Executando verificação de segurança...
5

A IA que correlaciona fotos do Instagram com imagens de câmeras de vigilância abertas

Dries Depoorter, um artista belga que trabalha em assuntos relacionados à privacidade e vigilância, programou um sistema de IA que vasculha imagens de câmeras de acesso aberto em todo o mundo para buscar correspondências no Instagram.

Basicamente, se uma pessoa tirar uma foto em um local próximo a uma dessas câmeras e publicá-la na rede social, há uma boa chance desse sistema encontrá-la.

Uma imagem comparando duas fotos correlacionadas. À esquerda, uma imagem estática de uma mulher em frente ao Tample Bar, em Dublin, com a legenda “instagram”. À direita, o vídeo de uma câmera de segurança mostrando os bastidores da primeira foto, com a mesma mulher no mesmo local, e a legenda “open camera”

O projeto recebeu o nome de The Follower e busca questionar a facilidade de se encontrar imagens de pessoas com nada além de tecnologia e dados abertos.

Carregando publicação patrocinada...
3

Essas cenas me lembraram um pouco da série Person of Interest, onde uma IA consegue presumir que uma pessoa está prestes a cometer um crime por causa das suas ações e intensões, e consegue rastrear a pessoa porque ela tem acesso a todas as câmeras.

Aparentemente ainda estamos longe disso, mas isso já é perigoso. Imagine se uma pessoa publicamente exposta (alguém famoso) publica uma foto no Instagram depois de ter saído do local, mas com uma IA você consegue rastrear em qual carro ela entrou, que horas, para onde ela foi, até chegar ao momento "atual" (ao vivo).

Visão de uma câmera com dados da IA, rastreando uma pessoa, indicando o nome dela, data de nascimento, documento, e o diagnótisco: hábitos e qual o perigo em potencial

1

a IA realmente tá ficando muito boa e precisa, tanto para o bem como para o mal, com tanta tecnologia e poder tecnologico novos surgindo acho que educação sobre redes sociais e vida virtual, teria que ser ensinado até nas escolas para proteger e prevenir de crimes que provavelmente acontecerão no futuro.
Uma tecnologia desse nivel ai se cair em mãos erradas ou em pessoas com má fé daria um grande problema