Conselho do Uncle Bob: contrate programadores que não dependem de linguagens
A maioria dos anúncios de emprego para programadores mencionam uma série de linguagens como requisitos básicos. Mas a lenda do desenvolvimento de software, Robert C. Martin - mais conhecido como Uncle Bob - tem uma ideia diferente sobre isso.
Segundo ele, linguagens são efêmeras e a melhor maneira de contratar programadores é ignorando-as.
“O tempo que se leva para aprender uma linguagem é muito curto comparado ao tempo que se leva para dominar a programação em si”, disse Uncle Bob.
Ficar preso a linguagens pode ser um erro tanto para quem programa quanto para quem contrata.
Afinal, os melhores programadores são aqueles que não se prendem a uma linguagem específica, mas que mantêm a mente aberta e estão aptos a explorar outras possibilidades se o problema a ser solucionado exigir.
Outro conselho mencionado é que é preciso incentivar o compartilhamento de conhecimento entre os funcionários, especialmente por meio de programação em pares e programação Mob - para que os desenvolvedores de software “não se isolem em pequenos silos”.
No fim das contas, linguagens são apenas ferramentas e um bom programador está preparado para pegar qualquer uma delas e usá-la para construir coisas grandiosas.
Essa notícia também saiu na Newsletter diária do Filipe Deschamps (inscreva-se por aqui).