Executando verificação de segurança...
-1

A VERDADE sobre a bolha do Saas e micro-Saas!

Vocês já pararam para pensa o motivo dessa bolha de saas que esta acontecendo na área de programação? eu parei para pensa e cheguei uma conclusão que parece muito plausível, e provavelmente vai fazer sentido para vocês também.
VENDA DE CURSO kkkkk, brincadeiras a parte, mais em partes. Vi algumas postagens no linkedin que me assustou um pouco sobre esta ocorrendo um possível layoff silencioso, algumas pessoas perdendo o emprego, mas alguns não vai demorar a conseguir outro, principalmente quem tem muitas experiencia, mas o que acontece com os que não tem muita? a dificuldade vem, sem fala o saturação na área por vários motivos, como vendedores de sonho(cursos), tem ate uma menina (não vou citar nome) que tem um canal no YouTube que diz ela que abandonou medicina e virou programadora, porem o conteude dela so fala de descontos em cursos e até de faculdades. A bolha da IA tambem trouxe muitas pessoas migrando para area de TI, ou tentando entrar para área de TI com medo de perder seus empregos para as IAs. Conheço uma moça que trabalha na Unicesumar na minha cidade(Maringa/PR) ela disse que faculdade de TI e oque mais ta sendo procurado. Mas oque os Saas tem haver com isso tudo? alguns programadores com difuldade para entrar ou ate recolocar no mercado esta optando por tentar ter o seu proprio sistema(saas) para não ter a necessidade de abandonar a programação, alguns tambem esta cansado, de ficar até o fim do projeto, depois que o projeto acabar é dispensado e temque ir atrás de outro, e sai sem nenhum dinheiro ate porque a maioria e PJ. Ai que a maioria esta optando por ter seus proprio sistema, porem essa bolha ja esta para estourar, quando você abre o YouTube e bizarro o tanto de videos sobre como criar o seus saas, ideias para saas, como escalar seu saas... e na maioria deles no meio do video a pessoa manda um ADS "No meu curso de saas do 0 a 50k eu ensino passo a passo", ja saturaram as vagas agora vai saturar os Saas, e quanto mais saas tiver mais opções de preços o mercado vai ter, assim causando um efeito de oferta e demanda. Então quem vai tentar viver de Saas vai temque ter varios para se manter, e da conta de dar manutenção em todos eles. Enfim os vendedores de cursos piramideiros esta acabando com o mercado, e não e so programação, existe varias outras áreas sendo saturada por eles, onde esta o XANDÃO esssas hrs? kkkkk....

Carregando publicação patrocinada...
7

Consertando...

Vocês já pararam para pensa o motivo dessa bolha de saas que esta acontecendo na área de programação? eu parei para pensa e cheguei uma conclusão que parece muito plausível, e provavelmente vai fazer sentido para vocês também.

VENDA DE CURSO kkkkk, brincadeiras a parte, mais em partes.

Vi algumas postagens no linkedin que me assustou um pouco sobre esta ocorrendo um possível layoff silencioso, algumas pessoas perdendo o emprego, mas alguns não vai demorar a conseguir outro, principalmente quem tem muitas experiencia, mas o que acontece com os que não tem muita? a dificuldade vem, sem fala o saturação na área por vários motivos, como vendedores de sonho(cursos), tem ate uma menina (não vou citar nome) que tem um canal no YouTube que diz ela que abandonou medicina e virou programadora, porem o conteude dela so fala de descontos em cursos e até de faculdades.

A bolha da IA tambem trouxe muitas pessoas migrando para area de TI, ou tentando entrar para área de TI com medo de perder seus empregos para as IAs.

Conheço uma moça que trabalha na Unicesumar na minha cidade(Maringa/PR) ela disse que faculdade de TI e oque mais ta sendo procurado.

Mas oque os Saas tem haver com isso tudo? alguns programadores com difuldade para entrar ou ate recolocar no mercado esta optando por tentar ter o seu proprio sistema(saas) para não ter a necessidade de abandonar a programação, alguns tambem esta cansado, de ficar até o fim do projeto, depois que o projeto acabar é dispensado e temque ir atrás de outro, e sai sem nenhum dinheiro ate porque a maioria e PJ.

