Executando verificação de segurança...
1

O problema dos erros de português

Escrever corretamente, atualmente, é de suma importância para a comunicação. Devemos nos ater na concordância, na sintaxe e na gramática da língua portuguesa todas as vezes que escrevemos ou falamos algo a alguém. Isso pode ser fundamental para várias áreas da nossa vida.

Carregando publicação patrocinada...
3

Concordo.
Adiciono que o modo como você escreve é tão importante quanto escrever corretamente.

Como assim?

Por mais que um texto esteja escrito com português correto, ele pode estar desorganizado, mal estilizado e confuso, de maneira que não seja fácil lê-lo.

O leitor pode não identificar pontos importantes e passar direto por eles na busca de uma leitura rápida.

O bom escritor procura poupar o tempo do seu leitor.
Ele se coloca no lugar do leitor.
Ele gasta o seu tempo para que o seu leitor não gaste o dele.

Um texto pode ser melhorado com algumas ações:

  • Escrevendo claramente e enfatizando pontos importantes, usando as ferramentas disponíveis, usando negrito, por exemplo.
  • Usando palavras que contenham significados ao invés de expressões. (Ex: Em vez de "Vai estar fazendo" utilizar "fará".)
  • Separando pontos importantes do interior de um parágrafo. Você pode dar um "enter" e deixar um ponto importante da sua narrativa em apenas uma linha. Isso vai chamar a atenção do leitor para aquilo que você quer que ele leia.
  • Colocando a conclusão ou o intuito no início, antes da discussão.
  • Utilizando listas (numeradas ou não) para listar pontos, ao invés de vírgulas em um texto descritivo.

O seu post, por exemplo, levanta uma informação extramente pertinente e importante, mas ele seria melhor se tivesse alguns "enters" e negritos.

Não sou expert nisso e acredito que escrevo mal pra caramba, mas compartilho esse meu aprendizado contigo como incentivo para que melhores sempre.

Abraço!

1

Na minha opinião escrever mal é diferente de escrever errado!
Há alguns erros que tira autoridade e desanima a continuação da leitura.

1

Concordo, amigo. Porém há um detalhe: Estamos na internet. Tirando erros grotescos como escrever um texto de 255 linhas só com vírgula e acentos, quase todos os erros mais comuns são aceitados quando você passa a informação, o que em minha visão é mais importante

3

Por mais que a informação seja passada, erros de português te fazem perder a autoridade.

O que tem de ser feito é usar o estilo de fala apropriado para cada situação. Aí não tem problema tu usar "q" ao invés de "que". Mas se tu ta escrevendo um post pra ser avaliado e levado a sério, recomendo não errar o português.

Por mais que as pessoas digam que não se importam, elas acabam se importando um pouco.

É que nem uma apresentação em que o professor fala que slide é opcional e que não será levado em conta na avaliação. Na real... vai sim.
Faça o slide, por que isso vai mudar a impressão de quem ta assistindo.

2
1
1

Concordo plenamente, amigo. Porém, como disse, o mais importante é a informação. A internet é um lugar tão variado que eu chamo as pessoas de Confrades, Nobres e Amigo, e utilizo uma linguagem majoritariamente correta para expressar um ponto que poderia ser comunicado sem a utilização dessa tal linguagem. Eu utilizo a informação em conjunto com o tom de meu texto, para expressar por via de regras gramaticais que combinam com o jeito, com o estilo e como eu estou passando essa informação. Por isso que de inicio eu te chamo de alguma nomenclatura com uma classe mais elevada que a média, como confrade por exemplo.

Você, na internet, estará se comunicando com muito mais gente do que vai te entender, então, em geral, erros de português não são tão importantes quanto a informação. Mas ainda sim, você está correto.

Em uma entrevista de emprego, eu estar falando cheio de "Uhmmm" "Ehhh" "Sabe?E quê" e eu estar falando de forma consistente com um sorriso no rosto e postura correta, passa uma mensagem. Mas na internet, isso não é tão importante.