Uma visão elementar de Arquitetura de Computadores | Parte 3
Organização do Processador 🧠
A CPU é responsável pelo processamento e execução de programas que estão armazenados nela. Ela é dividida em três partes:
- Unidade Central (UC);
- Registradores;
- Unidade Lógica Aritmética (ULA ou UAL);
Podendo ser dividida em duas partes funcionais:
- Unidade Funcional de Controle;
- UC
- Unidade Funcional de Processamento;
- ULA e Registradores
Diagrama de Funcionamento da CPU
Unidade Funcional de Processamento
------- -----------------
| ULA | | Registradores |
---|--- | (RISC e CISC) |
| -----|--------|--
| | |
| | |
==== | ====================== | ====== | =================================
| ------------- | |
|-----| Barramento |-----| |
|-----| Interno |-------|------|--|-----------|O------------|
| ------------- | | | |
| | | | |
| | | | |
==== | ======================== | ======= | ========= | =========== | ====
| | | -----|------ ---------
| | | | B. | | B. |
|----|---------------| --|-- ---|-- | Endereço | | Dados |
| | Decodificador |---| RI |---| CI | -----|------ ----|----
| | de Instruções | ----- ------ REM | RDM |
|----|---------------| | |
| | |
--|--- |------O------| |
| UC |--------------------------------------| Memória O------|
------ | Principal |
|-------------|
Unidade funcional de Controle
- o => significa o fluxo de direção dos dados
- REM => Registro de Endereços Memória
- RDM => Registro de Dados Memória
Unidade Funcional de Processamento
Todo sistema operacional possui uma única função de existência, ou seja, o porquê dele existir e a função para esses sistemas são: entrar com dados, processar dados, saída de dados processados, assim nasce a Unidade Funcional de Processamento.
Logo a UFP, possui algumas operações básicas:
- Operações Aritméticas
- Álgebra Booleana
- Movimentação de Dados entre a CPU e a Memória
ULA
É a parte central da CPU já que é onde as operações lógicas e aritméticas irão ser feitas.
Ela não recebe as instruções diretamente, e sim as instruções são processadas pela UC. Assim que processado, é enviado para a ULA que realiza o que se pede e retorna o resultado.
Registradores
É o tipo de memória que é rápida e com pouco armazenamento.
Sendo que varia em sua função e quantidade de acordo com o modelo do processador.
A maioria dos processadores utilizam a arquitetura baseada em registradores de processos gerais (RISC/CISC):
-
RISC (Reduced Instructions Set Computer):
- Caracterizado pela simplicidade e eficiência nas execuções de instruções (voltado mais para dispositivos que exigem menos processamento como dispositivos móveis e laptops);
-
CISC (Complex Instructions Set Computer):
- Caracterizado por um conjunto de instruções mais complexas e abrangentes (voltado para dispositivos que exigem mais poder de processamentos como desktops e servidores);
Unidade Funcional de Controle
Executa algumas funções:
- Busca de instruções a serem executadas e armazenadas em um registrador da CPU;
- Interpretar as instruções para serem enviadas à ULA
- Gerar sinais de controle, ao interpretar vai gerar um sinal para a ULA dizendo qual das operações devem ser executadas;
Contador de Instruções (CI)
O Contador de Instruções é aquele que vai registrar a contagem para sequenciamento das instruções, ou seja, montar aquela fila de fichas, onde cada ficha possui um número de ordem de chamada para que se possa ter o controle das ordens de instruções.
Registrador de Instruções (RI)
Este Registrador de Instruções possui a função de armazenar a instrução que deve ser executada pela CPU.
Decodificador de Instruções
O RI irá passar uma sequência de bits representando a instrução a ser executada para o Decodificador de Instruções que, por sua vez, irá interpretar essa sequência de bits e relacionar com a operação que deve ser feita. Em seguida, mandar essa instrução já interpretada para a UC, assim ela manda os sinais necessários para a ULA, por exemplo, do que deve ser feito.
- Diagrama de funcionamento RI e Decod. Instruc.
------ _____________ ______
| UC |o----| Decod. |o-----| RI |
------ | Instrução | ------
-------------
RDM e REM
-
RDM (Registrador de Dados em Memória): sendo o registrador que armazena os dados que estão sendo transmitidos da CPU e para a Memória e vice-versa.
-
REM (Registrador de Endereços de Memória): sua função é armazenar o endereço de acesso à memória para que seja necessária a leitura e a escrita de dados.
Ambos os registradores possuem registro temporário dos dados que são gravados neles.
--------------
| Barramento o-----|----------|
| Interno |------| |
-------------- | |
---|--- ---|---
| RDM | | REM |
-----|- ---|---
| |
-o-------o-
| Memória |
-----------
Barramentos 🚍
Barramentos são as interconexões dos componentes computacionais.
Tipos de Barramentos
São divididos em três categorias:
- Estrutura
- Dados
- Endereço
- Controle
- Hierarquia
- Local
- Sistema
- Expansão
Estrutura
É formado por três tipos seguintes de Barreamentos:
CPU MP E/S
| | |
-------------------- Barramento Dados
| | |
-------------------- Barramento Endereços
| | |
-------------------- Barramento Controle
Barramento de Dados
Esse barramento interliga o RDM (Registrador de Dados em Memória) com a memória principal, para a transferência de instruções ou dados a serem executados.
Sendo um barramento bidirecional:
- Já que pode tanto ir da CPU à Memória, assim realizando uma operação de escrita;
- E também consegue ir da Memória à CPU, assim realizando uma operação de leitura.
