Executando verificação de segurança...
1

Olá chará! (Me chamo Felipe também hehe) Cara, será uma jornada bem longa e vim aqui te falar que não vai ser nada fácil, mas te incentivar também, porque tem muita oportunidade boa para quem quer aprender.

Como aprender Flutter/Dart

Por muito tempo fui editor de vídeo e ano passado comecei a aprender a programar, conheci o python e depois fui para o Flutter. O meu conhecimento em lógica de programação me ajudou muito só que eu ainda não estava preparado, pois havia pulado etapas. Então eu quero te dar algumas dicas de como se destacar, seja qual área você escolher.

1. Não existe a linguagem ideal

A linguagem ideal vai ser aquela que melhor vai resolver o seu problema e aquela que melhor você está familiarizado. Se flutter é a tua praia, cara, só vai! Você gosta da linguagem, então dedique-se a aprendê-la por completo, mas mantenha o foco. Não comece por um tempo e depois estude outra coisa, domine Dart de ponta a ponta, leia toda a documentação, domine os fundamentos, saiba como tudo funcione. Não pule etapas.

2. Foque na regra de negócio

Às vezes é legal ficar desenhando tela, mas isso não é o mais importante. Foque na regra de negócio. Os clientes vão querer saber se você entende o negócio deles e vai saber resolver os seus problemas. Para isso, é preciso sair do comodismo, ficar replicando tutoriais é legal e dá a falsa sensação de que você está aprendendo, mas ao se deparar com um projeto real, isso te trava - por isso é importante saber os princípios, por mais chato que seja aprender. Leia bastante e saiba o que você está fazendo. Tenha curiosidade em saber como as coisas funcionam por trás e evite escrever código sem saber direito o que significa.

3. Crie algo novo

Você só vai aprender de verdade quando fizer um projeto seu! Então, se você tem uma ideia, comece por aí, ter um projeto único é muito melhor do que vários projetos copiados e eu gostaria de que alguém tivesse dito isso pra mim antes.

4. Documente sua evolução

Durante o seu aprendizado, documente tudo. Crie um projeto, coloque no github e linkedin tudo o que está aprendendo, por mais simples que seja. Aos poucos você vai vendo como está evoluindo e os outros também vão notar isso. Não se importe se não está bom o bastante, você ainda está aprendendo!

5. Crie network

Sozinho a gente não chega a lugar algum. A gente é humano, precisamos de pessoas, de relacionamentos reais. Entre na comunidade, conheça desenvolvedores que estão na mesma pegada que a sua e que possam caminhar junto contigo! Vai ser uma caminhada bem mais leve!

6. Não tenha medo de errar

Nessa jornada, vai dar vontade de chorar e desistir, já aviso. Mas é assim mesmo. Não tenha medo dos erros que vão travar você, isso é muito mais comum do que parece. E cuidado com a síndrome do impostor, às vezes dá a sensação de que somos burros e queremos desistir.
Aprecie o erro, busque entender o que aconteceu, não apenas copie a resolução do ChatGPT e cole no seu código e torça para que funcione! Isso é a pior coisa. Lide com o erro aprendendo!

Seguindo esses passos, creio que você se sairá melhor de que seus concorrentes! O mercado está bem competitivo, principalmente para júniors, então se esforce bastante e não desista se não estiver ganhando 5k em 6 meses kkkkk na real isso é beem raro.

Abraços!

Carregando publicação patrocinada...
1