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O Lado OBSCURO do Design « UI/UX Dark Patterns/Deceptive Design » [PARTE 1]

Você já ouviu falar de Dark Patterns ou Deceptive Design no UI/UX?

Dark Patterns/Deceptive Design são técnicas de design da interface do usuário que são projetadas de forma a enganar, persuadir ou manipular o usuário a fazer algo que não é de fato de seu interesse. Isso pode incluir coisas como esconder informações importantes, tornando difícil para o usuário cancelar uma assinatura ou fazer uma compra que não deseja, ou criar botões e links que se parecem com algo diferente do que realmente são. O objetivo desses Dark Patterns/Deceptive Designs é geralmente fazer com que o usuário tome uma decisão que beneficie o provedor do serviço, mas não necessariamente o usuário.

Agora que você já sabe o que são as Dark Patterns/Deceptive Design, vou te mostrar 5 técnicas (COM EXEMPLOS REAIS).

1. Esconder custos:

Esta técnica entra em ação quando o preço de um produto é mostrado ao usuário, e uma vez que o usuário dá continuidade em sua compra, o preço aumenta repentinamente (taxas, fretes).

hidden costs

2. Confirmação através da vergonha (Confirmshaming):

Esta técnica consiste em brincar com a mente do usuário, fazendo-o se sentir envergonhado por tomar a decisão de clicar no botão com o texto em questão.

confirmshaming

3. Dificultar o acesso a botões que cancelem uma ação:

Esta técnica consiste em tornar menor ou não criar um botão para cancelar uma ação em seu website, fazendo com que aumente a propensão do usuário em continuar com sua ação.

Amazon

4. Contador de tempo falso ou pressão temporal:

Esta técnica consiste na implementação de um timer, fazendo com que o medo de perder uma oportunidade seja o motivador para o usuário comprar rapidamente o seu produto.

timer

5. Tornar uma tarefa indesejável muito mais trabalhosa do que o normal:

Esta técnica consiste em fazer o usuário passar por várias etapas, esperar muito tempo para fazer algo que, teoricamente, seria muito mais rápido. Cancelar um serviço de inscrição, por exemplo.

amazon

IMPORTANTE:

O uso dessas técnicas em sua empresa, pode colocar em risco a sua e a reputação da mesma, portanto, não é recomendado. Dito isto, eu não me responsabilizo por nenhum dano causado a nenhuma pessoa/empresa, a responsabilidade fica por parte do leitor.

Importante²: Todas as imagens foram encontradas no Google Images

Veja a Parte 2

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Já tem ou terá parte 2 desse post?

Gostei bastante, até mesmo para utilizá-la, claro que com o melhor intuito possível.

como sou imersso no meio de produtos digitais, a persuasão precisa ser muito utilizada. Mas, pelo menos no que me envolvo, não é neste sentido de fazer qualquer um comprar qualquer coisa, mas sim de ajudar o usuário a tomar a decisão que ele quer tomar e para adquirir algo que pode agregar em muito na vida dele.

Obrigado pelo post e incentivo a publicação de novos sobre o tema.
😉👊

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Muito interessantes estes gatilhos, porque sempre vejo estas técnicas como uma forma de tentar aumentar a porcentagem de vendas ou captura de email, mas no final me parece que isso acaba atrapalhando, até porque com o passar do tempo percebo que nós os usuários notamos naturalmente estas técnincas.

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Em breve eu escreverei outra publicação explicando mais detalhadamente todo esse processo. Eu escrevi este para deixar a comunidade inteirada sobre o assunto. No próximo será uma revisão de um artigo científico a respeito disso. Será de fato mais técnico e profundo. Mas posso te adiantar que notar não é o suficiente para se livrar dessas técnicas.

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Idem, sempre que compro produtos no mercado livre é assim.

Preço: 29,99
Preço a se pagar: 109,99

Sempre ficava '0' quando via isso