Como realmente decorar tudo o que precisa ( Metódo da faculdade de medicina )
Sou novo no mundo da programação, mas espero que isto tenha ajudado alguém ^^ !
Contexto
Até pouco tempo atrás estava fazendo meu segundo ano de medicina. Havia algumas máterias obrigatórias que nínguem dava a mínima. Uma delas se chamava introdução a metodologia da medicina, que era dada por um fucking professor de 80 anos que tinha doutorado até em lavar louça. Bem, sua aula começou e só restaram uns 8 alunos na sua sala. Mas o que estes alunos que deixaram a sala não sabiam, é que eles perderam a palestra do sr miyagi, que mudou todo o meu ponto de vista do que era estudar. Seguindo o que o velho me disse eu consegui meu primeiro 100 em medicina, em antropologia onde tinha a tarefa pequena de decorar 116 NOMES DOS MÉDICOS MAIS IMPORTANTES DA HISTÓRIA Vou colocar o contéudo da palestra aqui e tentar mostrar até onde isto se aplica ao estudo de programação.
Já de adendo, diria que todas as faculdades em sí requerém um pouco de algo específico de você, como por exemplo marketing exigir criatividade. A medicina em sí requer muita memória, a sensação de ir dormir com a cabeça quente, se sentindo que você tem um tornado na sua cabeça. Já a programação em sí requer muita lógica (como já devem ter ouvido e sabem)
Os 4 pontos que dominados farão com que vocês decorem o que quiser
- Descobrir o significado de cada palavra
- Misturar áreas do seu cérebro
- Fixação a longo prazo
- Visualizar
Agora vamos começar explicar os pontos e relacionar com a programação em sí.
- Descobrir o significado de cada palavra
Na medicina ainda mais no começo, você cai em universo de termos que você não conhece, em que o livro cita algo, que se relaciona com outra coisa, que se relaciona com outra coisa, e você já tava perdido no título.
Então a solução para isto sempre é : Achou alguma palavra que não tem a mínima ideia do que significa ?
Pare tudo e vá entender.
Palavras geram contexto, deixar de entender uma só, pode mudar total o sentido do que o autor queria dizer.
Na programação não é muito diferente, ao primeiro contato com o mundo eu cai escutando coisas estranhas como IDE, API, FRAMEWORK, entre tantas outras. Procurem sempre achar a palavra que vocês não entendam, mesmo que seja um framework de uma outra área da programação que você nunca vai usar. O que custa você saber isto ?
- Misturar áreas do seu cérebro
Tentando deixar este tópico pequeno na medida do possível.
Seu cérebro possuí muitas áreas e cada uma delas tem uma função específica, e algum registro de informação específico. Quanto mais áreas você usar do seu cérebro melhor. Vou explicar.
Como você que provavelmente nem lembra o que comeu semana passada, mas se lembra da música meteoro da paixão do luan santana, de 2009?
te dei o sol te dei o mar para ganhar seu coração
Ou como você se lembra daquele momento de felicidade do primeiro beijo como se fosse ontem ?
Ou se você é um sadboy, como se lembra daquele coração partido que até hoje você não superou (SUPERA ELA JOÃO, ISTO ACONTECEU EM 2016).
isto se dá porque foram momentos em que muitas áreas do seu cérebro estavam ativadas, emoção, música, exercício, comunicação etc.
Ao tentar decorar um conteúdo, não apenas leia seu livro de novo e de novo e de novo, isto não vai ajudar muito.
Procure ler em voz alta, se possível ande pela casa lendo seus resumos, mexendo seu corpo, ativando mais do que só a leitura da sua mente. Escute alguma música de fundo para ativar seu cérebrozinho. Entenda, quanto mais áreas você poder estimular no seu cérebro, mais possível do contéudo se fixar na sua cabeça. Eu particularmente quando preciso decorar algo, ando em círculos pela casa, falando em voz alta.
- Fixação ao longo prazo
Creio que alguém aqui no tabnews já falou sobre isto, mas mesmo assim eu vou dar uma reforçada
Nosso cérebro é dividido entre as informações de curto prazo e de longo prazo. Tudo o que você aprende passa primeiro pelo curto prazo até chegar ao longo.
O seu cérebro só coloca informações no longo prazo, caso ele achar aquela informação relevante para você.
"Mas como ele vai achar algo relevante para mim ?",
Simples, através da insistencia. Você o tempo todo está recebendo informações e a maior parte delas são desnecessarias, (Como a cor do vestido da sua chefe) você não precisa reter estas informações, porém se ela começar usar aquele vestido todos os dias, eu te garanto que você ao lembrar dela vai pensar naquele vestido.
Então como que você quer que uma informação que você só estudou uma vez seja reconhecida pelo seu cérebro como importante ?
A curva de repetição em sí é o intervalo em que seu cérebro esquece as informações. Esta teoria indica que o contéudo que você estudou hoje precisa ser estudado no dia 1,2,7 e 30 pós ter estudado.
para mais informações : https://guairaca.com.br/prudentopolis/2018/09/10/a-curva-do-esquecimento-a-repeticao-espacada-e-uma-solucao-tecnologica-por-denis-veiga/
- Visualizar
Em algum momento na sua vida, quando algum professor te disse que você tinha que decorar o conteúdo, você se deparou com uma lista com uma quantidade intermináveis de tópicos, subtópicos e explicações do que cada uma das sentenças faziam ? Se sim, deve lembrar de tão desesperador foi.
O primeiro passo é dar um rosto aos seus demónios (É difíci lembrar dos nomes de uma lista de convidados sem conhece-los, mas e se fosse da sua família ? Ao pensar nos nomes você sempre irá visualizar um pouco do rosto deles). Na medicina era assim, para decorar partes do corpo, doenças entre outros. Porém, eu que sou um pouco abobado, para decorar o nome dos 116 médicos eu usava trocadilhos, ex :d'acquapendente (eu coloquei uma seca trocadilho com agua pendente o cara é muito bom, eu to ligado). Na programação em sí você não necessariamente vai ver tantos nomes, porém se eu pudesse relacionar eu diria para aplicar isto no seu dia a dia. Como por exemplo, olhar para criações prontas, ou até problemas cotidianos e sozinho pensar como seria para eu arrumar isto em código ? Tenha um terminal na sua cabeça.
Bem foi isto pessoal, espero realmente ter ajudado alguém, qualquer erro de digitação ou até o humor besta tentem relevar. Gracias muchachos !