Executando verificação de segurança...
2

[GameDev] - Sobre a criação de jogos em C++...

Introdução

C++ sem dúvidas é uma das linguagens de programação mais usadas para a criação de jogos por conta da sua alta velocidade de desenvolvimento e performance. Muitos jogos AAA são programados usando a linguagem C++, e portanto, eu gostaria de apresentar-lhes algumas ferramentas que podem ser usadas para a criação de jogos usando a linguagem C++.

Ferramentas para o desenvolvimento de jogos em C++

  • SDL2

    1. SDL2(abreviação para Simple DirectMedia Layer) apesar de ser escrita na linguagem C, é diretamente compatível com C++.
    2. É uma biblioteca de código aberto.
    3. Ela pode manipular: vídeo, eventos, áudio digital, CD-ROM, threads, carregamento de objetos compartilhados, rede e timers (temporizadores).
    4. Deu nome à jogos como OpenTTD(eu adoro esse jogo), 0 A.D. entre outros...

  • Godot Engine
    1. A Godot, normalmente usada com sua linguagem GDScript, pode também ser usada com C++ e algumas outras linguagens... Para saber sobre, recomendo pesquisar sobre GDNative. (C++ é a linguagem nativa da Godot).
    2. Particularmente eu recomento usar Godot para a criação de jogos 2D, pois possui sistemas muito simples e fáceis de utilizar, como o uso de Kinematic character para criar personagens, o sistema de câmera e outras ferramentas para a criação de jogos 2D que são muito fáceis e rápidas de utilizar, embora criar jogos 3D com Godot seja uma escolha interessante e não deve ser descartada.
    3. Você pode instalar a Godot por meio da Steam ou do site oficial da Godot
    4. Possui uma biblioteca integrada com exemplos de jogos ou programas para você se basear/se inspirar. Com certeza vai te ajudar muito quando estiver começando a criar jogos com Godot.

  • Unreal Engine
    1. Normalmente usada para jogos 3D, tem um suporte a gráficos muito bonitos e desenvolvidos.
    2. Deu nome a títulos como Batman Arkham City, Fortnite entre outros...
    3. Usada para jogos AAA ou jogos que precisem de realismo, ambientação, iluminação e etc, como um jogo FPS(First Person Shooter).
    4. Recomendo fortemente um bom computador para criar jogos 3D com a Unreal Engine.

  • Raylib
    1. Muito fácil de utilizar, com suporte a Linux, Windows e MacOS, além de você conseguir rodar programas em raylib pela internet.
    2. Oferece ferramentas que podem ajudar no seu desenvolvimento, as chamadas raylib technologies tools e bibliotecas extras, como raygui.
      Raylib extra libraries
    3. É uma biblioteca de código aberta, podes checar seu código aqui
    4. Fornece uma sessão de exemplos, que podem ser usados para resolver dúvidas, implementar em seu código e etc... Com certeza vai te ajudar muito quando estiver começando a desenvolver jogos com raylib.

Conclusões e recomendações

Se você estiver começando, pensando em criar jogos ou usar a linguagem de programação C++, recomendo que leia este website.
Para aprender a usar as ferramentas mencionadas acima, recomendo que leia suas documentações(clique no nome da ferramenta para ir ao seu site e acessar sua documentação) e, se sua ferramenta tiver uma sessão ou um catálogo de exemplos de código, use-as para aprender como usar certas ferramentas de sua Game Engine/Biblioteca.

- IMPORTANTE

Este é minha primeira publicação, então, agradeço se puderem me corrigir, me dar dicas de como melhorar, e, além disso, peço tolerância à qualquer erro que eu tenha cometido...

Obs: Informações foram conseguidas, em sua maioria, através da minha experiência e com informações fornecidas pelos sites oficiais das ferramentas mencionadas.
Outras fontes usadas:

Carregando publicação patrocinada...
1
1
1

O título me atraiu igual uma mosca. Tenho me aventurado nos últimos dias em desenvolver uma engine usando C++, SDL, IMGUI e LUA como scripting language. É uma experiência muito legal e confesso que usar C++ me dá vontade até de dar um passo pra trás e ir pro C.

Nunca usei a Unreal especificamente, meus jogos comerciais foram feitos na Godot e freelances no Unity. Post legal pra quem quer começar.

1

Fico muito feliz que tenha gostado (: . Engraçado que esses tempos eu tava vendo inclusive uma game engine que tão desenvolvendo com raylib, bem interessante o projeto.

Confesso que, se tu foi com a cara do C++ e tiver um pc bom, vai ser feliz com a Unreal... E antes que tu descubra isso da maneira ruim: sim, C++ dá raiva, kkkk (mas tu se acostuma)

Abraço e boa sorte aí!

1

Esta publicação é um ótimo guia para quem quer começar a criar jogos em C++.
Um ótimo guia. É resumido, mas diz todos os básicos para começar a entender esta linguagem.