[Sugestão] Mecânica das moedas do TabNews
Gostaria de abrir aqui a discussão sobre a evolução da mecânica de funcionamento das moedas do TabNews.
Hoje está funcionando conforme o Filipe Deschamps explica aqui.
Introdução
Refletindo profundamente sobre essa mecânica atual, notam-se algumas características que a torna insustentável no seu objetivo de manter apenas conteúdo de valor concreto publicado no TabNews.
O principal ponto de atenção é o fato de remunerar inicialmente com uma quantidade predefinida de TabCoins para todos os conteúdos publicados (enquanto não são qualificados).
Com um valor predeterminado fica difícil encontrar qual deveria ser a quantidade inicial ideal, pois remunerar demais irá estimular comportamentos indesejados. Já remunerar de menos irá limitar a quantidade de TabCoins em circulação e, consequentemente, irá limitar a quantidade de qualificações de conteúdos. E um valor intermediário fica ruim para as duas condições.
Uma possível solução é considerar a reputação do autor para definir a remuneração inicial em TabCoins ao publicar um conteúdo ou comentário.
Resumo da Proposta
- Criar a TabExp representando a reputação do usuário. Ela é calculada com base na qualificação das postagens antigas desse usuário.
- A TabExp define a quantidade inicial de TabCoins que o usuário irá receber quando publicar um novo conteúdo.
Versão Completa
Expanda aqui para ver uma explicação mais detalhada, assim como outras mudanças sugeridas.
Problemas da versão atual
Os principais pontos são (expanda para ver mais detalhes):
Não levar em consideração a reputação das postagens anteriores do mesmo autor na hora de recompensar uma nova postagem.
Isso faz com que a quantidade de posts seja mais recompensadora do que a qualidade deles.
Não existe um mecanismo de autorregulação.
Então quaisquer desvios que estejam levando o projeto para um caminho indesejado exigirão muita monitoração e correções manuais, ou seja, ou irão ocorrer mudanças bruscas nas regras de tempos em tempos ou, para não serem bruscas, a frequência de correções manuais terá que ser muito alta.
Dificuldade para encontrar o equilíbrio.
Aumentar ou diminuir a quantidade de TabCoins pagas por postagem e as consumidas nas avaliações não será suficiente para estimular bons conteúdos se esses valores forem os mesmos para todos os usuários.
Além disso, se avaliar for barato, vai ser fácil de manipular a avaliação, já se for caro, não existirão avaliações suficientes para gerar uma boa representação da verdadeira qualidade da publicação.
Quantidade de avaliações limitada.
Como o valor pago por conteúdo inicialmente é fixo, o número de avaliações, em média, também é limitado.
Se todos os TabCoins fossem utilizados para avaliações positivas, teríamos que o valor médio de avaliações positivas de cada post tenderia (no limite de posts tendendo ao infinito) ao valor pago inicialmente. Ou seja, na prática, com o valor atual inicial de 5 TabCoins por uma postagem, o número de TabCoins que os conteúdos receberão serão, em média, bem menores que 5, já que nem todas as avaliações serão positivas e nem todos os usuários irão utilizar todos os TabCoins.
Isso independe de quantos usuários existem no sistema, pois o limitante será a quantidade de TabCoins/posts disponíveis, ou seja, é um número muito pequeno para representar uma real avaliação se o conteúdo tem valor ou não. E lembre que isso é a média, ou seja, alguns conteúdos serão avaliados corretamente, mas isso vai fazer com que outros (possivelmente a maioria) não tenham avaliação nenhuma.
Provavelmente os conteúdos root serão avaliados razoavelmente, mas os comentários terão um ranqueamento que não vai representar necessariamente o valor concreto.
Cada 2 TabCoins consumidos em uma qualificação positiva gera 1 TabCoin para o autor, ou seja, após um número muito grande de avaliações, se todas fossem positivas, os 2 TabCoins iniciais iriam continuar sendo 2:
1 + 1/2 + 1/4 + 1/8 + ... = 2
Mas como nem todas as qualificações vão ser positivas, a tendência é de diminuição de TabCoins disponíveis para avaliações ao longo do tempo.
Detalhes da Proposta
Algum mecanismo mais elaborado será necessário. Para isso, começo definindo alguns termos extras que podem ajudar na elaboração:
TabScore:
Reputação de um post, seja root ou comentário.
É o equivalente à quantidade de TabCoins recebida pelo conteúdo segundo as regras atuais.
A criação do termo TabScore se justifica para facilitar documentar a ideia, já que permite de maneira sucinta explicitar que se trata das moedas do conteúdo e não as do usuário.
TabRate:
Ferramenta de regulação econômica.
Vai regular a quantidade média de TabCoins que serão injetadas no sistema por cada conteúdo de valor e, consequentemente, a quantidade média de qualificações que os conteúdos receberão.
