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Advent of Code 2023 - Dia 4: Raspadinhas đŸ“đŸ’”

Seguindo a sequĂȘncia do AoC desse outro post: https://www.tabnews.com.br/DeividBraian/advent-of-code-2023-desafios-de-programacao


--- Dia 4: Raspadinhas ---

A gĂŽndola te leva para cima. Estranhamente, no entanto, o chĂŁo nĂŁo parece estar subindo com vocĂȘ; vocĂȘ nĂŁo estĂĄ subindo uma montanha. À medida que o cĂ­rculo da Ilha da Neve diminui abaixo de vocĂȘ, um novo bloco de terra surge subitamente acima de vocĂȘ! A gĂŽndola te leva atĂ© a superfĂ­cie da nova ilha e se inclina para a estação.

Ao sair da gĂŽndola, a primeira coisa que vocĂȘ percebe Ă© que o ar aqui Ă© muito mais quente do que estava na Ilha da Neve. TambĂ©m estĂĄ bastante Ășmido. SerĂĄ que esta Ă© a fonte de ĂĄgua?

A prĂłxima coisa que vocĂȘ nota Ă© um Elfo sentado no chĂŁo do outro lado da estação em um monte de cartĂ”es quadrados coloridos.

"Oh! OlĂĄ!" O Elfo corre animado atĂ© vocĂȘ. "Como posso ser Ăștil?" VocĂȘ pergunta sobre fontes de ĂĄgua.

"NĂŁo tenho certeza; eu sĂł opero o telefĂ©rico. Isso parece algo que terĂ­amos, no entanto - esta Ă© a Ilha Ilha, afinal de contas! Acho que o jardineiro saberĂĄ. Ele estĂĄ em uma ilha diferente, no entanto - ah, do tipo pequeno cercado por ĂĄgua, nĂŁo o tipo flutuante. Realmente precisamos criar um esquema de nomenclatura melhor. Diz o que: se vocĂȘ puder me ajudar com algo rĂĄpido, vou deixar vocĂȘ pegar emprestado meu barco e vocĂȘ pode visitar o jardineiro. Recebi todos esses cartĂ”es raspĂĄveis como presente, mas nĂŁo consigo entender o que ganhei."

O Elfo te leva atĂ© o monte de cartĂ”es coloridos. LĂĄ, vocĂȘ descobre dezenas de cartĂ”es raspĂĄveis, todos com sua cobertura opaca jĂĄ raspada. Pegando um, parece que cada cartĂŁo tem duas listas de nĂșmeros separadas por uma barra vertical (|): uma lista de nĂșmeros vencedores e, em seguida, uma lista de nĂșmeros que vocĂȘ tem. VocĂȘ organiza as informaçÔes em uma tabela (sua entrada de quebra-cabeça).

AtĂ© onde o Elfo conseguiu entender, vocĂȘ tem que descobrir quais dos nĂșmeros que vocĂȘ tem aparecem na lista de nĂșmeros vencedores. O primeiro acerto torna o cartĂŁo valendo um ponto e cada acerto apĂłs o primeiro duplica o valor daquele cartĂŁo.

Por exemplo:

CartĂŁo 1: 41 48 83 86 17 | 83 86  6 31 17  9 48 53
CartĂŁo 2: 13 32 20 16 61 | 61 30 68 82 17 32 24 19
CartĂŁo 3:  1 21 53 59 44 | 69 82 63 72 16 21 14  1
CartĂŁo 4: 41 92 73 84 69 | 59 84 76 51 58  5 54 83
CartĂŁo 5: 87 83 26 28 32 | 88 30 70 12 93 22 82 36
CartĂŁo 6: 31 18 13 56 72 | 74 77 10 23 35 67 36 11

No exemplo acima, o cartĂŁo 1 tem cinco nĂșmeros vencedores (41, 48, 83, 86 e 17) e oito nĂșmeros que vocĂȘ tem (83, 86, 6, 31, 17, 9, 48 e 53). Dos nĂșmeros que vocĂȘ tem, quatro deles (48, 83, 17 e 86) sĂŁo nĂșmeros vencedores! Isso significa que o cartĂŁo 1 vale 8 pontos (1 pelo primeiro acerto, depois duplicado trĂȘs vezes para cada um dos trĂȘs acertos apĂłs o primeiro).

O CartĂŁo 2 tem dois nĂșmeros vencedores (32 e 61), entĂŁo vale 2 pontos.
O CartĂŁo 3 tem dois nĂșmeros vencedores (1 e 21), entĂŁo vale 2 pontos.
O CartĂŁo 4 tem um nĂșmero vencedor (84), entĂŁo vale 1 ponto.
O CartĂŁo 5 nĂŁo tem nĂșmeros vencedores, entĂŁo nĂŁo vale pontos.
O CartĂŁo 6 nĂŁo tem nĂșmeros vencedores, entĂŁo nĂŁo vale pontos.
Assim, neste exemplo, o monte de cartÔes raspåveis do Elfo vale 13 pontos.

Sente-se no grande monte de cartÔes coloridos. Quantos pontos eles valem no total?

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