O Lado OBSCURO do Design « UI/UX Dark Patterns/Deceptive Design » [PARTE 1]
Você já ouviu falar de Dark Patterns ou Deceptive Design no UI/UX?
Dark Patterns/Deceptive Design são técnicas de design da interface do usuário que são projetadas de forma a enganar, persuadir ou manipular o usuário a fazer algo que não é de fato de seu interesse. Isso pode incluir coisas como esconder informações importantes, tornando difícil para o usuário cancelar uma assinatura ou fazer uma compra que não deseja, ou criar botões e links que se parecem com algo diferente do que realmente são. O objetivo desses Dark Patterns/Deceptive Designs é geralmente fazer com que o usuário tome uma decisão que beneficie o provedor do serviço, mas não necessariamente o usuário.
Agora que você já sabe o que são as Dark Patterns/Deceptive Design, vou te mostrar 5 técnicas (COM EXEMPLOS REAIS).
1. Esconder custos:
Esta técnica entra em ação quando o preço de um produto é mostrado ao usuário, e uma vez que o usuário dá continuidade em sua compra, o preço aumenta repentinamente (taxas, fretes).
2. Confirmação através da vergonha (Confirmshaming):
Esta técnica consiste em brincar com a mente do usuário, fazendo-o se sentir envergonhado por tomar a decisão de clicar no botão com o texto em questão.
3. Dificultar o acesso a botões que cancelem uma ação:
Esta técnica consiste em tornar menor ou não criar um botão para cancelar uma ação em seu website, fazendo com que aumente a propensão do usuário em continuar com sua ação.
4. Contador de tempo falso ou pressão temporal:
Esta técnica consiste na implementação de um timer, fazendo com que o medo de perder uma oportunidade seja o motivador para o usuário comprar rapidamente o seu produto.
5. Tornar uma tarefa indesejável muito mais trabalhosa do que o normal:
Esta técnica consiste em fazer o usuário passar por várias etapas, esperar muito tempo para fazer algo que, teoricamente, seria muito mais rápido. Cancelar um serviço de inscrição, por exemplo.
IMPORTANTE:
O uso dessas técnicas em sua empresa, pode colocar em risco a sua e a reputação da mesma, portanto, não é recomendado. Dito isto, eu não me responsabilizo por nenhum dano causado a nenhuma pessoa/empresa, a responsabilidade fica por parte do leitor.
Importante²: Todas as imagens foram encontradas no Google Images