Executando verificação de segurança...
3

Vale a pena adquirir experiência mesmo "trabalhando de graça"?

Uma vez vi uma publicação num grupo do Facebook sobre “trabalhar de graça”.

Vou contar um pouco sobre como iniciei na programação, e a história é interessante para a galera que tá iniciando.

Resumo:
Há mais ou menos 15 anos atrás eu jogava um jogo chamado GunBound!
Na época eu tinha apenas 12 anos, e um tempo depois eu conheci os servidores privados do mesmo Game. Fiquei impressionado com o site de um desses servidores PIRATA.
Foi então que eu desafiei a mim mesmo a estudar para tentar fazer aquilo dali igualzinho.
Comecei pelo básico: HTML, CSS e o básico de JavaScript. Fiz a famosa engenharia reversa de pegar páginas prontas e ir tirando uma coisa ali, alterando outra aqui e entendendo como tudo funcionava de fato e como cada coisa se encaixava.
Na época eu tinha uns amigos que jogavam também, e que com o conhecimento que já tinham faziam os famosos Cheats/Hacks de jogos, sendo eles Point Blank, The Duel, etc.
Foi aí que tive a ideia de criar um fórum chamado LifeGames em 2011 que era para compartilhamento gratuito de Cheats para games on-line (Eu sei, é errado 😂).
Ainda sabia apenas o básico de programação web, então utilizei uma plataforma de fóruns chamada Invision Power Board, e achei ela muito irada e bem completa. Era a concorrente das plataformas vBulletin e PHPBB na época.
Fiz o fórum, e aí criei do 0 um template para esse fórum que modéstia a parte, ficou top demais 😎.
Então depois de um tempo um amigo meu me pediu para ensinar para ele um pouco do que aprendi, e na hora eu pensei: “WTF!? Ensinar? Eu ainda tô aprendendo cara...”.
Mesmo assim aceitei o desafio e comecei a ensiná-lo o que eu tinha aprendido, e ele me disse depois: “Tu deveria fazer um fórum ou site mostrando como fazer essas coisas.”.
No início eu não levei muito a sério, mas aí eu pesquisei alguma plataforma de fóruns que fosse gratuita (pois na época eu estava com a grana curta) para que eu começasse a tentar, mesmo tendo em mente que não daria certo.
Encontrei a Forumeiros, e fiz meu primeiro fórum gratuito de adaptação e criação de temas para fóruns de outras pessoas.
O problema aí é que a plataforma gratuita era bem enxuta e não tinha metade dos recursos que tinha na Invision Power Board. Foi aí que eu tive a ideia de fazer códigos para adaptar recursos da outra plataforma para esta gratuita. E cara, eu aprendi muuuuuito nesse tempo, pois eu sempre quis estudar mais e mais para adaptar novos recursos. Deu tão certo que meu fórum se tornou referência no fórum oficial de suporte da Forumeiros, e em pouco tempo tive bastante visitas.
Eu cobrava o total de 0 reais para compartilhar meu conhecimento com os visitantes e novos usuários. E isso com certeza foi valioso para meu aprendizado e para eu me tornar quem sou hoje.
Sabe aquela frase que diz “A melhor maneira de aprender é ensinando!”?
Pois é… passei por isso na prática.
Com isso conheci novas pessoas que entraram na equipe de voluntários e ali a gente tinha uma troca bacana de aprendizado.
Na minha vida aprendi que o dinheiro é consequência daquilo que fazemos com amor e excelência. Nem tudo se trata do quanto você vai ganhar $ em algo ou de alguém.
É isso… resumo bem enxuto. O fórum em questão ainda está on-line, mas eu não mexo mais nele há uns 7-8 anos e acabei passando ele para outras duas pessoas.”

Carregando publicação patrocinada...
2
1
2

Conhecimento é poder, vejo que muitas pessoas tem um pouco de receio quando o assunto é ensinar algo, porém é impressionante o quanto aprendemos quando ensinamos, porque querendo ou não, você sempre vai mostrar como deve-se fazer algo corretamente, e dessa forma você acaba indo buscar mais conhecimento na fonte, elevando cada dia mais o seu intelectual, e evoluindo indiretamente aos poucos!

1

No começo bati muito a cabeça e errei bastante... Não é a toa que existem diversas versões de um mesmo código, pois sempre há algo a ser melhorado. Por isso não se deve ter receio de começar, pois é o primeiro passo para algo que pode se tornar grandioso.