Sugestão de postagem unindo filosofia e programação:
- Teoria das formas (Platão) e Categorias (Aristóteles) como analogias para classes e instancias (Programação OO)
- Os debates entre Alan Turing e Ludwig Wittgenstein
- Monads (Programação Funcional) e Monadas (Leibniz)
- Formal Language e Literalmente qualquer coisa relacionada a lógica e filosofia da linguagem do final do Séc XIX até hoje (Gottlob Frege, Bertrand Russel, Ludwig Wittgenstein etc... esses caras escrevem textos que são quase compilaveis)
- Existe um artigo, "The Early History of Smalltalk", que chega a citar muito brevemente Platão e Leibniz.
Dito isso, me incomoda muito ver a forma rebaixada como o estoicismo tem sido utilizado.
O estoicismo é essencialmente uma filosofia na qual a consciência descobre sua própria liberdade e se volta para dentro de si mesma, chegando ao ponto de quase ignorar o mundo externo - ou, como dizem, "Aceite o que não pode ser mudado". Afinal, se tudo o que nós temos é a experiência de nossa consciência individual, o que podemos fazer é lidar com essa consciência e/ou tentar descobrir do que ela é capaz. *
O estoicismo é riquíssimo em várias áreas, INCLUSIVE NA LÓGICA. Sim, aquele "If", "And", "Or", "se p então q", a lógica de predicados com a qual os programadores lidam todos os dias. Tudo isso passa pelo desenvolvimento do pensamento estoico, que tem uma influência pesada da lógica aristotélica.
e complementando comentário do @user1
Conseguiria dar algum exemplo um pouco mais concreto de cada um desses pontos e que esteja mais alinhado com os processos dos devs no dia-a-dia?
Dado que o "estoicismo de internet" muitas vezes só se resume a "foque em fazer o seu e não reclame", a resposta é NÃO, pois isso é tão útil (e vazio) quanto postar "o sol brilha, a chuva molha e o vento venta".
* isso é o que eu me lembro dos comentários do Hegel sobre estoicismo, para mais informações: link