Executando verificação de segurança...
1

[DÚVIDAS] Qual a forma correta de se aprender a configurar novos projetos?

Sempre que vou aprender algo novo, me deparo com um obstáculo que me incomoda, as "configurações do projeto".
Por isso, venho aqui para obter ajuda sobre isso. Não sei se existe uma estratégia ou é somente minha mente incomodada com isso.
Quando vou aprender novas tecnologias, me esbarro nas configurações, o meu sonho seria só escrever o código e me preocupar com a lógica, algoritmos e estruturas de dados. Mas infelizmente não é assim, "um mar de rosas".
Quando parto para os arquivos de configurações, como config, gradle, .env, .cfg, etc me deparo com uma enorme incerteza, raro os aquivos que especificam cada variável ou pelo menos o conjunto. Sinto que passo horas e horas lendo documentação, mas a maioria do que lí, não importaria para o meu projeto de estudos ou eram avançados demais para quem está iniciando.
Mas meu cérebro sempre martelando, me dizendo... "Não vai deixar configurações que atrapalhem no desempenho." ou ainda pior, "Não vai deixar brechas de segurança por falta de configurações."
No último ano da minha faculdade de Ciência da Computação, passei por esse perrengue na disciplina de Multimídias. Onde no meu projeto Android eu teria que usar uma biblioteca open-source de Realidade Aumentada (AR), mas que estava descontinuada desde o Android 5, e eu tentando usar no Android 9 (versão do meu smartphone), e depois de um dia inteiro e uma manhã, lendo fóruns e tutoriais como configurar o Gradle para compilar com a versão 9 do Android sem nenhum sucesso. Desisti e resolvi voltar a versão do projeto do Android 9 para o 5.

Depois dessa longa explicação...
Como vocês estudam sobre configurações de projeto? (sendo que o foco é aprender a tecnologia).
A vontade que tenho é copiar uma configuração feita na internet e colar; se não der erro, nunca mais abrir o arquivo de configuração. Kkkkk...
Me sinto frustrado lendo a documentação sobre configurações, sendo que 95% do que li, não me foi útil.

Vocês têm um "caminho dos tijolos de ouro" para resolver isso. Ou é um problema inerente a todos os programadores que não são DevOps?

Carregando publicação patrocinada...
1

Eu não sei se entendi sua pergunta, mas eu pelo menos só configuro alguma coisa quando é necessário.

Por exemplo, para testes eu uso o Vitest em projetos com Node, só vou configurar algo do Vitest quando for tiver a necessidade disso, como o mapeamento dos paths.

Configurações relacionadas ao build, só quando chegar no momento de fazer o primeiro build.

E por aí vai.

Não fico me prendendo a configurar alguma coisa antes de ter necessidade para isso.
Porém, não programo em Java, talvez seja por isso que não sinto essa necessidade.