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Elps
3 min de leitura ·

A didatica do ensino da programação

Atualmente eu tento aprender a programar com o objetivo de mudar de profissão. Tenho 37 anos e iniciei um curso na fatec.
Desde que começei a tentar aprender a programar testei alguns metodos, cursos online, cursos basicos, livros, videos, videos aulas, informação de todo lado. Admito que para mim o que esta funcionando mais ainda são os livros. Estou tentando aprender a linguagem python.

Sobre o aprendizado que é dada atraves de instrução, percebi em todas as experiencias que tive que falta uma didatica que so a programação exige. As pessoas pensam que é algo comum, como ensinar a matematica ou a lingua portuguesa mas não é. Entendam, para a programação ha uma necessidade de não so ensinar como evoluir o ensino. Vejo muito disso quando fiz uma formação como desenhista projetista. O objetivo final era desenhar em um software 3d muito forte no mercado, com recursos completos e com muita facilidade para quem sabe o que ta fazendo, mas para chegar nisso tivemos um primeiro semestre de curso com historia do projeto, historia do desenho e a oportunidade de desenhar em uma prancheta com esquadros, lapiseiras e coisas anteriores a tecnologia. Ali enquanto aprendia a riscar de forma forte ou fraca dependendo da aplicação tambem aprendia sobre conceitos como paralelismo, concentricidade e outras coisas que são necessarias nos softwares de desenho atuais. E isso com certeza falta na programação.

Vou tentar explicar o ponto com um exemplo direto.

Eu aprendi a usar o computador em uma escola de computação la em 1999, 2000 por ai. Tinhamos aula de digitação, tinhamos aula de acess, tinhamos aulas de html, quando so se utilizava html. Acabei entendendo o basico que todos tem hoje, pacote office resumido a excel, word e power point, porem lembro me bem que tudo que voce precisa fazer para uma pagina, estava sendo feito somente no html, hoje em dia voce tem css e o js. Tudo que era possivel fazer em html é ignorado hoje em dia, ele se tornou um pano de fundo. Isso mostra que a parte do "desenho na prancheta" é ignorado na programação, obviamente os conceitos da base da historia da programação tambem. Os professores so usam esse conceito para falar da historia e para se vangloriar de ter anos de experiencia, desde quando era assim. Se voce é professor, esta criando um curso ou simplismente é um aluno entenda que na programação, so contar a historia não vai ajudar a aprender, a didatica da programação deve vir de algo anterior e evoluir ate as ferramentas atuais. A base de aprendizado ta ali nos primeiros metodos e não na historia. E sim são importantes e podem facilitar muito.

Lembro ate hoje que quando cheguei no ultimo semestre como desenhista projetista, aprendemos o software de desenho e tinhamos que desenhar um eixo do virabrequim de um carro. Isso em uma prancheta é um conceito, mas é possivel, ja ali, naquele software tão mais avançado era facil, mas não somente pelo software e sim porque todo o projeto ja estava na cabeça, com todo o conhecimento anterior e com toda a experiencia que esse conhecimento trouxe. Treinar tambem te da experiencia, não pense que so se ganha experiencia com trabalho, isso é uma mentira.

Penso que os conceitos de didata para programação devem ser discutidos e melhorados para que fique mais dinamico e as pessoas aprendam da forma correta que faz o conhecimento evoluir ao inves de quebrar a cabeça do aluno e tirar pessoas do curso antes da hora exatamente porque a didatica erra de muitas formas.

Parem de pensar que todos os alunos sabem o significa devops, ux, frontend, servidores e outros termos somente escutando uma explicação raza de alguem que trabalha como desenvolvidor a tantos anos. A maioria que não é da area vai escutar e isso so vai deixar a pessoa sem animo para continuar. Explique, exemplifique, demonstre. Na condição de um educador voce precisa desenvolver essa dinamica de forma envolvente e não são conceitos razos que vão resolver isso. Evoluam e adaptem a didatica do ensino de programação ou nunca vamos alavancar a area.

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Parabéns e sorte a sua.

Está coberto de razão. Programação é difícil e ensinar programação é mais difícil ainda. Tem estudos que demonstram isso, não é chute meu. Educação em programação é quase uma área à parte.

Livros podem e deveriam ser melhores nisso do que cursos e vídeos de Youtube feios por quem nunca estudou o assunto.

Algumas pessoas pegaram ojeriza à livros. Como é sorte sua, então para os outros, azar.

Claro que até livros podem ser ruins, mas a tendência é ser melhor, se aprofundar mais, ensinar de verdade.

Todo ensino de programação baseado em passar as regras, a receita de bolo a usar, está errada. Estão dando a fácil e falsa sensação de estar aprendendo programar. É mais raro livros fazerem isso, o que causa a ojeriza, para a alegria de quem vende algo que agrada mais do que ensina.

