Lá por 2019 eu tava cursando Biologia e o professor de Bioestatistica passou um trabalho em que a gente precisaria fazer analises de um grupo de dados obtidos a partir da uma amostra selecionada de uma população, e com isso apresentar diferentes tipos de graficos e tudo mais. Quando eu tava pesquisando sobre o trabalho eu só encontrava coisas relacionadas a Python, quase todo site e quase todo vídeo citava Python. Eu resisti bastante mas depois de ver que daria pra analisar uma quantidade de dados colossal sem desejar a morte, eu resolvi estudar programação.
Eu sai da faculdade de Ciências Biológicas logo depois e comecei a me aprofundar mais em computação, comecei a estudar java, orientação a objetos e por ai vai. Depois parei pra focar no vestibular e passei em Ciência da Computação e sigo até hoje.
Mas meu primero contato real com programação foi com ActionScript 3.0 num curso em 2013 e lá peguei trauma, era pra fazer um joguinho mas eu detestei tanto programação que eu tinha certeza que nunca mais teria contato com isso na minha vida, quem diria!