Executando verificação de segurança...
5

China acusa EUA de "dezenas de milhares" de ataques cibernéticos

Na segunda-feira, um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Resposta a Emergências de Vírus de Computador (CVERC), da China, acusou a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) de realizar “dezenas de milhares de ataques maliciosos a alvos de rede chineses nos últimos anos”.

Mais especificamente, o relatório acusa a Tailored Access Operations (TAO), divisão da NSA, de se infiltrar na Universidade Politécnica do Noroeste, localizada na cidade de Xi'an.

A universidade é financiada pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China e é especializada em pesquisa aeronáutica e espacial.

O órgão alegou que o TAO se infiltrou nas redes da instituição de ensino e assumiu “o controle de dezenas de milhares de dispositivos de rede”, incluindo servidores, roteadores e switches.

Usando dezenas de armas cibernéticas e explorando falhas anteriormente desconhecidas no sistema operacional SunOS, a unidade teria obtido acesso a “dados técnicos básicos”, incluindo senhas e operações de dispositivos-chave. Segundo o relatório, seriam “mais de 140 gigabytes de dados de alto valor”.

No ano passado, Washington acusou Pequim de realizar um ataque maciço ao software de e-mail da Microsoft, que afetou pelo menos 30.000 organizações americanas – incluindo governos locais –, bem como clientes em outros países.

A China, por sua vez, negou as alegações e respondeu que Washington era o “campeão mundial” da espionagem cibernética.

Carregando publicação patrocinada...
1