Executando verificação de segurança...
-6

BBB23 e Programação, o que eles tem em comum?

Nada!

Sim, a resposta é NADA mas o motivo desse post com título em formato de click-bait é justamente para discutir ... "click-bait" em conteúdos técnicos.

O que vocês acham disso? É ok? É mentira como qualquer outra e deveria ser evitada? É permitido para chamar atenção pois depois o conteúdo é bom?

Eu realmente não tenho uma resposta mas me incomoda bastante.

Acho que o exemplo mais polêmico dos últimos meses foi a Vercel dizendo que o Turbopack era 10x mais rápido que Vite, se você perdeu essa polêmica veja essa thread do criador do Vue.js Evan You.

Eu já sofri isso na pele quando era CEO do Meteor.js e via comparações infundadas colocando o Meteor em desvantagem mas eu sempre resolvi ignorar. No caso do Evan You ele resolveu confrontar e acho que é a forma correta de reagir mas eu sempre tive preguiça de fazer isso.

Tenho visto esse click-bait técnico crescer muito, inclusive em canais de YouTube, por exemplo:

  • Prometer que vai mostrar algo (nas redes sociais ou títulos/thumbs) porém mostra algo muito menor ou mais simples no vídeo em si
  • Dizer que refez X mas na verdade recriou apenas 1% do X durante o vídeo

Mostrar qualquer coisa no YouTube de graça, mesmo que simples ou pequena não tem problema nenhum, cada um assiste o que quer, o problema (?) é quando o título ou a propaganda dizem outra coisa.

O que vocês acham disso? É correto sair prometendo tudo e na hora do vamos ver entregar muito menos?

Uma regra boa do marketing é "under promise & over deliver" porém me parece que no marketing digital atual a maioria das pessoas estão indo para o "over promise & under deliver".

Provavelmente eu seja apenas o tiozão chato mas realmente isso me incomoda.

Muitos vão argumentar: "mas todo mundo faz isso então temos que fazer" ou ainda "não fazer click-bait é o mesmo que entrar em uma luta armada sem arma". Eu entendo esses argumentos mas mesmo assim ainda não acho que vale a pena "mentir" para ganhar alguns cliques ou views.

E só para fechar com um último argumento que também é usado: "Não existe conteúdo click-bait, somente título click-bait. Se o conteúdo é bom, ele não é click-bait".

Responde aí nos comentários o que você acha 👇


Ah sim, você percebeu que eu fiz um click-bait aqui nesse título né? Mas foi só para fazer uma piadinha dentro do problema, foi mal :)

E se gostou do texto: dentro do CodeFTW eu tenho mando uma newsletter com conteúdos relevantes (ou polêmicos) de tech, se tiver afim de receber é só colocar seu email aqui.

Carregando publicação patrocinada...
2