Executando verificação de segurança...
3

Mas o funcionamento atual do site acaba fazendo com que esses posts sumam (em outro post o Felipe Barso até defendeu que só os posts irrelevantes vão para o limbo, mas eu discordo, se fosse tão irrelevante, o assunto não voltaria à tona).

Opa Hugo, eu jamais falei que assuntos irrelevantes vão para o limbo. Eu sempre falei de publicações específicas, nunca de assuntos, então não faz sentido me contrapor com a frase "se fosse tão irrelevante, o assunto não voltaria à tona". Penso que todo assunto pode ser relevante para alguém. Será que me expressei mal em algum momento anterior?

Por clareza, quando eu digo que as publicações relevantes não somem, eu não estou falando da página de relevantes. Se a gente for definir que "sumir" é não estar na primeira página de relevantes, então eu vou concordar e até torcer para que todas as publicações que eu já li "sumam" e que novas "apareçam".

Achei que eu sempre tinha deixado claro que falava sobre os acessos que continuam ocorrendo às publicações relevantes mesmo após saírem da lista de relevantes, mas talvez eu não tenha sido claro como pensei.

Eu sempre estava dizendo que as publicações relevantes continuam recebendo acessos de quem pesquisa pelo assunto em mecanismos de busca, pois o TabNews tem bom SEO. Na média dos últimos 3 meses, publicações do TabNews aparecem na posição 17 nos resultados. Note que isso é a média, então publicações que o robô classifica como mais relevantes, aparecem em posições bem melhores que isso, e continuam recebendo acessos por tempo indeterminado.

Publicações Duplicadas

E não vejo relação entre nada do que foi dito acima com publicações repetidas sobre um mesmo assunto. Para mim a relação é praticamente desprezível. Nem mesmo uma publicação presente na primeira página de relevantes evita que sejam criadas novas publicações sobre o assunto. Imagino que seja até um incentivo em alguns poucos casos.

Quem não quer criar publicações duplicadas sempre teve meios de pesquisar, mas quem só quer publicar algo, vem aqui e publica sem pesquisar, e isso não deveria ser um problema. Não vale a pena lutar contra isso.

Imagino que sejam raros os casos de alguém que publicou algo duplicado só porque pesquisou e não encontrou uma publicação parecida que já existia. Deve ser muito mais comum quem publica algo duplicado propositalmente porque viu que publicações sobre determinado assunto rendem mais TabCoins.

O que podemos fazer quanto a isso? Talvez:

  1. Sempre sugerir ao usuário pesquisar sobre o conteúdo na tela de criar nova publicação.
  2. Pesquisar automaticamente conteúdos semelhantes ao clicar em publicar e, caso haja resultado, pedir confirmação se quer publicar mesmo assim.

Pelo histórico dos Termos, da página Sobre e dos avisos em publicações curtas, imagino que seriam só mais mensagens ignoradas. Mas mesmo assim isso deveria ser implementado quando for viável.

Ranqueamento

Se você fica incomodado com o ranqueamento repetir o destaque para certos assuntos, eu lhe entendo, pois também fico incomodado, mas aí podem ser duas situações:

  1. Os assuntos são realmente relevantes e, mesmo que já existam outras publicações parecidas, eles trazem novidades para a maioria dos usuários.
  2. Os assuntos repetidos são relevantes apenas para uma minoria dos usuários, ou até são relevantes para a maioria, mas não precisam de destaque com tanta frequência, pois não trazem novidades.

Se estivermos no caso 1, então está tudo dentro do esperado. Mesmo que a gente não tenha interesse sobre o assunto e não vá ler, já é útil saber o que a maioria está interessada. Concorda?

Já se estivermos no caso 2, temos que melhorar o sistema de qualificação de conteúdos.

No estado atual do TabNews, nada indica que estamos sempre no caso 1. Provavelmente oscilamos bastante entre os dois caso, mas o ideal é considerarmos que estamos no caso 2, e que temos que melhorar a qualificação.

E o melhorar no momento, para mim, é aumentar a quantidade de qualificações.

Pesquisa e Organização dos Conteúdos

Sem dúvidas ainda temos muito para trabalhar nisso. Precisam ser desenvolvidas formas da moderação, ou qualquer usuário, poder agir para organizar conteúdos que poderiam ser unificados ou linkados entre si de alguma forma. Talvez:

  1. Moderadores podem marcar conteúdo como duplicado.
  2. Usuários com maior relevância podem marcar conteúdo como duplicado.
  3. Qualquer usuário pode marcar o conteúdo como possivelmente duplicado. Após isso, moderadores ou usuários com maior relevância podem confirmar ou descartar a marcação.

Ao confirmar conteúdo duplicado

  1. Exlcuir
  2. Fundir
  3. Redirecionar
  4. Bloquear

Conclusão

Temos muito trabalho ainda 🤝

Carregando publicação patrocinada...
1

Ah, agora ficou mais claro, obrigado por esclarecer.

Então o problema é o mesmo de sempre: as pessoas não pesquisam antes de postar algo. Se pesquisassem mais, não precisariam postar de novo a mesma coisa. Não sei qual a solução ideal, pelo jeito nenhum site conseguiu resolver.

Na verdade a solução é "simples": a página de publicação não pode ser tão fácil, tem que criar mais fricção, forçar a pessoa a pesquisar e pensar sobre o que vai escrever, etc. Mas como isso gera menos engajamento (menos gente publicando, aumenta a frustração, "que site chato, só quero postar", etc), nenhum site teve coragem de implementar. No fundo, eles preferem que seja mais fácil pra mais gente postar, mesmo que gere esses problemas todos.