Olá, tudo bem devOne? Cara, muito bom o trabalho que você postou agora. Enquanto eu estava lendo, surgiu uma dúvida. É possível que, possamos estimular a liberação de dopamina de forma não natural, isto é, nos estimular a realizar determinadas tarefas e no fim nos darmos uma recompensa? A ideia é a mesma de treinar um cachorro, nos "forçando" a realizar uma coisa e no fim, ganhar um "petisco". Desse modo, não criariamos um hábito para realizar cada vez mais essa tarefa?
Cara, a resposta é sim.
Depois procura por Ivan Pavlov.
Ele tem um estudo muito conhecido como "Os Cães de Pavlov", onde ele induz um comportamento em um cachorro sem o mesmo ter o estímulo que gerava esse comportamento.
Isso, técnicamente é conhecido como: Reflexo Condicionado.
Uma resposta que fica associada a um estímulo com o qual não tinha relação anterior, em função do emparelhamento do estímulo com outro que normalmente gera a resposta.
Traduzindo:
Imagine que você está em uma festa, e você olha lá no fundo e tem um homem.
Sempre que esse homem bate palmas, um som ensurdecedor é gerado e você se assusta.
Imagine que isso se repete por toda a festa, durante horas.
É muito provável que, em outro dia aleatório você veja um homem batendo palmas e se assuste sem nenhum motivo, pois o estimulo anterior que não gerava o medo (as palmas) emparelhado com o estímulo que normalmente gera a resposta (o som alto) ficaram associados.
Ai, vai um pouco mais além da dopamina.
Mas, existem outras teorias e forma de você literalmente fazer um jejum de dopamina ou de controlar os níveis dela no seu sistema.
Espero ter conseguido explicar bem.