Executando verificação de segurança...
6

Cientistas votam e ronna e quetta são os novos prefixos adicionados ao Sistema Internacional de Unidades

É a primeira vez em mais de três décadas que novos prefixos métricos são estabelecidos para expressar as maiores e menores medições do mundo.

A última vez foi em 1991, quando químicos que desejavam expressar vastas quantidades moleculares solicitaram a adição de zetta e yotta.

Enquanto um yottagrama é um seguido de 24 zeros, um ronnagrama é seguido por 27 e um quettagrama, por 30. Isso significa que o peso da Terra agora pode ser expressado em seis ronnagramas.

Na extremidade inferior, temos o ronto e quecto: ronto é uma unidade elevada a -27 e quecto, a -30. Ou seja, um quectograma é igual a 0,000000000000000000000000000001 gramas.

Quem pressionou a decisão desta vez foi o Laboratório Nacional de Física do Reino Unido. De acordo com Richard Brown, chefe de metrologia da instituição, “em termos de expressar dados em yottabytes, que é o prefixo mais alto atualmente, estamos muito próximos do limite”.

Da mesma forma, unidades de medida para coisas muito pequenas são úteis para áreas como ciência quântica e física de partículas.

Carregando publicação patrocinada...