Executando verificação de segurança...
1
Carregando publicação patrocinada...
1

Fala Filipe, os custos com a Vercel estão zerados, pois temos parceria com eles.

Se não fosse a parceria, os custos seriam os do plano Pro somados ao que usamos acima da cota, que é apenas o middleware e o Analytics. O restante ficaria tudo dentro da cota do plano Pro.

A Vercel traz muitas vantagens para o TabNews, como a CDN que distribui os conteúdos estáticos e atende as requisições simultâneas de forma ilimitada (teoricamente), as lambdas, que suportam centenas de requisições simultâneas, onde são executados os códigos do "back-end" e são geradas as páginas estáticas, e também o middleware que, em conjunto com a Cloudflare, protege o TabNews de ataques e abusos.

Pra gente usar a zCloud seria uma grande mudança de arquitetura. Ou não? Se não, seria legal uma publicação aqui no TabNews explicando como poderia ser feita a migração da Vercel para a zCloud.

Vi que vocês também hospedam banco de dados, mas não está claro se também é em contêineres. Também seria legal uma publicação sobre isso. A gente usa RDS, mas estamos querendo algo que possa receber consultas diretamente da Edge.

1

Olá, primeiramente obrigado pela resposta detalhada.


Sobre a parte dos custos, massa, se está na faixa, ótimo!

Eu só queria lembrar que a Vercel tem um custo bem alto para apps com grande tráfego pois eles rodam em cima da AWS que cobra por transfêrencia, pelo menos em clientes que tenho conversado eles gastam uma grana com tráfego e no zCloud não cobramos pelo tráfego. Um cliente que conversei estava no plano Pro porém estava pagando mais de 1K USD/mo por causa de tráfego.


A Vercel sim tem features que ainda não temos (serverless functions) e talvez algumas que nunca teremos (CDN) mas no geral um app Next.js funciona sem nenhuma alteração no zCloud. Basta mudar o output para "standalone" e pronto. Eu gravei esse vídeo mostrando um deploy Next.js no zCloud uns dias atrás.

Um dos apps Next.js que temos é o news.lemeno.io caso queira dar uma olhada, antes ele rodava na Vercel mas agora roda conosco no zCloud mesmo e não tivemos nenhum problema e nem nenhuma mudança no código nessa migração.

O Next.js não depende da Vercel para rodar bem mas é claro que a Vercel como criadora de ambos oferece recursos diferenciados quando possível.

O Cloudflare funcionaria da mesma forma no zCloud como no Cloudflare, mas de novo, se não tem custo para vocês na Vercel hoje eu diria que a mudança não faria muito sentido :)


Nossos bancos rodam sim em containers mas em uma arquitetura um pouco diferente, por baixo dos panos temos um cluster Kubernetes e os pods de bds utilizam o tipo Stateful Sets ao invés de Replica Sets (como os apps). Assim eles mantém estado, possuem disco atrelado entre outras diferenças. Além disso fazemos todo o DevOps dos bds, cuidando dos backups, segurança, criptografia e tudo mais.

Sobre consultas no Edge também não é a nossa praia. Na verdade daria uma discussão filosofica grande sobre Edge então vamos deixar para outra hora mas tem muito hype e palavras do momento porém na prática existem soluções muito mais simples e que são ideias para 99% das aplicações. Infelizmente muitas empresas de tecnologia precisam continuar vendendo novidade (famosa frase: criar a complexidade para vender a simplicidade). Mas resumindo: a gente é sim um replacement perfeito para o RDS mas não para receber consultas no Edge.


Espero ter respondido seus comentários e também deixado mais claro os recursos do zCloud. Realmente nosso foco hoje é em apps que querem ter um servidor rodando 24/7 ao invés de apenas rodar funções isoladamente.

Na minha opinião a maioria dos apps existentes no mundo hoje se encaixam muito mais nessa arquitetura do que Edge/Serverless mas enfim, aí é só uma opinião minha.


Sugestão: seria legal um formato de conteúdo fora do texto onde o debate sobre ideias e tecnologias utilizadas no TabNews fossem tema do debate. Não debater por debater mas sim para elencar trade-offs e explicar escolhas. Se tiver afim de bater um papo é só falar, pode ser um vídeo do CodeFTW ou até mesmo no canal do Filipe Deschamps, seria massa entender esses trade-offs e discutir de forma aberta com a comunidade.

Infelizmente hoje muita gente tem preguiça de ler texto e prefere ver/participar via vídeo.

Abraços!