Ai que a maioria esta optando por ter seus proprio sistema, porem essa bolha ja esta para estourar, quando você abre o YouTube e bizarro o tanto de videos sobre como criar o seus saas, ideias para saas, como escalar seu saas... e na maioria deles no meio do video a pessoa manda um ADS "No meu curso de saas do 0 a 50k eu ensino passo a passo", ja saturaram as vagas agora vai saturar os Saas, e quanto mais saas tiver mais opções de preços o mercado vai ter, assim causando um efeito de oferta e demanda.

Então quem vai tentar viver de Saas vai temque ter varios para se manter, e da conta de dar manutenção em todos eles.

Enfim os vendedores de cursos piramideiros esta acabando com o mercado, e não e so programação, existe varias outras áreas sendo saturada por eles, onde esta o XANDÃO esssas hrs? kkkkk....

1
4
3

Acho que essa hype não tem muita relação com o grosso do mercado.
Quem ganha dinheiro de verdade com SaaS está quieto e geralmente não desperta interesse de nenhuma comunidade, nem dos devs e nem dos marketeiros, pois são produtos "chatos" de B2B como CRM de nicho, gerenciador para e-commerce e afins, mas são esses que de fato movimentam dinheiro.

A hype que vejo está em torno de produtos B2C, impulsionados por viralização (ou tentativa de) e sem muito valor agregado. Nada que incomode os players do B2B.

2

Isso é um hype, que acabará muito em breve. Manter um SASS é complicado, monetariamente e principalmente, pelo tempo investido na programação. A maioria não passam do primeiro ano, isso quando dá certo. Já ví posts aqui, de pessoas vendendo seus SASS, pois perceberam que não é tão fácil encontrar clientes, tão pouco, fidelizalos.
É como uma paixão de verão, uma hora a ficha cai, e o amor acaba. E nesse momento, a única forma de rentabilizar a ferramenta, é vendendo-a.

Se vocês fizerem uma breve pesquisa, certamente verão vários anúncios de sass a venda, prometendo lucrabilidade.

Infelizmente a inclusão digital trouxe os "expertões" para o mundo da T.I, e consequentemente, todo mundo se acha inteligente o suficiente pra criar algo.

Mas vivemos em mundo, com bilhões de pessoas, cada uma tentando criar algo. Daqui em diante será isto, pra pior.

1

Bom ponto sobre a venda de cursos de criação de SaaS, que está virando o novo "day trade" ou "dropshipping". Estão vendendo a ideia de que é "fácil" criar um SaaS, sem que as pessoas tenham o mínimo de noção de como um simples site funciona por trás dos panos, kkkkk. As pessoas que caem nessa armadilha muitas vezes não têm, nem de longe, o conhecimento técnico necessário para desenvolver um SaaS.

2

verdade cara, to uns 3 4 mes fazendo um nas horas vagas antes desse hype todo de saas e tem mt coisa ainda, to quase pegando alguns dev sem experiência q aceita como trabalho voluntário como experiência mais tenho medo d me atrapalhar mais doq ajudar, a meta era lançar fim do ano mais acho q nao vai da bom, pelo menos se demorar passa esse hype

1
0
1

Alguns pontos importantes. Passou a impressão de que nao sabe muito bem como desenvolver. Hoje, principalmente no Brasil, se voce desenvolver sem proteger de forma extremamente consistênte os dados do seu cliente, e muito além, dos clientes dele e vazar você sera responsável criminalmente e na esfera civil. E se tiver brecha vai vazar dados. Uma equipe inexperiente vai cometer erros. 100% dos países sérios também possuem leis rígidas sobre proteção de dados pessoais, assim como a lgpd do Brasil. E partinypela ideiada experiência, voce pode perderseua bens de uma hora para outra contratando alguém sem salário, alémde ser crime. Segundo, se for CRM ou ERP já tem grande chance de nascer com problemas pois existem gigantes consolidados a preço de banana. Até o Mercado Livre entrou no páreo. Pra você gerar um emissor de notas fiscais no Brasil, que sirva para todos os estados vai levar anos, e depois vai precisar de equipe para manutenção diária de tudo isso. Sem emissão de notas integradas não irá vender. E não, não da ora você usar um Gateway para isso de forma eficaz e principalmente, viável financeiramente. Criar um SaaS rentável é uma das tarefas mais complicadas que executamos aqui, começando pela ideia que precisa ser atrativa, pelo desenvolvimento técnico, segurança, custo elevado da infraestrutura de qualidade, custo do atendimento, suporte e por aí vai.

