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Gestão de projetos: Saiba um pouco mais onde você está inserido!

Acho que todos os relacionados ao mercado de tecnologia estão ou estiveram inseridos em projetos; em alguns casos, são os próprios gestores dos projetos. Hoje vim trazer um pouco mais sobre projetos e gestão de projetos, claro, tudo no esquema mais macro. Espero que aproveitem a leitura.

De início, vamos saber como é definido um projeto, que, a princípio, são temporários e únicos. Sendo assim, possuem início, meio e fim, assim como um objetivo claro a ser cumprido, limitação de recursos e uma elaboração progressiva.

Já a gestão de projetos é um conjunto de práticas e técnicas utilizadas para planejar, executar, monitorar e controlar os projetos de uma organização. Tais práticas incluem:

  • Elaboração e detalhamento do escopo
  • Organização dos recursos humanos, financeiros e materiais
  • Montagem do cronograma e registro dos custos
  • Monitoramento dos riscos associados ao projeto

Agora, um gestor de projetos é quem planeja e coordena a execução dos projetos de uma empresa; ele tem um papel estratégico e é responsável por conduzir o trabalho de forma integrada. Em outras palavras, podemos dizer que o gerente de projetos é conhecedor de todos os elos do projeto e, por esse motivo, consegue tomar boas decisões. De acordo com o PMI (Project Management Institute, aquele mesmo da faculdade), os gerentes de projetos são agentes de mudanças que precisam inspirar um sentimento de propósito nas pessoas.

A gestão de projetos existe para que o projeto seja executado e concluído com sucesso. Afinal, cada decisão dentro do projeto deve ser embasada em estratégias e técnicas eficientes. A gestão de projetos ajuda no controle de riscos; afinal, as principais ameaças estarão mapeadas, minimizando os impactos.

Agora vamos falar um pouco sobre as metodologias que temos, ou melhor, os tipos, pois não existem somente ágeis, nem apenas XP e Scrum. Então, vamos lá.

Metodologias CLÁSSICAS e ÁGEIS

As CLÁSSICAS são mais utilizadas quando se tem um bom conhecimento do escopo do projeto e do escopo do produto, isto é: sabemos exatamente o que fazer e como fazer. Com isso, torna-se indispensável o uso de metodologias clássicas. Também trabalham com o ciclo de vida preditivo, fazendo com que haja uma busca por antecipação do trabalho do projeto, resultando em um planejamento mais detalhado das atividades. Acaba por ser menos flexível.

As ÁGEIS são mais recomendadas quando o projeto pode sofrer mudanças com frequência; assim, não dependem tanto de escopo, mas sim de tempo. Aqui, o ciclo de vida é adaptativo, pois o escopo acaba sendo detalhado progressivamente com o caminhar do projeto. Scrum e XP são frameworks muito utilizados dentro da metodologia ágil. Acaba por ser mais flexível.

Por fim, algo que achei muito interessante e deixo aqui são as 10 áreas de conhecimento da gestão de projetos. Seguem os tópicos:

  1. GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO
    Essa parte garante a conexão e a integridade das informações detalhadas em todos os planos do projeto, encaixando todas as peças necessárias para realizar o trabalho.

  2. GERENCIAMENTO DO ESCOPO
    Nesta área, é estabelecido o trabalho necessário para concluir o projeto com sucesso, como levantamento de requisitos, validação, definição, controle e definição de escopo.

  3. GERENCIAMENTO DO CRONOGRAMA
    Organiza o trabalho necessário para entregar o escopo do projeto em um cronograma. Isso controla o tempo, as atividades e os recursos do projeto.

  4. GERENCIAMENTO DOS CUSTOS
    Aqui, é estabelecido um orçamento que busca garantir que ele não seja quebrado com o andamento do projeto.

  5. GERENCIAMENTO DA QUALIDADE
    A princípio, qualidade é a medida de quanto um projeto atende aos requisitos especificados no escopo. Sendo assim, esse gerenciamento busca garantir que o projeto seja concluído com a qualidade necessária para atender às expectativas do cliente.

  6. GERENCIAMENTO DOS RECURSOS
    Garante que o gerente do projeto e sua equipe terão recursos à disposição, sejam pessoas ou equipamentos.

  7. GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES
    Aqui, é necessário garantir a troca eficiente de informações, deixando todas as partes cientes sobre as decisões.

  8. GERENCIAMENTO DOS RISCOS
    O objetivo dessa área é evitar riscos e incertezas, assim como potencializar as oportunidades que forem surgindo.

  9. GERENCIAMENTO DAS AQUISIÇÕES
    Aqui é o estabelecimento de uma série de normas para comprar produtos e contratar serviços externos à equipe do projeto.

  10. GERENCIAMENTO DOS STAKEHOLDERS
    Aqui, são identificadas todas as pessoas e entidades que podem afetar ou serem afetadas pelo projeto. Também são analisadas as expectativas das partes interessadas, assim como estratégias de engajamento.

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Ótimo conteúdo! É bom ver o quanto esse tópico é crucial para evitar surpresas e manter tudo no caminho certo. Para quem está começando, vale muito a pena estudar um pouco sobre esse mundo de gestão de projetos