Executando verificação de segurança...
4

Quão próximo estamos de um Jarvis com as IAs e os MCPs

Olá, sou um dev saindo de iniciante e começando a trilhar meu caminho nesse mundo de tecnologia. Enquanto eu tava pesquisando sobre MCP e quais são as qualidades dela, eu acabei me deparando em um vídeo onde a pessoa explicava quais seriam as funcionalidades e as qualidades do MPC. E uma coisa que muita gente ta comentando é sobre as ondas das IAs e que essa seria a terceira onda. O que acho que pode ser verdade, de certo modo.

Entretanto, ele comentou que a quarta onda poderia ser um Jarvis, onde uma IA poderia interagir com diversas sistemas diferentes com apenas um único prompt. E queria saber de vocês sobre o que vocês acham?

Carregando publicação patrocinada...
2

Acho que ainda falta muito para um Jarvis, primeiro que o que temos hoje e que chamamos de "Inteligência" nada mais é que uma função complexa, ela é executada recebendo props (prompt do usuário), aplica muita lógica baseada em dados e faz um return de uma string que os pesos julgaram ser relevante, só isso. Uma inteligencia como Jarvis e que interage com diversos sistemas tem a capacidade de decidir o que é relevante e então toma uma ação de acordo, se tentassemos fazer algo similar com a "Inteligência" que temos hoje, ela iria tomar uma ação para cada prompt que receber e que poderia ser conflitante, por exemplo:

  • Sensor interno da casa avisando que ar não está com qualidade ideal: IA decide abrir janela
  • Sensor externo da casa avisando que foi detectada fumaça: IA decide fechar janela

Essa situação provavelmente causaria um loop.

Precisariamos criar uma "Inteligência" que recebe todos os promps, junta os que fazem sentido estarem juntos, isole os que não fazem sentido (wifi ficou indisponível), calcule de acordo com as props como deve reagir (se deve ou não abrir janela).

1

Esse momento que vivemos está sendo bem tumultuado, então tem muita especulação, principalmente de quem está ganhando dinheiro com todo esse hype. E como somos escravos do conhecimento, a melhor maneira de não afogarmos entre tantas promessas da IA é lendo bastante sobre o assunto, mas escolhendo fontes confiáveis.

Futurólogos todos somos, então vou dar meu palpite: essa será a última década em que majoritariamente estaremos programando em linguagens de 3ª geração. Próxima década em diante estaremos, na maioria, programando em linguagens de 4ª geração - estas por sua vez irão escrever o código nas linguagens de 3ª geração.

Assinado, Mãe Dinah, Sênior Full-stack...

1

Esse papo já se repetiu muito. Nada vai mudar, não teremos um Jarvis, e tão pouco teremos IA que funciona com um único prompt. Mesmo seres humanos não conseguem fazer muito com apenas uma instrução (depende da pessoa, do contexto, e de outros fatores, então estou generalizando).

Pessoas geram impacto em cima de algo para vender um curso. Nem elas mesmo entendem o que é IA, eu também não. Muita gente acredita que IA é trocação de texto, editor de imagem, ou algo do tipo, em especial o cliente final.

Já que está em seu começo de jornada, vai uma dica valiosa: Não acredite em nada até validar por si mesmo ou até que realmente faça muito sentido algo. Eu mesmo já cai em várias falácias, em especial por aqui. Muitas trends aparecem por ai, mas são apenas exageros, como o SSR que já existia a muito tempo.

IA em especial é o tema mais problemático. Uns juram que será que nem em filmes (o que provavelmente não será), outros nega a sua existência por medo, o famoso dev somente do CRUD, que será substituído em breve. Outros acham que IA irá tomar o lugar dos devs, já outros são mais realistas e mais inteligentes. Não há resposta certa, mas você deve saber discernir entre falácias e veracidades