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[TabNews] Revenue Share já tem anúncios publicados 🎉

Fala Turma, tudo bem?

Calma, eu sei que todo mundo já percebeu que o TabNews está exibindo anúncios, mas eu não poderia deixar de fazer um post sobre isso. Afinal, a implementação da Revenue Share é um marco muito importante para o projeto.

Na última publicação, eu mencionei que estávamos iniciando a fase Beta da Revenue Share, então agora trarei mais detalhes sobre o que já foi implementado e como está funcionando.

Principais PRs e Alterações Relevantes

Conforme foi proposto na issue #1491, dividimos a implementação da Revenue Share em pequenas etapas, então já foram mesclados diversos PRs, mas vou listar apenas os principais e suas alterações mais relevantes:

  • #1740: Altera a tabela de conteúdos para aceitar anúncios.

  • #1742: Permite a criação de anúncios através da API de criação de conteúdos ao passar o type: 'ad'; Consome 100 TabCash no momento da criação do anúncio; Impede a criação de anúncios sem possuir saldo suficiente; Retorna publicamente o type dos conteúdos; Diferente dos demais conteúdos, a criação e exclusão de anúncios não credita e nem debita TabCoins; Comentários não podem ter o tipo ad.

  • #1744: Identifica uma publicação patrocinada na página dela (URL /[username]/[slug])

Publicação exibindo mensagem patrocinado
Figura 1: Conteúdo exibindo mensagem "Patrocinado"
  • #1745: Permite buscar randomicamente anúncios publicados, primeiramente através de um endpoint para testes.

  • #1746: Adiciona o banner de anúncio no topo das listas de conteúdos; O banner exibe o título do anúncio e o nome do autor; O título é limitado a 70 caracteres; Clicar no título do anúncio leva para a página do anúncio ou diretamente para o link inserido no anúncio, se houver;

Banner nas listas de conteúdos
Figura 2: Banner exibido no topo das listas de conteúdos
  • #1748 e #1749: Impede que os anúncios sejam listados como os demais conteúdos em relevantes e no feed RSS, mantendo-os apenas nas listas Classificados e Todos dentro de Recentes, e Classificados no perfil dos usuários.

  • #1751: Cria a tabela e passa a armazenar as movimentações dos saldos de TabCash dos anúncios. Por enquanto armazena apenas o saldo inicial na criação do anúncio, mas esse saldo será consumido de acordo com regras que ainda serão implementadas.

  • #1747: Ajusta a UI para criar uma publicação patrocinada, adiciona o banner nas páginas de conteúdo e atualiza o FAQ.

Tela para criar nova publicação ou anúncio
Figura 3: Tela para criar conteúdo permite criar o anúncio do tipo "publicação patrocinada"
  • #1752: Identifica publicações patrocinadas na lista de conteúdos.
Identificação de anúncios listados como conteúdos
Figura 4: Identificação "Patrocinado" nas listas de conteúdos
  • #1757: Adiciona filtros na função que obtém os anúncios randomicamente para permitir: 1) Preferir mostrar anúncios do próprio usuário em seus conteúdos; 2) Não mostrar anúncios de outros usuários nas páginas de anúncios; 3) Nunca mostrar no banner o mesmo anúncio que está sendo visitado.

Concluindo

A Revenue Share ainda deve evoluir bastante, mas, quem participa do ciclo completo do TabNews, e conseguiu acumular mais de 100 TabCash, já pode divulgar o que achar necessário para tornar viável e sustentável sua participação no TabNews. 🤝

Eu acredito que agora no início seja o melhor momento para criar anúncios, pois a concorrência ainda é baixa, então o alcance será maior. Além de que ainda não implementamos o consumo do TabCash investido no anúncio, o que pode significar uma vantagem extra para quem publicar com o sistema ainda em fase Beta.

Quem não quer estar entre os primeiros a anunciar no TabNews? 🚀

Carregando publicação patrocinada...
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Participar dessa última "sprint" me fez lembrar como é bom parear com você e Rafa para avançar o TabNews!! 💪

Vamos agora maturar a ideia e encontrar mais locais para inserir os banners (ou outros formatos que iremos inventar para encaixar o texto do anúncio).

Um dos locais que podem ajudar muito é começar a disparar uma Newsletter do TabNews listando as melhores publicações de um determinado período, por exemplo, um fechamento semanal, e aí inserir os anúncios ali. Só que nesse caso teria que ser um email transacional, para que cada disparo selecione um anúncio randomicamente.

Em paralelo, podemos já hoje inserir isso dentro de emails de respostas. Na verdade, sinto que este email teve uma regressão de usabilidade com o novo template, por exemplo como é hoje:

Email com template novo

Versus o email com template antigo (que não era template, era só texto):

Email com template antigo

No template antigo, o link se encontra numa posição muito superior, mostra ele por inteiro (o que é bom para validar a URL antes de clicar), fora que no novo template, habilitar imagens não ajuda em nada numa primeira impressão:

Email com template novo: habilitando imagens

Só serve para mostrar o logo do TabNews lá em baixo, o que é bom para branding, mas que na minha visão tem um saldo negativo dado a tudo que escrevi antes.

Então já que agora estamos usando HTML para enviar o email, talvez seja um momento interessante para repensar o que aconteceu, o que é realmente útil do que já foi desenvolvido e como podemos usar esta oportunidade para também contribuir com quem está criando e validando conteúdo aqui dentro do TabNews.

PS: Não abri uma issue com isso, pois não era minha intenção escrever tudo isso aqui... mas é uma plataforma tão boa de se escrever, principalmente com a tela em fullscreen e dividida no meio entre Markdown e Resultado Final, que acabei me empolgando 😅

Escrevendo no Tabnews em tela cheia