Executando verificação de segurança...
24

Análise da dica de FORMATO DE CV de uma ótima Recruiter, feita por um Senior Developer com 35+ anos de Experiência mas que ainda aprende todos os dias.

Alessandra Reis. É uma ótima Recruiter e constantemente dá dicas e boas informações para a formação de Currículos em geral, ou seja ela coloca as luvas de vai a luta.

E como quem vai para ARENA sabe que vai encontrar antagonismos e outros bichos, vou tentar dar meu ponto de vista de uma realidade que vivi, que foi de um Garoto pobre sobrevivendo na Favela e aprendendo a "Capoeira da vida"

Vou pontuar as tópicos e colocar meu texto, de forma AMPLA para qualquer Recrutador e não como uma resposta direta para a Colega Alessandra Reis.

Legenda:
📍 = Marca o inicio do texto da Recruiter...
✔ = Repetirei o nome do tópico e vou dar minha opnião.

Sigamos...

❇Dica da Recruiter.

Galera do LinkedIn, pega as dicas abaixo de como elaborar um currículo. Bora aproveitar esse conteúdo gratuito.

📍DADOS PESSOAIS:
Nome + Sobrenome, Bairro, Cidade/Estado. Telefones para contato, melhor E-mail, URL do LinkedIn.

📣 ATENÇÃO: A idade pode ser opcional. documentação e endereço completo não se coloca em currículo.

✔ Dica da Pai: :)

EU NÃO CITARIA O BAIRRO, se eu chegar pontualmente ( e na maioria das vezes chegava até bem antes, pois eu tinha tempo de organizar minha vida em silêncio e óbvio que me destacava por estar lá, ESCRITÓRIO É TRIBO, grupo de pessoas medido atitudes, 90% política e 10% trabalho real.).

Caso eu tivesse colocado o bairro onde eu morava entre meus 15 e 25 anos de idade, ninguém teria me contratado. De 2 a 3 onibus pois na época ainda não o Metrô. E mesmo depois do Metro era 1 Onibus e umas 10+ estações do Metrô.

📣 NÃO IMPORTA, eu chegava SEMPRE NO HORÁRIO.

Então Recrutador, não filtre as pessoas que moram em Bairros pobres e periféricos pois isto é uma forma de segregar. Esteja atento a como a Sociedade vai "filtrar" você, na maioria das vezes de forma injústa, mas esta só é percebida por quem toma a MACHADADA e não por quem balança o machado.

✔ Não Coloco Idade. Já fui "JIOVEM DEMAIS", lembre-se, comecei com 15 em um Escritório que me deu a chance ( E pagou pouco por um sistema que funcionou por 10 anos... COBOL e C era para poucos na época ).

Hoje certamente serei "filtrado" como "VELHO DEMAIS", não me iludo.

📣 Ser "filtrado" por idade ou outro fator qualquer sem antes ter a chance de mostrar que sou capaz é errado.

📍OBJETIVO:
Área de Atuação ou nome do cargo, por exemplo: Se você for se candidatar para uma vaga de Assistente de Recursos Humanos, esse será o objetivo. Caso não saiba a vaga você pode colocar a área, por exemplo: Área de Recursos Humanos. Colocar somente um objetivo.

📣ATENÇÃO: Sou dinâmico(a), pontual, trabalho bem em equipe, almejo crescer profissionalmente na empresa. Essas informações você pode citar na entrevista e não no campo objetivo.

✔ OBJETIVO: Perfeito, não mudaria nada, o caminho é este mesmo.


📍RESUMO PROFISSIONAL:
Faça um resumo sobre o seu tempo de experiência, áreas de atuação, formação profissional, certificações relevantes, conhecimento em algum software ou idioma e suas conquistas profissionais.

📣ATENÇÃO: Coloque no resumo palavras chave que estejam de acordo com os requisitos que a vaga exige.

✔ RESUMO PROFISSIONAL: Para Dev's e Profissionais de TI e afins Os SOFTWARES e HARDWARES serão vários e essênciais, assim sendo Eu colocaria :
Conhecimentos Técnicos ( Hard Skills ) e a lista de Linguagens, Sistemas Operacionais, Ferramentas, e afins com o nível Básico ( -1 ano ), Intermediário ( 1-3 anos ), Avançado 3+ anos). Evite tabelas e blocos divisores, apenas um "TAB" ou um traço (-) para separar vai ajudar caso façam um ETL com seu CV.


📍FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Organize da mais recente para a mais antiga com o nome do curso, instituição, término ou previsão. Se você possui graduação não precisa colocar o seu ensino médio.

✔ FORMAÇÃO ACADÊMICA:
Meu Ensino Médio foi Técnico em Processamento de Dados logo CERTAMENTE Vou sempre citar ele. E se quem está "filtrando/recrutando" não entende o Valor de Um Ensino Médio Técnico, não deve ser chamado de Recrutador e nem deveria estar filtrando nada.


📍IDIOMA: Colocar somente se você possuir o nível intermediário ou avançado. Colocar da seguinte forma: Inglês intermediário ou Inglês avançado/ fluente.

📣ATENÇÃO: Se o seu nível de conhecimento em um idioma for o nível básico e você não estiver fazendo um curso sobre ele no momento, não precisa indicar no seu currículo. Se você é brasileiro, não precisa colocar no currículo que você fala português.

