A didatica do ensino da programação
Atualmente eu tento aprender a programar com o objetivo de mudar de profissão. Tenho 37 anos e iniciei um curso na fatec.
Desde que começei a tentar aprender a programar testei alguns metodos, cursos online, cursos basicos, livros, videos, videos aulas, informação de todo lado. Admito que para mim o que esta funcionando mais ainda são os livros. Estou tentando aprender a linguagem python.
Sobre o aprendizado que é dada atraves de instrução, percebi em todas as experiencias que tive que falta uma didatica que so a programação exige. As pessoas pensam que é algo comum, como ensinar a matematica ou a lingua portuguesa mas não é. Entendam, para a programação ha uma necessidade de não so ensinar como evoluir o ensino. Vejo muito disso quando fiz uma formação como desenhista projetista. O objetivo final era desenhar em um software 3d muito forte no mercado, com recursos completos e com muita facilidade para quem sabe o que ta fazendo, mas para chegar nisso tivemos um primeiro semestre de curso com historia do projeto, historia do desenho e a oportunidade de desenhar em uma prancheta com esquadros, lapiseiras e coisas anteriores a tecnologia. Ali enquanto aprendia a riscar de forma forte ou fraca dependendo da aplicação tambem aprendia sobre conceitos como paralelismo, concentricidade e outras coisas que são necessarias nos softwares de desenho atuais. E isso com certeza falta na programação.
Vou tentar explicar o ponto com um exemplo direto.
Eu aprendi a usar o computador em uma escola de computação la em 1999, 2000 por ai. Tinhamos aula de digitação, tinhamos aula de acess, tinhamos aulas de html, quando so se utilizava html. Acabei entendendo o basico que todos tem hoje, pacote office resumido a excel, word e power point, porem lembro me bem que tudo que voce precisa fazer para uma pagina, estava sendo feito somente no html, hoje em dia voce tem css e o js. Tudo que era possivel fazer em html é ignorado hoje em dia, ele se tornou um pano de fundo. Isso mostra que a parte do "desenho na prancheta" é ignorado na programação, obviamente os conceitos da base da historia da programação tambem. Os professores so usam esse conceito para falar da historia e para se vangloriar de ter anos de experiencia, desde quando era assim. Se voce é professor, esta criando um curso ou simplismente é um aluno entenda que na programação, so contar a historia não vai ajudar a aprender, a didatica da programação deve vir de algo anterior e evoluir ate as ferramentas atuais. A base de aprendizado ta ali nos primeiros metodos e não na historia. E sim são importantes e podem facilitar muito.
Lembro ate hoje que quando cheguei no ultimo semestre como desenhista projetista, aprendemos o software de desenho e tinhamos que desenhar um eixo do virabrequim de um carro. Isso em uma prancheta é um conceito, mas é possivel, ja ali, naquele software tão mais avançado era facil, mas não somente pelo software e sim porque todo o projeto ja estava na cabeça, com todo o conhecimento anterior e com toda a experiencia que esse conhecimento trouxe. Treinar tambem te da experiencia, não pense que so se ganha experiencia com trabalho, isso é uma mentira.
Penso que os conceitos de didata para programação devem ser discutidos e melhorados para que fique mais dinamico e as pessoas aprendam da forma correta que faz o conhecimento evoluir ao inves de quebrar a cabeça do aluno e tirar pessoas do curso antes da hora exatamente porque a didatica erra de muitas formas.
Parem de pensar que todos os alunos sabem o significa devops, ux, frontend, servidores e outros termos somente escutando uma explicação raza de alguem que trabalha como desenvolvidor a tantos anos. A maioria que não é da area vai escutar e isso so vai deixar a pessoa sem animo para continuar. Explique, exemplifique, demonstre. Na condição de um educador voce precisa desenvolver essa dinamica de forma envolvente e não são conceitos razos que vão resolver isso. Evoluam e adaptem a didatica do ensino de programação ou nunca vamos alavancar a area.