Achava que Sabia Tudo: A Queda de um Dev Exausto!
A minha ruína
No início da minha carreira, eu achava que era algum tipo de super-herói. "Já tinha resolvido problemas muito complexos", ou pelo menos era o que eu pensava.
Um bom começo
Meu começo foi um pouco sofrido: único dev em uma empresa, tive que aprender a me virar com análise de requisitos, design, arquitetura, entre outras coisas. Isso não foi ruim, muito pelo contrário, foi um dos períodos em que mais aprendi. É aquele ditado: a dor ensina — e ensina mesmo.
Tempo maluco
O problema foi achar que, depois disso, eu já sabia muita coisa, haha. Aquele velho ego de júnior... Trabalhei por anos como um maluco, virando noites e finais de semana para adiantar tarefas, achando que estava "ajudando a empresa" e, ao mesmo tempo, "mostrando serviço".
Terrível Ego
Na época, eu pensava que sistemas mais "legados" eram todos ruins e, na minha visão, tudo deveria ser refeito com o mais alto nível arquitetural, as melhores práticas possíveis e tecnologias mais novas. (Como alguém pode se dizer sênior e fazer algo tão simples e "mal feito"?, eu pensava.)
Uma reviravolta
Porém, com o passar dos anos, fui percebendo o quão errado eu estava e quantas cag@d@s eu deixei pelo caminho. Nesse meio tempo, acabei tendo um burnout, o que também me trouxe outras lições valiosas.
Conselhos para iniciantes:
-
Você não sabe nada. Na linha do tempo de dev, imagine que você ainda é uma ameba (sem ofensa).
-
Não tente abraçar o mundo:
-
No começo, foque em uma única tecnologia (seu "hello world" em 5 linguagens diferentes não serve pra nada).
-
Não pegue muitas tasks de uma vez (duas entregas de qualidade são melhores do que 6 bombas para o sênior ou pleno resolverem).
-
Evite trabalho extra. Nos fins de semana e feriados, curta sua vida, estude. "As tarefas urgentes" podem ser resolvidas no tempo certo (Você definitivamente não vai querer passar por um burnout, confie em mim).
-
-
Ouça os conselhos dos devs mais experientes. Mesmo que não concorde, tente refletir sobre eles.
-
Sempre prefira soluções mais simples às mais complexas.
-
Você vai errar muito. E tá tudo bem. Os erros vão te ensinar a ser melhor.
E você? Passou por algum problema semelhante? Tem algum conselho para deixar para os iniciantes?