O TabRate é necessário pelo que já foi citado acima (em "Quantidade de avaliações limitada"). Se todas as TabCoins fossem utilizadas para qualificar os conteúdos, tenderíamos a ter uma média de qualificações igual ao valor médio pago para os conteúdos. Mas temos que considerar que nem todas as TabCoins serão utilizadas pelos usuários, e que inicialmente precisamos injetar uma quantidade maior de TabCoins para fazer a economia começar a rodar. Por isso precisamos dessa taxa que pode ser alterada conforme a necessidade econômica. Seu valor inicial precisa ser maior do que 2, mas o quão maior, vai precisar ser testado. A TabRate precisa aceitar números fracionários para ter um poder real de manter o equilíbrio do sistema sem variações bruscas.
Será como a taxa SELIC do TabNews, mas após um bom volume de dados coletados sobre o comportamento dos usuários, sua correção pode se tornar automática.
TabExp:
Reputação de um usuário.
Deve ser calculada arredondando o resultado da multiplicação do TabRate pela média de TabScore de todos os posts do usuário com status publicado a mais do que 24 horas (podemos escolher outro período). Caso o usuário ainda não tenha publicado nada, a TabExp começa em X (explicado abaixo). Caso já tenha publicado, mas nenhum post tenha mais de 24 horas de idade, a TabExp será igual ao TabRate multiplicado pela TabScore de sua última publicação.
O X inicial de TabExp é o crédito de confiança inicial (equivalente aos 5 TabCoins das regras atuais). Esse valor poderá ser aumentado para estimular a entrada de novos usuários quando for necessário, como no lançamento, mas deve ser diminuído se abusos estiverem ocorrendo.
Teoricamente aceita qualquer valor, mas o ideal é que, após uma boa entrada de usuários, esse valor seja 0 ou 1, para que não seja possível fazer qualificações sem antes ter publicado algo de valor concreto e com isso dificultar os abusos. É análogo ao limite de crédito inicial oferecido por operadoras de cartão de crédito para clientes sem relacionamento bancário.
TabRank:
Ranqueamento de um post.
É calculado em função da TabScore, da TabExp do autor e do tempo de postagem (futuramente também incluiria os comentários).
Só é utilizado para o ranqueamento e não entra em nenhuma regra proposta, mas foi deixado aqui para ficar explicita a diferença com relação ao TabScore, que é apenas um dos parâmetros do TabRank.
Regras
As novas regras podem ser algo assim (em negrito o que realmente está mudando):
-
Conteúdos começam com zero e não 1 TabScore. Pois o conteúdo deve ser neutro enquanto ninguém positivar ou negativar. Zero representa melhor a neutralidade do que 1.
-
A comunidade determina o TabScore de cada postagem ao efetuar as qualificações.
-
Para qualificar são consumidos 2 TabCoins, mas em troca o usuário ganha TabCash.
-
Ao fazer uma postagem o usuário recebe TabCoins equivalentes ao valor atual da sua TabExp. Assim o usuário tem um estímulo para só postar conteúdo de valor e remover postagens mal avaliadas que estão diminuindo sua TabExp.
-
Qualificações positivas creditam 1 TabCoin para o autor do post qualificado, 1 TabScore para o conteúdo e 1 TabCash para o qualificador e debitam 2 TabCoins do qualificador.
-
Qualificações negativas debitam 1 TabCoin do autor do post qualificado, 1 TabScore do conteúdo, 2 TabCoins do qualificador e creditam 1 TabCash para o qualificador.
-
Excluir postagem debita 1 TabExp do autor.
-
Editar post não altera nenhuma moeda.
-
Mudar post para rascunho zera seus TabScores e debita 1 TabExp do autor.
-
Mudar post de rascunho para publicado credita 1 TabExp para o autor, mas o post inicia com zero TabScores.
-
Comentários seguem quase as mesmas regras de conteúdo root. A diferença é que um comentário em post próprio não gera os TabCoins iniciais.
Concluindo... O que é esperado com essa mudança?
Basicamente, uma autorregulação, pois o ganho inicial ao criar um conteúdo dependerá da média de qualidade atribuída aos conteúdos passados.
Isso vale tanto pensando individualmente, mas também pensando no sistema todo, ou seja, o valor médio pago por publicação (o inicial mais os de avaliações) será regulado pelo valor concreto médio atribuído por todas qualificações e pela TabRate.
A autorregulação se dá porque, se os usuários ficarem acumulando TabCoins ao invés de fazerem qualificações, as TabExps irão diminuir e os ganhos por posts também, o que irá limitar os acúmulos de TabCoins.
Já se as avaliações forem numerosas (o que é ótimo para a qualificação representar o valor concreto do conteúdo), os TabExps crescem, injetando mais TabCoins e permitindo mais avaliações.
E a TabRate corrige a injeção de TabCoins para manter a média de TabCoins acumuladas por usuários e a qualificação dos conteúdos operando próximo de níveis escolhidos.
Comentários?
O que a Turma achou da ideia?
Tem dúvidas, considerações, sugestões ou qualquer coisa para contribuir?
Vamos conversar.