Executando verificação de segurança...
3

[Depoimento] Como consegui minha primeira vaga de desenvolvedor back-end sem nenhuma experiência (e sem nunca ter escrito uma linha de código)

Essa publicação é apenas um depoimento sobre o mercado de trabalho atual, não para desincentivar ninguém que esteja começando e não consegue vaga!!!

Sempre li muitos depoimentos de como é difícil ingressar no mercado de trabalho, como todas as empresas buscam alguma experiência antes de fazer uma contratação. Porém, no meu caso, consegui uma vaga sem nem saber o que é uma linha de código.

Minha história começa estando infeliz com o meu curso de economia, e comentando com o meu pai que gostaria de estudar programação para agregar ao meu currículo de economista.
Alguns meses depois, meu pai vem com a notícia que seu amigo, que possui uma startup de tecnologia, quer fazer uma entrevista comigo pois precisa de um programador júnior em sua empresa e que não consegue encontrar ninguém que trabalhe com as ferramentas que ele precisa. A proposta é dar todo um treinamento de 6 meses(estágio), e depois efetivar o estagiário como desenvolvedor back-end Júnior(algo que eu nem fazia idéia o que era na época).

E 8 meses depois, aqui estou, um desenvolvedor júnior trabalhando já a 2 meses e curtindo muito esse mundo de programação, trabalhando com python usando django e fastapi para construir o back-end de um aplicativo, já tendo até trocado de faculdade para cursar engenharia de software.

Mas como nem tudo são flores, sou cobrado constantemente por não saber coisas básicas de ciências da computação, pois acabei conhecendo esse mundo a pouco tempo e ainda possuo pouca experência desenvolvendo software

Gostaria de saber se existem mais pessoas como eu que conseguem vagas para estudar e depois disso ingressar de fato na área ou estou em um local muito privilegiado, pois sempre vejo muitos desenvolvedores iniciantes dando depoimentos de como é difícil ingressar na área sem experiência.

Carregando publicação patrocinada...
3

na moral, é tanto conteudo q tem aqui nesse tabnews q confesso... dá preguiça iniciar algum post ou responder alguma duvida... vivo parasitando esse lugar, e sei q nao estou sozinho.

mas vc, meu jovem gafanhoto, vc merece meus 2 centavos de contribuição.
isso pq compartilho do seu sentimento, apesar de n ser tão jovem assim nem ter familiares tão influentes. trinta e tantos anos, comecei desde cedo na labuta, mas n tive a sorte de escolher meu ramo. fui "jogado" na área de comércio exterior pq senão era rua. meus chefes escolheram minha carreira e formação, vai por mim, n é nada agradável.

depois de dez anos exercendo função só pra pagar boleto, dei um basta nesse tormento. mochilei, passei um tempo como imigrante-quase-legal, voltei repaginado e pilhado em aprender o que de fato me interessava. por um tempo até trabalhei no mercado financeiro como assessor, e foi nesse ambiente que conheci automatização de processos e programação. me apaixonei de primeira por tecnologia, coisa que na minha época de windows xp (onde tudo isso aqui era mato) nem no meu delírio mais febril eu pensaria ser capaz de tocar.

depois de tomar muito ferro da vida cá estou. caí de paraquedas na área, fui recrutado via telegram sabendo muito pouco (quase nada) e fui aprendendo com gente q tem quase a metade da minha idade. vc se sente deslocado? bem-vindo ao clube, jovem impostor. dessa síndrome tem tech lead q sofre até hoje, imagina nós q começamos agora.

mas não se abale. mantenha a compostura. fake until you make it. um dia vc vai olhar pra trás, vai ver q tomou a decisão certa mesmo tendo tantos motivos no meio do caminho pra desistir e tentar outra coisa. fazer o q ama é privilégio de poucos.

um brinde ao sucesso de quem persevera.

1
1

Rapaz,

Minha primeira oportunidade de dev nasceu depois que eu iniciei numa empresa como analista de suporte, 6 meses depois virei QA, 6 meses depois virei dev e depois disso fui um monte de coisa.
Sobre você conseguir a vaga assim,
Acredito que você foi privilegiado e abençoado por seu pais ter um amigo com startup e você está super certo de aproveitar a oportunidade.
Mas, em linhas gerais, não é tão simples iniciar na carreira e nem virar junior em 6 meses, salvo exceções ao meu ver.

Sobre ser cobrado por "coisas que você não sabe" será cada vez mais comum, tecnologia muda muito, evoluí, a gente sempre vai estar estudando algo novo.

Desejo que você evolua muito na carreira e tenha um sucesso gigante.

1

Recentemente iniciei uma jornada parecida, a parada é que eu só vou ser contratado ou receber conforme entrega, quando eu provar pro dono da empresa que to apto pra isso, ele não irá me pagar pra estudar, e sinceramente eu acho isso justo, visto que o cara ta usando algo mais valioso pra me ajudar que é o tempo dele, vou me virar pra aprender clojure e desenvolver um site completo com banco de dados e tela de login, e eventualmente vou conseguir fazer dinheiro e o mais importante, ter a famosa oportunidade pra conseguir experiência na área.