Executando verificação de segurança...
2

🐧Como fazer instalação do Linux Manjaro e ter um Dual boot com WINDOWS 11.

Estou usando o Linux Manjaro a mais ou menos 1 mês como ambiente de desenvolvimento e estou gostando bastante do OS, é minha primeira vez usando Linux e estou aos poucos aprendendo mais sobre o mundo Linux e resolvi fazer esse tutorial para quem quiser experimenter também.

🔠 Uma breve descrição do Manjaro antes de inciar:

O Manjaro é uma distribuição Linux amigável baseada no sistema operacional Arch desenvolvido independentemente. Dentro da comunidade Linux, o próprio Arch é conhecido por ser uma distribuição excepcionalmente rápida, poderosa e leve que fornece acesso aos mais recentes softwares de ponta e de ponta. No entanto, o Arch também é voltado para usuários mais experientes ou com mentalidade técnica. Como tal, é geralmente considerado fora do alcance daqueles que não possuem o conhecimento técnico (ou persistência) necessário para usá-lo.

Desenvolvido na Áustria, França e Alemanha, o Manjaro oferece todos os benefícios do sistema operacional Arch combinados com foco na facilidade de uso e acessibilidade. O Manjaro segue o Arch Linux e oferece oficialmente apenas uma versão de 64 bits. O Manjaro é adequado tanto para iniciantes quanto para usuários experientes do Linux. Para os recém-chegados, é fornecido um instalador fácil de usar, e o próprio sistema foi projetado para funcionar totalmente 'direto da caixa' com recursos que incluem:

Ambientes de desktop pré-instalados
Gerenciadores de software gráfico pré-instalados para instalar facilmente o software e atualizar seu sistema
Codecs pré-instalados para reproduzir arquivos multimídia


🖥️ Requisitos de sistema recomendados:

Os requisitos de sistema recomendados, em vez dos mínimos, foram fornecidos para garantir que você aproveite ao máximo seu sistema Manjaro. Embora muitas distribuições listem as especificações mínimas necessárias para rodar, não seria uma experiência particularmente divertida ou útil usá-las! Como tal, recomenda-se ter pelo menos:

Um gigabyte (GB) de memória
Trinta gigabytes (GB) de espaço no disco rígido
Um processador de um gigahertz (GHz)
Uma placa gráfica de alta definição (HD) e um monitor
Uma conexão de internet banda larga


💾 O primeiro passo é reservar um espaço em seu HD/SSD para a instalação do Manjaro, você pode criar uma partição em seu HD/SSD existente ou usar um separado somente para o Manjaro, que é a melhor opção, mas no meu caso como só tenho um SSD que já está meu Windows 11 resolvi criar uma partição em meu HD externo para instalação do Manjaro.

O recomendado é no mínimo 30 GB para um bom desempenho do sistema, no meu caso eu fiz uma partição de 60 GB para ter um pouco de espaço extra, mas você pode escolher a quantidade de espaço que achar melhor ou que tiver disponível, não sendo menor do que 30 GB.


💽 Agora é só baixar a distro com a GUI desejada no site https://manjaro.org/download/ para podermos fazer um pendrive de Boot com a imagem do Manjaro. Eu optei pela GUI GNOME DESKTOP que acho mais confortável de usar, mas escolha a que desejar.

Para criar a ISO bootavel do OS você precisa de um Pendrive de 8 GBs ou mais, e utilizar o programa https://www.balena.io/etcher para gravar a ISO do Manjaro nele.

Basta plugar o Pendrive no PC e escolher o arquivo da ISO que você baixou e depois selecionar o dispositivo no qual vai gravar a ISO, no caso o Pendrive, e fazer o Flash.
Interface do Etcher


👨‍💻 Após criar seu pendrive de BOOT deixe ele conectado a máquina e reinicie seu PC. Quando estiver na tela de inicialização pressione a tecla para acessar o menu de BOOT ou a BIOS da sua placa mãe, a tecla varia dependendo do fabricante, mas é geralmente mostrada na parte de baixo da tela durante a inicialização do PC qual tecla deve ser pressionada para entrar na BIOS ou menu de BOOT, no meu caso que é uma placa da Gigabyte eu pressiono F12 para entrar no menu de BOOT e DEL para entrar na BIOS, como isso varia muito você pode pesquisar para saber como você deve prosseguir.

Bom, estando no menu de BOOT ou na BIOS, você precisa definir que o BOOT seja feito pelo pendrive que você colocou a ISO do Manjaro, assim, a instalação do sistema sera iniciada.
A partir daqui é bem fácil kkkkk a parte complicada já foi.

Exemplo do meu menu de BOOT da placa Gigabyte, basta escolher o seu Pendrive.
Interface de BOOT


🐧 Agora é a parte de instalação com a interface visual do Manjaro. Após a PC iniciar pelo pendrive você vai se deparar com a tela de instalação do Manjaro, basta apertar em Launch Installer e ir seguindo o passo a passo do instalador, eu vou guiar somente a parte de particionamento do HD/SSD.

Interface de instalação

Chegando na pate de particionamento, escolha seu dispositivo de armazenamento e marque a opção de particionamento manual.

Interface de particionameto

Selecione sua partição ou dispositivo no qual quer instalar o Manjaro e crie a seguinte partição.

Interface de particionameto

E o restante do espaço sera sua partição raiz para o sistema, como sistema de arquivos eu recomendo o BTRFS, mas pode escolher o que preferir, os mais comuns são ext4 e f2fs.

Interface de particionameto

Agora é só seguir com o restante da instalação. Vou deixar esse video do Rikerlinux que pode ajudar caso fique confuso nessa parte. https://www.youtube.com/watch?v=D6ujtDg5W04&t=389s


Instalação completa e é só aproveitar o novo Linux Manjaro agora.

Dicas Extras:

Alterando o tempo de boot automático na tela de seleção do GRUB, assim você tera tempo de selecionar seu Windows na tela de BOOT kkkkkkk https://forum.manjaro.org/t/manjaro-dual-boot-with-windows-a-longer-countdown-timer/81177

Carregando publicação patrocinada...
1

Uma recomendação pessoal pra quem gosta do Manjaro, mas está cansado das mancadas que a equipe de desenvolvimento vem fazendo, recomendo fortemente o EndeavourOS.
O processo basicamente é o mesmo, até mesmo o instalador do EndeavourOS é o mesmo do Manjarno (Calamares).
A última mancada do Manjarno foi quando esqueceram de renovar o certificado SSL, o que fez muita gente simplesmente desconfiar do que estava rolando por trás das cortinas de desenvolvimento. Isso é algo tão simples e tão trivial de ser mudado que chega a dar medo saber que não fizeram isso antes de dar problema.
Se alguém ainda duvida de mim e acha que o Manjaro é apenas um "Arch Linux com instalador" estou aqui para mudar seu pensamento e te fazer entender que o Manjarno é simplesmente uma das piores opções atuais para quem quer algo próximo do Arch Linux.

1

Olá, meus conterrâneos digitais (risos)!

Eu uso o Linux há quase três anos, sou um penguim noob sênior, mais um pouquinho e eu digivoluirei para penguim pleno 01 ...

E com isso, posso dizer que o mundo open-source é fodástico e que nós devíamos dar mais valor a isso, pois as grandes empresas compram do Dev para inovar em seus aparelhos.

E preciso dizer que eu adoro o POP-OS