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Atenção: esse texto baseia-se única e exclusivamente na minha visão pessoal.

Olá, seu post mostra um ponto de vista interessante (ainda que eu discorde respeitosamente em alguns níveis de suas opiniões, certamente é um ponto de vista que nos faz pensar a respeito).
Os comentários deste post são igualmente interessantes com opiniões e complementações que certamente enriquecem o seu ponto de vista.

Sem querer entrar na discussão matematica/programação (talvez em uma outra hora), a visão sobre abordagem educacional (o ensino no país) me chamou um pouco mais de atenção no momento. No post vc inicia esclarecendo que se trata apenas de sua opinião (algo bastante importante no debate de ideias, particularmente acredito que o compartilhamento de opiniões é o que faz o debate evoluir).

Atenção: esse texto baseia-se única e exclusivamente na minha opinião e visão de mundo.

Você utilizou um "argumento" para se posicionar e talvez respaldar sua opinião.

Sou professor mestre em Educação Matemática e programo por hobbie e paixão.

Não sei se opiniões devem ser respaldadas para além de sua lógica ou sentido factual, digo isso, pois sem conhecer seu desempenho ou trabalho de fato, ser professor e mestre em educação matemática pode não representar muita coisa. Vimos isso em momentos recentes de grande repercusão em que supostamamente grandes especilistas (respaldados pelos seus títulos e posições) disseminavam opiniões controversas e em vários níveis erradas e até prejudiciais para outras pessoas. Mas eram tidos como autoridades no assunto apenas por possuirem esses tais "títulos e posições".

Estando inserido no sistema educacional do país acabei percebendo que em grande parte os "formadores" não me parecem ter conhecimento suficiente para atuarem como tal (ainda que estejam em posições elevadas e/ou possuam os tais títulos acadêmicos).

Me parece que muitas vezes o "conhecimento" (ainda que completamente equivocado) é aceito como verdade absoluta não pelo seu conteúdo em si, mas pelo seus disseminadores.

Os conhecimentos formais no país me parece abaixo do necessário para permitir uma evolução educacional consistente, as políticas públicas de educação são no mínimo incoerentes e certamten há bastante tempo o sistema educaciona vem sendo sistematicamente desestabilizado (talvez intencionamente), o que não consigo identenficar com certeza é se essa desestruturação do sistema causa o nível de conhecimento precário dos seus formadores ou o contrário.

Obs: quaisquer críticas contida no texto não são direcionadas ao autor ou qualquer participante desta conversa.

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