profundo investimento da Google em IA e que têm o potencial de resolver problemas importantes dos usuários. Como resultado, a Area 120 está encerrando vários projetos para dar lugar a novos trabalhos. Os membros das equipes impactadas receberão suporte dedicado à medida que exploram novos projetos e oportunidades na Google.”
Um dos trabalhos que estão sendo cortados com as mudanças é o Qaya, um serviço que oferece vitrines na web para criadores digitais - lançado no final do ano passado.
Os outros seis projetos cancelados ainda não foram lançados, mas incluíam um projeto de contabilidade financeira para o Planilhas Google, outro produto associado a compras, análises para AR/VR e, infelizmente, três projetos relacionados ao clima. Esses últimos se concentraram em mapas com pontos de carregamento com roteamento para veículos elétricos, contabilidade de carbono para TI e medição de carbono em florestas.
A decisão vai ao encontro do que Sundar Pichai, CEO da Google, disse na Code Conference da semana passada, quando ele sugeriu que a empresa estava precisando se tornar 20% mais eficiente.