✔ IDIOMA: Alguns Idiomas possuem suas certificações e levels por exemplo no Inglês temos como mais comum TOELF e level CEFR. Pesquise e aprofunde-se nisto. Existem até testes gratuitos que fornecem um "diploma" on-line com código de validação.

Em currículos para vagas no Exterior, mesmo sendo Brasileiro eu citaria Lingua Portuguesa SIM!!! ( Lembre-se na Gringa ainda é normal achar quem pensa que a capital do "BRAZIL" é Buenos Aires (sic))


📍EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Organize da mais recente para a mais antiga colocando de 3 a 5 experiências. Colocar o nome da empresa, segmento, mês e ano de entrada/saída ou atual, o cargo, suas atribuições( o que vc fazia em cada empresa) e resultados.

📣 ATENÇÃO: Não tem necessidade de colocar no currículo empresas muito antigas.

📍EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

3 a 5 empresa sem colocar Empresas sem colocar muito antigas.

No meu caso isto ' arrombaria " meu cv, pois tive 12 anos sob Microsoft, e foi na década de 1990's Ou seja onde ela era O TOP, só um idiota não citaria tal tipo de origem. Logo, priorize lugares que vão destacar você em relação a VAGA/Oportunidade que está buscando agora, VENDA SEU PEIXE para entregar HOJE, ontem ele já é velho.


📍CURSOS COMPLEMENTARES: Colocar os que têm relação com a vaga. Nome do curso, local, data de conclusão e carga horária.

✔ CURSOS COMPLEMENTARES: Colocaria os que têm relação no topo ou em um conjunto, daria um espaçamento e colocaria outros que tivessem foco em Conhecimento Complementares, principalmente os atualmente chamados "Soft Skills" ou seja é bom deixar claro que você é muito mais amplo e aqui é o espaço caso você tenha um Certificado, diploma, bilhete do Papa falando que você é "TOP" neste assunto.


📍INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES.
Aqui você pode citar informações do tipo:
Trabalho voluntário.
intercâmbio.

✔ INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES. Não Mudaria.


📣 ATENÇÃO:

📍Foto não é obrigatório no currículo, só se a empresa exigir( o que não acho correto) mas caso exija, coloque uma foto profissional e com fundo branco.

✔Foto não é obrigatório no currículo, só se a empresa exigir ( JÁ SABE QUE É UM "RED-FLAG" Enorme exigir foto, fique atento.). É tal qual a boa e velha frase incrivelmente cretina que ainda existe: "Com boa aparência." - Este assunto daria um livro completo.


📍 Currículo de no máximo 2 páginas.

✔ Currículo de no máximo 2(duas) páginas. 100%... Tenha certeza que eu sei o quão complicado é isto para nós, muitas vezes no texto da vaga o Recrutador não consegue colocar as exigências em 1 página e quer que respondamos incluindo nossos dados históricos e etc em 2(duas), faz parte... Faça seu melhor e mostre seu poder de síntese.


📍 Currículo de formatação simples, com uma coluna e sem imagens é melhor aproveitado por plataformas de vagas.

✔ Currículo de formatação simples, com uma coluna e sem imagens é melhor aproveitado por plataformas de vagas. (Esta discussão de formato levará um século, mas concordo que Leitura AUTOMATIZADA é melhor mais dados e TOP-DOWN Simples, O ETL agradece.

Enfim, foi longo mas sei que será produtivo para quem quer realmente dominar esta "Magia Medieval" que é escrever nosso Currículo Vitae aka Resumè.

Espero ter ajudado.
Fiquem atentos ao saber VENDER o "produto" que querem que é a sua Mão-de-Obra embalada em uma caixinha cheia de reflexos sociais de uma sociedade Gregária, Hierárquica e Territorial.

SUCESSO!

Fernando Da Silva
TECHIE.
Pioneiro no Setor de Tecnologia da Informação.

FONTE DA POSTAGEM DA RECRUITER:
https://www.linkedin.com/posts/alessandrarh_dica-da-recruiter-galera-do-linkedin-activity-7034648991631839232-eelv?utm_source=share&utm_medium=member_desktop

Carregando publicação patrocinada...
3

Excelentes dicas.

Meus últimos trabalhos eu consegui através do Linkedin. Meu perfil está em portugês e em inglês.

Sugiro fortemente colocar termos relacionados ao trabalho que você busca no título do perfil do Linkedin. Por exemplo, no meu título, sempre coloco:

"Java Developer | Software Analyst | Java Programmer | Senior Software Engineer | Desenvolvedor Java | Analista de Sistemas | Programador Java | Consultor Sênior @ NOME_DA_EMPRESA_ATUAL"

Pois os recrutadores fazem busca por esses termos.

2
2

Parabéns pela publicação! 🎉 Quando eu estava iniciando na minha carreira, cometi muitos dos erros que você e o artigo comentaram. Com certeza, perdi muitos empregos por esses problemas. 😔 Eu morava em uma região muito afastada e tinha que pegar 2 ônibus 🚍🚌 + metrô 🚇. Graças a Deus, através de um teste de conhecimento, consegui passar em uma entrevista e de lá para cá, minha qualidade profissional cresceu em uma vertical muito grande. 📈

2
2
1
1
1
1

Concordo plenamente, estou iniciando na àrea e acredito que o maior filtro hoje em dia é o currículo, dentre dezenas de vagas que enviei, apenas uma chegou a ver o currículo, e foi exatamente que me deu a oportunidade de me apresentar e assim consegui a vaga. Post show, sigam isso à risca.

1
1