1

Emitir nota, segurança de dados, isso é o de menos. BO mesmo e vender, ter dinheiro pro marketing, publicidade esssas coisas. Sempre tive esse pensamento de trabalhar por conta, todas empresas q eu trabalhei inclusive a que eu estou, tento apreender o máximo possível int esses dois pontos nao seria o problema, nao e nada que nao posso perguntar pra algumas pessoas mais experientes que eu. Mas a venda, essa parte é ruim.

1

São coisas importantes realmente, você tem razão, sem venda não tem SaaS. Mas em todos os meus projetos a segurança vem em primeiro lugar, não há como pensar em algo diferente disso. Vender um software potencialmente inseguro vai além de colocar o desenvolvedor em risco potencial, vai colocar os clientes de nossos clientes. Um vazamento de dados hoje, encerra as atividades de uma pequena empresa e pode condenar criminalmente o responsável pelo sistema. Hoje em dia, os pequenos são punidos muito mais rapidamento do que os grandes. Sem contar o problema que uma pessoa pode sofrer tendo seus dados expostos. Estamos em dias diferentes, esse tipo de coisa não pode ficar mitigado de forma alguma, ele precisa ser o core do desenvolvimento, não da pra fazer depois. Um projeto bem elaborado permite um MVP bem desenvolvido, seguro, esse é o primeiro passo, segundo uma infra de qualidade, nao adianta criar um Ferrari e hospedar no 5 dolares, tereceiro, ai sim, marketing, vendas. Voce pode lançar e conseguir milhares de assinaturas, mas se o sistema nao entregar qualidade você não vai reter nenhuma.

Fato é, programar é caro, marketing mais ainda e por falta de verba é que muitos projetos de SaaS nem chegam a faturar nada durante sua vida.

Enfim, deixo aqui apenas alguns pitacos de intromissão no projeto dos outros.. :)

Desejo boa sorte e sucesso!

1

Nao existe bolha do SaaS, e sim da venda de curso novamente, só mudaram o assunto. É impossível criar e manter um SaaS rentável e seguro sem o conhecimento consolidado em desenvolvimento, segurança e principalmente, marketing. Apenas 50 clientes já vão estressar o atendimento. Suporte, correções e sem falar a infra. Vi gente vendendo a 5 dólares por mês, nao tem como mante. Iniciante imagina que servidores de 10 dólares podem rodar um SaaS com milhares de clientes mas isso nao chega nem perto da realidade para produtos rentáveis e de sucesso.

1

Muito boa essa troca de informações e diálogo sobre esssa questão da "bolha".

Só um detalhe acho que não foi mencionado é que, independente de visões favoráveis ou não, um outro fenômeno que está andando de braços dados com essa "bolha", é a recente explosão de ferramentas Low/NoCode.

Essas ferramentas empoderaram desenvolvedores e leigos de todas as origens e stacks, entregando resultados com alta produtividade.

Esse seria outro assunto pra mais conversa, mas vou só mencionar rapidamente a experiência aqui onde trabalho, uma fábrica de software de tamanho médio, onde o "core business" continua sendo desenvolvimento "high-code", ou seja, processo tradicional, mas cada vez mais, por pressão do mercado, dos clientes e até dos concorrentes, alguns projetos já tem sido conduzidos ocm esse tipo de ferramenta, com sucesso.

Essas ferramentas já existem há algum tempo, mas recentemente chegaram a um nível "estado-da-arte" que está turbinando, não só a "bolha" SaaS, mas também muitas startup's sérias por aí.

Só para referência, seguem dois exemplos, sem merchandising nem qualquer relação com cursos, onde vocês podem verificar direto nas plataformas um pouco do que falei acima, ambas foram utilizadas em clientes específicos aqui no trabalho, como disse, com ótimos resultados, e aí, não posso deixar de concordar que juntaram a fome com a vontade de comer do SaaS:

Bubble (NoCode): https://bubble.io/
FlutterFlow (LowCode): https://www.flutterflow.io/

Dêem uma olhada sem pré-conceitos e sem muita empolgação, sem viés, e como estas duas existem muitas outras. Rebatam, critique e comentem à vontade, mas espero ter contribuída para esta importante discussão.