Executando verificação de segurança...
7

Computação quântica é uma bolha, afirma físico de Oxford

Nikita Gourianov é um físico da Universidade de Oxford que trabalha com física quântica computacional. Neste artigo, ele argumenta que as pessoas se tornaram extremamente otimistas sobre as perspectivas da computação quântica - e que isso traz certo risco econômico.

Segundo ele, quando se trata de computação quântica, o que não falta são estudiosos da área afirmando que é apenas uma questão de tempo até que essa tecnologia revolucione indústrias inteiras.

As altas expectativas trouxeram bilhões de dólares em investimentos para empresas envolvidas com esses dispositivos, mas a verdade é que nem mesmo os nomes mais promissores estão realmente ganhando dinheiro com isso.

A pouca receita que elas geram vem principalmente de projetos de consultoria sobre “como os computadores quânticos ajudarão negócios”, em vez de aproveitar genuinamente quaisquer vantagens que essas máquinas teriam sobre computadores tradicionais.

A razão mais simples para isso é que, apesar de anos de esforço, não foi possível sequer chegar perto de construir uma máquina quântica que seja realmente capaz de resolver problemas práticos.

Os dispositivos da atualidade são tão propensos a erros que qualquer informação que se tente processar com eles se transforma em ruído quase que instantaneamente. E o problema só piora se o computador for ampliado.

Até então, não se sabe quando - ou se - será possível construir um computador quântico tolerante a falhas em larga escala.

Também não está claro quais problemas comercialmente úteis poderiam ser resolvidos com essas máquinas - se é que existe algum.

Por que então há tanto dinheiro envolvido? Os progressos obtidos ao longo dos anos fizeram com que a empolgação em relação à computação quântica crescesse para muito além da comunidade de físicos, atraindo a atenção de investidores que não têm uma real compreensão da tecnologia.

E, à medida que mais dinheiro fluía, o campo crescia e tornava-se cada vez mais tentador para os cientistas exagerarem seus resultados.

Some tudo isso e você terá todos os ingredientes de uma típica bolha econômica.

Carregando publicação patrocinada...
1