Tudo isso tá certinho. Só ressalvo a parte dos alunos ficarem sem ânimo. Quem gosta estará animado com qualquer coisa desafiadora, e vai se virar. Quem está na área por modinha de fato precisa fazer ficar mais atraente do que é. Isso é um problema.

É necessário aprofundamento. E ele pode ser chato em muitos casos, porque ele não foca só no resultado, que é parte gostosa do processo.

No Pain No Gain

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Então deixa eu te falar uma coisa sobre um paragrafo que voce escreveu..."Só ressalvo a parte dos alunos ficarem sem ânimo. Quem gosta estará animado com qualquer coisa desafiadora, e vai se virar. Quem está na área por modinha de fato precisa fazer ficar mais atraente do que é. Isso é um problema" Isso é o mundo da fantasia ok?!
Acho que nesse ponto voce ta esquecendo que alunos são pessoas que estão em todo tipo de situação, na minha sala de 40 alunos cerca de 10 pessoas são essas pessoas ai, que vão ter alguma animação para o desafio, e digo mais acho que esse pensamento so se aplica a pessoas que não começaram a vida profissional. O problema é que se eu for esperar essas pessoas aprenderem o mundo não vai ser atendido nunca quanto a demanda por programadores e resolvedores de problema.
Hoje as outras 30 pessoas na minha sala são pessoas ou que não trabalham na area ou que trabalham mas ainda não tem o conhecimento ou que trabalham e querem aperfeiçoar, sabe o que todas essas que são maioria tem em comum? Todas P R E C I S A M estudar para melhorar um pouco de vida, seja com um salario mais alto ou seja porque a empresa que estão é ruim ou todos os outros motivos que não são "Adoro resolver os problemas dos outros e não receber realmente o que mereço por isso". So se motiva em qualquer area, qualquer uma, pode analisar, aquele que tem os reconhecimentos corretos, começando por uma boa condição de vida que fazer isso te trouxe, senão voce é so mais uma pessoa que se fode o dia todo, faz muito por alguem e no final do mes recebe um "parabens" de um empresario com dente amarelo e uma bmw que voce nunca vai ter.
Por favor não romantize a programação. Se voce deixar um programador falar de sua experiencia vai escutar coisas como "voce vai passar o final de semana corrigindo o que subiu", "voce vai trabalhar em uma equipe que tem gente que não resolve", "seu supervisor sempre vai ter cobrar sabendo menos que voce", eu não sou programador ainda e em duas semanas de aula escutei tudo isso e ainda muito mais.
A parte do "GAIN" sempre é muito pequena se voce não consegue o melhor do melhor, e isso funciona assim para 90% das pessoas. Pra mim essa é a realidade que eu vejo no mundo e nas pessoas a minha volta. Por isso mesmo é necessario aprender bem, porque pelo menos voce não tera a plenitude mas um problema que voce sabe resolver vai se tornar somente uma rotina e não algo que vai te matar sendo que o problema nem é seu.

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Só estou relatando o problema. Não sei como resolvê-lo. Você pode contestar, mas ele continuará lá.

Lamento pela sua visão pessimista de que a pessoa só pode se dar bem na vida se ela fizer algo que não gosta e não tem ânimo, mas cada um pode ver como quiser. Não estou dizendo que é mentira, apenas lamento. Eu acho diferente, acho que a pessoa pode escolher o que gosta, e quem sabe a vida dela não só será mais feliz, e pode até ganhar melhor por fazer algo com ânimo.

Eu não acho que ganhar bem é um objetivo de vida e as pessoas podem ser felizes com um mínimo, desde que elas façam o que gostam.

Se tem uma pessoa que não romantiza a programação sou eu. Sou quase um combatente solitário disso. Sei que é batalha perdida.

Programação é chata. Para algumas pessoas é melhor trabalhar com vendas. Paga bem e tem sempre o mérito reconhecido sem exigir muito estudo pesado. Só para pegar um exemplo. Eu prefiro pessoas comprometidas na área.

Eu nem gosto da ideia toda, mas analisei muito, discuti com pessoas mais inteligentes que eu, e com toda experiência envolvida, a conclusão que o maior motivo do ganho não vir é não ter a dor. Mas claro que ninguém é obrigado acreditar nisso. A consequência será só dela, pra bem ou pra mal. Eu fiz a minha parte para alertar, o resto não é comigo.

Para finalizar vou deixar uma frase de um dos maiores profissionais da área:

Um programador ruim pode facilmente criar dois novos trabalhos por ano

Não tem programador pior que o desanimado, o que prefere os atalhos. Eu entendo as dificuldades (melhor que a maioria das pessoas), e o desejo das pessoas ganharem mais, mas justamente porque estão fazendo algo que não gostam para ganhar mais é o que impede elas de ganharem mais e acontece o que você relata. E vira um ciclo vicioso, ainda mais quando ela não reconhece isso.

Cada um tem sua experiência, e novamente, terá a consequência de suas escolhas, mesmo que depois ela prefira culpar os outros.

Boa sorte e obrigado pelo reply.