Opa! Então, decidi que queria ser programador em 2020, fiz um curso técnico em ADS no Senai e comecei a aplicar para vagas. De início, acabei trabalhando como estagiário em uma empresa provedora de internet. Lá, aprendi bastante sobre rede e infraestrutura.
Depois disso, pasmem! Apliquei para uma vaga de estágio em desenvolvimento de software com C# e Angular no Linkedin e fui chamado, simples assim, sem processo seletivo, sem entrevista, apenas um teste bobo de CRUD e um telefonema para falar sobre a vaga. Parece um sonho né? Infelizmente foi um pesadelo. O que eu vou falar agora pode assustar alguns de vocês, mas entendam que se tratava de uma empresa minúscula com apenas 2 desenvolvedores sêniors, eu como estagiário e 3 patrões que apenas passavam demanda como loucos kkkkk.
Em resumo, era uma aplicação web para auxiliar o RH de empresas e meu papel era ler o código Delphi de uma funcionalidade de uma aplicação legado para desktop, entender o código, converter ele em código C# e adicionar ao projeto web que eles estavam desenvolvendo. O problema já começa justamente porque a vaga não pedia conhecimentos em Delphi, mas lá estava, e já no primeiro dia um dos sêniors me colocou de frente com todo aquele código C# que tinha VÁRIOS conceitos que eu nem se quer tinha ouvido falar ainda como Injeção de Dependência e LINQ, e nos 2 meses que fiquei lá eu me virava o máximo possível, sem ajuda porque todos estavam sempre ocupados, e respondiam com apenas "sim" ou "não", até chegar o ponto de ambos os sêniors trabalharem remotamente e apenas eu no escritório sozinho e desamparado. Eu sei que faz parte do aprendizado isso de "buscar sozinho" e "ser autodidata", mas por ser uma vaga de estágio que o teste foi apenas desenvolver um CRUD extremamente simples, eu imagino que deveria ter mais apoio por parte dos desenvolvedores de lá, tanto para ensinar sobre o código, fluxos etc, ao invés de apenas me mandar debuggar tudo sozinho e descobrir o que cada coisa fazia.
Enfim, após estes 2 meses a empresa se viu pressionada pelas demandas e decidiram finalizar meu contrato para colocar mais um sênior com mais conhecimento. Desde então não apliquei para outra vaga e nem vou até me sentir mais preparado para enfrentar isso novamente. Por hora estou trabalhando como técnico de suporte júnior em um centro de distribuição e sigo aperfeiçoando meus conhecimentos em C# construindo aplicações web para o negócio da minha mãe, para melhorar os processos da empresa que trabalho e etc.