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Minha história construindo um SaaS de timesheet em uma década

Gastei 8h35m produzindo este conteúdo – cronometrado via rabbiit.com.

Em 2012, criei um software simples de timesheet para um escritório de advocacia. Era um freelance para ganhar um dinheiro extra. Desenvolvi o sistema em três meses, nos meus horários vagos.

A equipe de sócios elogiou muito a ferramenta e a indicou para dois outros escritórios. Até viajei para outro estado para instalar o software para um dos novo clientes. ✈

Então, a pulga do empreendedorismo me mordeu.

"Será que isso poderia virar um negócio?"

Foi quando participei de um programa de aceleradora de startups. Montei um Business Model Canvas, fiz pesquisas quantitativas e entrevistei potenciais clientes.

Descobri que havia uma demanda em setores de tecnologia, engenharia, arquitetura, consultoria e outros. Fiquei surpreso. Vários setores buscando um timesheet melhor e pessoas interessadas em pagar.

Em 2013, decidi largar meu emprego para me arriscar nesse novo negócio. Sozinho e com uma reserva financeira para poucos meses.

Comecei a criar um novo software do zero para esse novo negócio.

Após três meses, lancei a primeira versão do Rabbiit – uma ferramenta focada no controle de tempo, com funcionalidades de gestão de projetos e equipes. Um SaaS (software como serviço) com assinatura e na nuvem.

Resultado: zero assinantes e eu quebrado.

Para ser sincero, a primeira versão do produto era feio, difícil de usar e eu não sabia nada de marketing para fazer um lançamento.

Somente 16 meses depois consegui o primeiro cliente através do meu network.

A partir desse dia, tive a oportunidade de aprender muito com cada novo cliente. Compreendi os processos e modelos de gestão de dentro para fora. Entendendo a rotina dos meus clientes, consegui evoluir para entregar uma ferramenta que traz resultados efetivos para as equipes.

Até 2022, prestei consultorias para pagar as contas.

Hoje me dedico totalmente ao Rabbiit e chegando perto de 100 clientes pagantes.

Principais lições

Não largue seu emprego, a menos que seu negócio já pague suas contas. Construir um SaaS leva tempo e exige investimento.

Fazer marketing é tão importante quanto fazer código. Aprenda marketing desde o dia 1, antes mesmo de ter um produto.

Interesse de compra não é validação. Pessoas tirando dinheiro do bolso e te pagando é validação de verdade. Alias, quem dá aula de validação é o Tiago Costa do @construindoumastartup. Ele lança a ideia de produto pros seguidores dele, quem tiver interesse faz um pix garantindo um desconto na mensalidade.

Ouvir seus primeiros clientes é o mais importante. Dê seu whatsapp pessoal, faça reuniões cara a cara e observe como eles usam seu software.

Não desista e não se compare. Na internet vemos como fulano gênio fez milhões da noite para o dia. A maioria está está tentando, falhando e aprendendo, mas não aparece na mídia.

PS. Esse foi meu primeiro conteúdo autoral e realmente demorei +8h. Acabei de criar um canal no instagram para falar sobre os bastidores, ainda está vazio 😅... mas se você achou esse conteúdo interessante ou quiser me dar uma força me segue lá.

insta @fundadordesaas

link do saas: www.rabbiit.com

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