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A caça as Bruxas das métricas

Quantas vezes não vemos projetos fadados ao fracasso por terem uma gestão de forma arcaica?

A forma como o trabalho vem sendo feito no mundo da agilidade até hoje tem feito a maioria dos gestores pensar que as metricas são para medir desempenho de pessoas, sua eficiência e quantas entregas cada pessoa faz, tornando assim uma eterna competição entre a equipe, equipes e um senso de individualismo entre a mesma, alguns acreditam também que elas são feitas apenas para mostrar aos Clientes resultado, que o trabalho está sendo feito, com isso muitas vezes acontece até de gestores em busca de autoproteção burlarem os valores para maquiar que está “tudo indo bem”, o que vemos na realidade sem a maquiagem dos números e gráficos coloridos em verde e vermelho é uma grande bola de neve de fingimento que Não é Ágil e não é Scrum.

Em equipes em que isso acontece, vemos prazos cada vez mais apertados e orçamentos estourando,gráficos e tabelas positivas e a conta custa a fechar, vemos equipes que não são unidas a um propósito comum e cada pessoa acha que precisa apenas fazer “sua parte” sem dar suporte a um colega de equipe, gerando assim, conflitos e indivíduos desmotivados por não saber onde estão errado, por não conseguir identificar onde está o impedimento de suas atividades e achando muitas que o erro está neles, equipes pressionadas pela falta de entrega e constantemente preocupados em quem será que vai para a "fogueira" agora?

Clientes pressionam gestores, gestores pressionam equipes e as equipes se desestabilizam gerando assim uma falta de agilidade sprint a sprint, essa pressão gera culpa, desânimo e mina a criatividade, gera insegurança, receio de testar o novo por medo de errar, feedbacks incertos, e muitas vezes uma retospective falha pois o time não se conhece nem se identifica com o fluxo de trabalho, uma verdadeira caça as bruxas para apontar um culpado e gerando apenas medo e desinformação continua do estado do processo para a própria equipe, isso não é transparência.

Algo que na verdade é para analisar o porcesso vem sendo constantemente usado de forma errada!

As métricas são da equipe e PARA a equipe, para a equipe se enxergar em seu trabalho, sem apontar culpados, apenas analisar o processo.

Um time que perde tempo lutando entre si e fingindo alcançar resultados não consegue alcançar a transcedência.

As metricas devem ser utilizadas com um proposito de melhoria, e não ficar medindo o tempo do time, mas medir o tempo da história para ajudar o time a se percceber em seu trabalho e entender onde estão os gargalos, o time precisa estar engajado e cientes delas para melhora-las.

E quando enfim for apresentar os relatórios com as métricas para o cliente, devemos medir a eficiencia do fluxo e os tempo de bloqueios de cada história e não apenas o tempo que cada uma ficou em desemvolvimento, os gargalos das fases que foram indicadas pela equipe, observamos juntos o que não estiver sendo ágil pois o trabalho colaborativo e a aprendizagem constante, onde a criatividade é a inteligência se divertindo, fortalecem a melhoria contínua na organização, trás maturidade a equipe e melhores resultados continuamente.

Lembrem sempre, o erro nunca está no indivíduo está no processo. Não analisamos pessoas, analisamos processos.

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Elaine, muito obrigado pela publicação! Eu formatei ela colocando um espaço adicional no final das frases para formar novos parágrafos. Me diga o que achou, pois eu acredito que isso facilita a leitura. Caso não tenha gostado, posso desfazer aqui sem problemas 🤝