Essa ilusão de que ter um site é ter uma empresa é bastante comum. A realidade é bem diferente.
Na prática, para o seu site dar uma lucratividade que se compare mesmo aos empregos menos remunerados, ele tem de ter um gigantesco tráfego. Tráfego gigantesco requer recursos gigantescos. Uma nuvem de servidores de dados, servidores de aplicação, servidores de API, load balancers, servidores de bancos de dados... Se você não tem tudo isso e acha que vai hospedar tudo em um VPS só e ele vai suportar o tráfego necessário para te dar lucro, talvez seja melhor rever seus conceitos.
Todos os dias aparecem pessoas com essa sua ideia. Basta visitar sites como o Workana e o 99Freelas que você vai encontrar pessoas com essa visão.
Alguém aqui pode me fazer uma clone do iFood / Uber / qualquer-app-de-sucesso?
Em geral eu fico pensando "Será que essa pessoa faz alguma ideia da estrutura que existe por trás desses aplicativos? Do tamanho da equipe de desenvolvimento e manutenção? Das ferramentas necessárias para monitorar tudo e alertar se houver um problema em qualquer ponto do sistema?"
Outro dia um cidadão me mandou mensagem dizendo que queria construir uma rede social de relacionamentos, nos moldes do Baddo, que é propriedade da Meta, como o Facebook e o Whatsapp. Pedi que ele me escrevesse os requisitos e ele disse, entre outras coisas, que queria fornecer um live-chat de vídeo para todos os usuários. Então eu fiz uma pesquisa rápida de custo de servidores de atreaming e mandei para ele, com uma tabela relacionando (a grosso modo) quantos servidores eles precisaria para suportar cada 1000 usuários online, caso todos resolvessem conversar ao mesmo tempo. Ele quase teve um ataque!
E tem mais... Você tem de sustentar esse tipo de estrutura por um bom tempo antes que ela sustente você! A pessoa que acha que coloca-se um site no ar na segunda-feira e na quarta-feira já está tendo lucros é completamente estúpida. Leva um bocado de tempo para que o seu site seja descoberto, caia nas graças das pessoas e se torne viral. No caso de tudo isso vir a acontecer, claro. Porque é sempre possível que as pessoas simplesmente não se interessem, que não dê certo.
E para tornar viral o seu site/app, você precisa de publicidade. E isso, meu caro, custa CARO. Caro mesmo! Bolar uma campanha, contratar uma empresa especializada, contratar pessoas... Se você tem dinheiro para isso, ótimo! Se não tem e acha que fazer tudo você mesmo vai dar certo, o mais provável é que você acabe sendo mais um dos milhões de fracassos que saem do ar todos os dias. Lembre que no LinkedIn só se contam os cases de sucesso. Mas para cada case de sucesso há um milhão de cases de fracasso que ninguém conta.
E essa história de "da para fazer tudo sem largar o emprego" é outra furada. Dá sim, se você tem dinheiro para manter pessoas trabalhando para você. Mas se fosse esse o caso, nem de emprego você precisaria, não é mesmo? Se você precisa salar 8 horas por dia, 30 dias por mês, para pagar as contas, você não tem grana para ter uma equipe. E não vai conseguir passar 16-20 horas acordado todos os dias. E quando você estiver trabalhando e um servidor de API cair? Quem vai consertar para você, sem equipe? E você não pode deixar fora do ar, senão seus usuários ficam insatisfeitos e vão embora. E lembre... você já gastou uma fortuna em publicidade para atrai-los!
Não, não é tão simples. Procura o SEBRAE e faz um curso de empreendedorismo, como o EMPRETEC, antes de largar seu emprego para "perseguir seus sonho". Descubra se você tem os requisitos para ser um empreendedor. Se não fizer isso, o mais provável é que seu sonho vire um imenso pesadelo.