Lições do Founder e CEO da Twitch que se aposentou essa semana
Olá, ontem eu assisti o My First Million sobre o que o Shann aprendeu com o Founder e CEO da Twitch que se aposentou essa semana e acho que tem lições bem interessantes que eu vi já na prática.
Contexto: O Shann vendeu a empresa dele para a Twitch e por isso ele teve várias reuniões e experiências com o Emmett Shear.
Birds fly. Fish swim. Deals fall through
Essa lição eu aprendi na prática mas vamos primeiro traduzir: Pássaros voam, peixes nadam e negócios dão errado (ou não vão pra frente).
Eu vivi isso já algumas vezes e na maioria dos casos é apresentado como uma super oportunidade: "Se fizemos essa parceria vamos crescer muito mais rápido".
O que eu aprendi é que a maioria das vezes essas parcerias tomam muito tempo e nem vão pra frente então faça de tudo para depender apenas da sua empresa e não de acordos externos porque assim como pássaros voam, eles dão errado.
Exemplo real: resolvemos buscar um parceiro externo para vendas, gastamos uns 3 meses de negociação e no fim não foi pra frente. Foi um processo desgastante e não levou a nada. Talvez ter insistido mais em um time interno teria sido a melhor escolha.
Outro exemplo real: nesse mesmo produto estávamos buscando um influencer da área de atuação do app, fizemos diversas calls com o time desse influencer e no fim não foi pra frente. Acho que ter forçado falar diretamente com o influencer desde o começo teria sido melhor, ou vai ou raxa.
Não estou dizendo para nunca tentar acordos mas tomar cuidado com o tempo investido em acordos que você não tem controle sobre o resultado ou a efetivação.
Comunicação Efetiva com CEO
Aqui serve para qualquer papo com alguém que seja seu líder ou algo similar, existem basicamente 4 tipos de conversas e sempre tentem utilizar alguma delas e faça isso intencionalmente:
1 - FYI: informar algo que vai acontecer, é o mais simples, avise que algo vai acontecer e pronto. FYI = for your information / para sua informação;
2 - Approval: obter aprovação para fazer algo, dependendo da relação de liderança pode ser que certas coisas você precise pedir aprovação;
3 - Help: pedir ajuda, seja bem específico, fale em que ponto você acha que o líder pode te ajudar e dê as opções que pensou. Não chegue com um problema que você ainda nem tentou resolver, chegue com dados embasados e as alternativas atuais;
4 - Closing the loop: quando você quer apenas finalizar algum tópico já abordado no passado com o resultado, ou alguma novidade relevante ou ainda alguma lição aprendida, etc.
Framework de comunicação
E pra fechar, quando for abordar um assunto novo, não esqueça desses 3 passos:
a) Why: Porque? Explique os motivos.
b) What: O que? Explique o que é.
c) So what: E agora? Discuta o que você acha que deve ser feito baseado nisso.
É bem comum pessoas me procurarem com um problema onde eu nem sei o motivo (why) ou já falam da solução sem explicar o problema (what). Quando isso acontece ou eu preciso perguntas essas coisas e dar passos para trás na conversa ou se eu estiver com pressa vou dar qualquer solução pois nem sei direito do que se trata.
Lição Extra
E mais uma dica, essa não foi inspirada pelo vídeo, sempre que você mandar uma mensagem pedindo para fazer uma call ou algo do tipo já antecipa o assunto, assim o seu líder ou mesmo par já consegue se preparar para o papo e até mesmo pra ele poder decidir se vai investir tempo em uma call sobre isso agora ou não.
É claro que assuntos super sensíveis não dá pra expor antes mas em 99% das vezes dá.