Frustação ao aprender sozinho
Durante a minha pequena carreira, de 1 ano. Tive que aprender e botar em prática, em produção o meu aprendizado. Pois, criei uma empresa, e na minha empresa havia muita necessidade de utilizarmos programação para desenvolver o projeto. E como não havia nenhum recurso para contratarmos um, decidi que eu mesmo iria fazer isso.
Durante este processo, tive que aprender desde HTML, até como configurar uma maquina virtual e proteger ela de devidas ameaças. E, no começo sempre que eu me deparava com um problema que não tinha a minima ideia do que era, e de como resolver, eu ficava frustado e me culpava por ser "Incompetente".
Os problemas que mais me frustavam eram os de configuração de ambiente, no caso da maquina virtual. Pois, nunca havia mexido em um linux, não fazia ideia de como operar aquilo. E depois, de muito tempo, após muitas tentativas e erros, aprendi a mexer com isso tudo. E hoje, entendo muito sobre algo que pensei que não conseguiria aprender nunca.
O que mudou em minha mente nesse tempo, foi entender que eu não precisava e não tinha como saber de tudo, saber resolver tudo. Mas, sim tinha que ter em mente que todo problema tinha uma solução, e que eu poderia encontrar ela.
E então, passei a olhar para os problemas, bugs com um olhar de "Desafio", algo que eu precisava vencer, e que não importava o quanto demorasse, eu iria encontrar uma solução. E acredite ou não, eu ja cheguei a pular da cadeira, quando aquele bug dos inferno era solucionado haha :)
Se você leu até aqui, quero dizer simplesmente o seguinte. Pode ser um caminho dificil, e frustante. Pois, muitas coisas não fazem sentido por você não ter toda a base necessária para entender aquilo. Mas, se você continuar, e não desistir, um dia vai ficar surpreendido com as coisas que consegue fazer.
Tipo, no começo eu fiquei horas para fazer uma tela de login com html e css, que não tinha nenhum back-end, somente um formulario bonitinho. E não fazia ideia de como um dia iria fazer um sistema de login, autenticação, banco de dados, etc...
Sou apaixonado pela programação, pois o limite do poder que você adquire ao aprender a programar, está somente em sua imaginação :)