Executando verificação de segurança...
2

Aprender a programar com Python é uma má idéia?

Eis aqui uma dúvida de um mero mortal tentando aprender a dádiva da programação: Aprender a programar usando a linguagem Python é ruim para o meu aprendizado de alguma forma? Eu poderia aprender de alguma forma mais eficiente?
Essa é uma pergunta simples, porém profunda para mim. Quero muito aprender a programar, mas toda vez que sento para escrever uma linha de código(em python) me sinto extremamente entediado.

Carregando publicação patrocinada...
5

Não é uma má ideia, eu também comecei a entrar no mundo da programação com Python, fazendo altas automações (bem bestas até haha).
Mas a sacada é se você acha que aprender Python realmente vai ter levar aonde você quer chegar como programador. Comece a imaginar se realmente faz sentido aprender.

Não sei se é uma boa prática, alguém pode discordar, mas eu acho que no começo "atirar" pra todos os lados com projetos simples em várias linguagens é uma boa (demora mais, mas é uma boa). Você pode conhecer mais sobre as linguagens e saber qual você quer aprender primeiro.

E quando você ficar entediado não importa a linguagem, pense numa ideia de aplicação, automação e aplique ela, mesmo que não saiba fazer, tente pelo menos! Com certeza, vai mudar essa estagnação.

3

Como amigo falou, pense em um problema que tenha e crie uma solução, quebre a cabeça tentando acha a resposta...Eu aprendi assim, tinha um problema estudei ate solucionar, foi assim começei estudos em data sciens. “Todas as maiores invenções tecnológicas criadas pelo homem — o avião, o automóvel, o computador — dizem pouco sobre sua inteligência, mas falam bastante sobre sua preguiça”. Mark Kennedy – escritor.

5

Não é uma má ideia, mas deixa eu expor melhor o meu ponto de vista.
Eu acho muito massa já começar a aprender a programar com linguagens como C/C++, gosto muito dessa abordagem, de mostrar como as coisas são feitas na unha, quebrar a cabeça com problemas de tipagem, com algoritmos meio complexos usando recursos mais nativos da linguagem, sem muita biblioteca e tal. Na minha opinião ajuda muito a desenvolver o raciocínio lógico. No entanto, se você não estiver na faculdade ou não tiver um tutor/professor para te guiar pode ser que o iniciante se sinta muito frustrado e desmotivado a continuar a estudar.
A minha primeira linguagem de programação foi Python, foi muito massa, eu consegui desenvolver muita lógica, mas logo que entrei na faculdade e aprendi a resolver os mesmos problemas em C eu senti que minha mente expandiu mais para novas possibilidades, novos jeitos de raciocinar.
Portanto, se você está na faculdade e/ou tem um professor que possa te acompanhar, eu recomendo que aproveite muito os conteúdos que eles passarem (e que geralmente é em C ou C++), mas se você estuda absolutamente sozinho eu recomendo que aprenda a programar com linguagens mais simples como Python/JavaScript e que tenha muito conteúdo na internet, pois assim não vai se sentir tão sozinho quando se deparar com um problema que não consiga resolver e provavelmente irá encontrar respostas mais facilmente.
Se por acaso você escolher a segunda opção, ainda assim eu recomendo que em outro momento dê uma chance à linguagens mais fortemente tipadas, se for viável. Senão, tá tudo bem também, a escolha da primeira linguagem nem é uma decisão tão dificil quanto parece. Inclusive pode ser que em outro momento você se encontre melhor em outra stack, como aconteceu comigo, e isso não significa que você perdeu tempo estudando a primeira linguagem. Tudo é aprendizado, tudo é reaproveitado, é tudo lógica, é tudo programação, não são mundos tão diferentes assim, fique tranquilo! Abraço e bons estudos! ;)

2

Olha, na minha opinião não. A primeira linguagem que eu aprendi foi Python, por ela ser simples, popular e bem versátil. Talvez, se você começar com ela, você pode sentir algumas dificuldades com linguagens de mais baixo nível, mas isso varia de pessoa pra pessoa.

2

O Python tem uma sintaxe extremamente simples, se você tiver um básico conhecimento de inglês, você consegue aprender rapidamente, mas muitos profissionais não aconselham começar por ela é porque ela é extremamente abrangente, o que pode deixar alguém que está começando na área muito confuso com a quantidade de informações, logo, atrasando a aprendizagem. Sem contar que por conta da sintaxe simples, pode acabar dando más práticas a quem está começando.

2

oh mano na minha opinião não, python foi a que eu comecei e ela me ajudou muito a entender a logica da programação de algumas linguagens com poucas coisas diferentes tipo o if do javascript e o if do python, ate recomendaria começar por ela mano

1
1

Python é uma ótima linguagem para aprender a programar, dado que ela foi e é muito bem projetada ao longo de todos esses anos. Você vai encontrar também uma base muito grande de tutoriais, vídeos e cursos que vão do mais básico ao avançado.