Cinco anos de dados mostram que SSDs são mais confiáveis do que HDDs a longo prazo
A empresa de backup e armazenamento em nuvem Backblaze publicou um relatório comparando a confiabilidade de longo prazo entre os SSDs e os HDDs de seu data center.
O relatório foi feito com base em dados coletados desde que a empresa começou a usar SSDs como unidades de inicialização, no final de 2018.
É possível notar que, nos primeiros quatro anos de serviço, os SSDs falham a uma taxa menor do que os HDDs, mas a curva parece basicamente a mesma – poucas falhas no primeiro ano, um salto no segundo ano, um pequeno declínio no terceiro ano e outro aumento no quarto ano.
Mas uma vez que você atinge o quinto ano, as taxas de falha de HDDs começam a subir rapidamente – saltando de 1,83% para 3,55%. As falhas em SSDs, por outro lado, continuaram na mesma taxa de 1% do ano anterior.
A empresa especula que os SSDs podem começar a falhar em taxas mais altas à medida que seus chips flash NAND se desgastam. Se fosse esse o caso, é possível que as unidades de capacidade mais baixa começassem a falhar em uma taxa mais alta, pois uma unidade com mais NAND tem uma maior tolerância de gravação.