A largura do barramento está diretamente ligada ao desempenho da máquina, já que quanto mais envio de dados (bits) maior será a velocidade e poder de processamento, tal que, por consequência, o desempenho irá aumentar. Os primeiros PCs continham apenas 8 bits de largura do seu barramento, hoje temos algo em torno ou maior que 128 bits.
Barramento de Endereços
Feito para interligar o REM (Registrador de Endereços de Memória) com a Memória Principal que irá fazer a transferência de bits que vão representar endereços de memória das instruções ou dados a serem executados.
Tem seu sentido unidirecional, já que somente a CPU aciona a memória principal para fazer operações de leitura e escrita.
Barramento de Controle
Irá interligar a UC com os outros componentes.
Sendo bidirecional, pois consegue enviar sinais de controle para a Memória e receber dela sinais do tipo wait (espere), para que possa terminar a execução da tarefa para começar outra.
Assim, os barramentos compartilham os dados por vias que são físicas, por meio de fios de cobre, e conectam todos os componentes.
Hierarquia de Barramentos
A Hierarquia está ligada à velocidade de tráfego desses barramentos.
Barramento Local ou Interno
É o barramento mais rápido, já que está dentro da área da CPU e funcionando no mesmo tempo do relógio do processador, ou seja, está na mesma velocidade de clock do processador.
Barramento Sistema
Tem por finalidade fazer a conexão entre o barramento local com os outros componentes do sistema, como por exemplo: memória principal, cache L2, E/S. Ele faz uso do chipset norte da placa-mãe.
Um Circuito Integrado (chipset) cuida de fazer a integração desse barramento deste modo:
|----------|
| Placa de | |-----------| |------|
| Vídeo | | Memória| | | CPU |
|---|------| | Principal | |--|---|
| |-----|-----| |
| | Barramento |
| | de Memória |
| |----|--| |
|-----------| Ponte |------------|
Barramento | Norte | Barramento Externo
AGPU |-------|
Barramento de Expansão (ou E/S)
Sendo o barramento que interliga os dispositivos de E/S com os outros componentes do computador. Tal integração ocorre por meio do chipset (circuito integrado) chamado de: ponte sul.
Barramento
|------| PCI |-------|
| Ponte|------------| Algum |
| Sul | | E/S |
|--|---| |-------|
|
| Barramento ATA ou IDE
|
|-|------|
| Disco |
| Rígido |
|--------|
💡 Em Discos Rígidos os dois tipos ATA e IDE podem ser integrados irá variar do tipo de memoria escolhida.
- ATA
- IDE
Slots
Os slots nada mais são que as entradas que os barramentos possuem.
Dispositivos de E/S ⇳
Os dispositivos de entrada e saída são os responsáveis por fazer essa integração da máquina com o humano, para que se possa tanto inserir dados quanto receber esses dados processados.
Possuindo as seguintes funções:
- Receber e enviar informações para o meio.
- Converter as informações recebidas e enviadas para possuírem um formato inteligível para o computador e para o usuário.
Exemplos: teclado, mouse, HD, SSD, etc.
Classificação dos Dispositivos
Entrada
Eles fornecem os dados, ou seja, um teclado é um dispositivo de entrada.
Saída
Eles exibem os dados, ou seja, um monitor é um dispositivo de saída.
Entrada e Saída
Eles realizam tanto a entrada quanto a saída de dados, uma impressora se enquadra nessa categoria, já que ela recebe o que se quer imprimir e gera a saída do material impresso.
Comunicação
Os dispositivos de E/S precisam se comunicar com a CPU, e para isso existem algumas tecnologias de comunicação.
Serial
- Envio de dados bit a bit.
Gabinete
----- --------------
| CPU |----------| Controlador |
------ | ----------- | ---------
| Buffer |--------| Teclado |
------------- ---------
- O controlador também pode ser chamado de
driver
. - Buffer: é a área que vai armazenar temporariamente e fazer a sincronização de velocidade.
USB
Uma das formas de fazer a comunicação de dispositivos é o Universal Serial Bus (USB), possuindo alguns tipos, como:
- Micro USB: mais lento e comum em carregadores.
- USB-A: usado de forma muito comum para conectar laptops, desktops, etc.
- USB-C: rápido, carrega e pode-se usar os dois lados para carregar, por exemplo.
- USB-B: usado em impressoras.
Bluetooth
É uma forma de conexão feita por ondas de rádio, simples, sem fio e rápida.
Wi-Fi
Conexão feita por sinais sem fio.
Gerenciamento dos Dispositivos
Existem algumas formas de gerenciamento:
- Polling: antiga forma de gerenciamento, em que a CPU fica constantemente consultando os dispositivos de E/S para verificar se estão prontos ou precisando de atenção.
- Interrupção: a CPU fica ouvindo um dispositivo e, quando este terminar sua tarefa, ela será interrompida para processar a solicitação.
- DMA (Acesso Direto à Memória): permite o acesso direto à memória principal para transferir dados, sem a intervenção da CPU em cada processo.
Este é o fim...
Veja mais
Referencias e links úteis que recomendo e que estou vendo:
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Arquitetura_de_computadores
- https://www.youtube.com/watch?v=WVoWDABaXLk
- http://cecead.com/assuntos/disciplinas/arquitetura-de-computadores/
- https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/413/2018/12/02_arquitetura_computadores.pdf
- https://escolalbk.com.br/glossario/o-que-e-arquitetura-de-computadores/
- https://www.facom.ufu.br/~flavio/icc/files/04-icc-arquitetura-computadores.pdf
- https://www.edrawsoft.com/pt/article/computer-architecture.html?gad_source=1&gclid=CjwKCAjw3P-2BhAEEiwA3yPhwLqLi_jNhQUgVCcGcIqBb5pp12HUEZs48k7jQZqZFKcHkM68ap7GFBoC43QQAvD_BwE