Precisamos nos lembrar que o mito do "dev que ficou rico" foi criado na década passada, junto com a bolha das startups. De fato, foi uma época que com relativamente pouco esforco, você entrava como jr em uma startup e saia poucos anos depois com ações dela.
Compare isso com os 20 anos levados entre entrar em um curso de medicina e ter sucesso no consultório que você abriu (o que é um privilégio quase inacessível para quase todo mundo) e o "mito do dev rico" está pronto.
O problema é que a bolha estourou.
Não têm mais venture capital despejando milhões em qualquer empresa que não passe de um crud mal feito que promete levar a uberização para outras áreas. Não tem mais Google, Meta e outras FAANG jogando milhões na mesa por qualquer startup wue pareça promissora.
O dinheiro sumiu, secou. Logo, essa jornada do Dev está mais lenta, mais difícil, mais realista, mais condizente com a jornada do médico que citei no inicio do texto, e com a jornada de qualquer outro trabalhador.
Se alguém ainda está pensando que o mundo dev é uma estrada livre para o mundo dos ricos, precisa se informar melhor sobre como anda o mundo dos negócios em tecnologia. Porque ainda existem os coaches vendedores de curso prometendo te levar do "zero to hero" em seis meses, apenas criando componente react. E ainda tem trouxa caindo.
Vejo gente confabulando onde vai investir o dinheiro que ainda não ganhou e nem vai ganhar com programação. É triste ver gente iludida.