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O Básico do Java / Todas as Outras Linguagens de Programação - Part 1

O Básico do Java / Todas as Outras Linguagens de Programação

Entrada, Processamento e Saída de Dados

Quero deixar claro que é importante, mas não necessário, que todos saibam sobre lógica de programação para este artigo. Espero que aproveitem a leitura.

Toda estrutura, basicamente, depende de três fatores: entrada de dados, processamento de dados e saída de dados. Isso sempre irá acontecer em algum momento do seu fluxo/aplicação/SaaS/software/programa, seja lá como tudo é chamado. Mas, de início, vamos entender um pouco mais sobre os três pontos, pois, quando me dei conta, eles me salvaram demais no início de novas soluções.

Entrada de Dados

É tudo aquilo que o usuário irá enviar para dentro do seu algoritmo, seja um valor monetário, uma frase, uma data de nascimento, fotos, tudo que for possível inputar para dentro da máquina.

Processamento de Dados

Aqui é onde a mágica acontece sem o usuário saber, onde a lógica prevalece (ou é posta em jogo) e cálculos são feitos, sem segredo.

Saída de Dados

Aqui é onde o usuário vê o resultado da mágica, pois é apresentado de volta algo pronto com os dados inputados na entrada. Aqui, os olhos brilham e a tecnologia é da hora demais.

Beleza, agora vamos exemplificar um pouco esses três passos para que seja mais entendível caso alguém ainda esteja perdido. Pegamos um algoritmo simples de soma de inteiros, onde temos três variáveis: valor1, valor2 e resultado. A entrada de dados é quando o usuário insere os dois números a serem somados; o processamento é quando os dois valores são somados e guardados na variável resultado; e a saída é quando mostramos esse resultado para o usuário. Simples assim. Segue o código:

// Exemplo de código em Java para somar dois números inteiros
import java.util.Scanner;

public class Soma {
    public static void main(String[] args) {
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);
        System.out.print("Digite o primeiro número: ");
        int valor1 = scanner.nextInt();
        System.out.print("Digite o segundo número: ");
        int valor2 = scanner.nextInt();
        int resultado = valor1 + valor2;
        System.out.println("Resultado: " + resultado);
    }
}

Entendemos o básico da programação e, de quebra, ainda vimos uma das operações aritméticas da programação, que é a soma. Assim como subtração, multiplicação e divisão, são todas operações aritméticas. Partindo disso, vamos para mais um pouco do básico do Java.

Operadores Aritméticos e Tipos Primitivos

Os operadores aritméticos são bem conhecidos, afinal usamos eles na matemática e no dia a dia. No entanto, ainda temos o operador % (que se lê "mod"), que pega o resto de uma divisão. Para entender um pouco melhor, imagine: 14/3. O resultado da divisão é 4, no entanto o resto dessa divisão não é zero, mas sim 2. Logo, 14 % 3 = 2. Todos os outros operadores seguem a mesma lógica matemática.

Porém, há um ponto legal de se ver que é o da precedência, onde multiplicação, divisão e mod sempre são executados antes de adição e subtração. Também tem o cenário com parênteses, onde sempre que tiver algo entre parênteses, esse algo será executado primeiro. Segue o exemplo para facilitar:

// Exemplo de precedência de operadores e parênteses
int resultado = 5 + 2 * 3; // resultado será 11
int resultadoComParenteses = (5 + 2) * 3; // resultado será 21

Sobre os tipos primitivos, são aqueles que determinamos para uma variável quando precisamos. Lembre-se que Java é uma linguagem fortemente tipada (todas as linguagens têm tipos de variáveis, algumas só não exigem explicitar qual tipo a variável irá usar). Podemos dividir os tipos primitivos do Java em 4 tipos + String. Vou explicar agora:

  • Tipos numéricos inteiros byte, short, int, long
  • Tipos numéricos com ponto flutuante (usando ponto ou vírgula, tal como um valor monetário) float, double
  • Caractere Unicode char
  • Valor booleano (verdadeiro ou falso) boolean
  • String
tipos

String basicamente é uma cadeia de caracteres, sendo palavras ou textos maiores, com "sem limite" de tamanho.

Como já estamos dentro desse assunto, vamos aproveitar e falar sobre a criação de variáveis. Basicamente, em Java, o padrão de criação é: tipoVariavel nomeVariavel. No entanto, os nomes de variáveis não podem ter acentos, espaços ou iniciar com número. Por convenção, para nomes grandes, usamos camelCase, como por exemplo: int primeiroNumero e não int primeiro número.

// Exemplo de criação de variável
int primeiroNumero = 10;

Seguiremos falando sobre o operador = (igual), que é usado para fazer uma atribuição. Nesse caso, uma exemplificação fica mais fácil de entender. Imagine novamente o cenário da soma de dois valores, no qual uma variável recebe a soma. Então o resultado seria:

// Exemplo de atribuição em código Java
resultado = valor1 + valor2; // A variável resultado recebe a soma dos dois valores

Vale a pena dizer que muito disso tem como base os ensimentos do professoe Nelio Alves

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