Executando verificação de segurança...
5

Uma introdução ao Manifesto Tech

Achei pertinente publicar aqui algo relacionado diretamente ao mercado de trabalho, sendo algo de mais importância para o futuro das contratações em grandes empresas de Tecnologia.

Manifesto tech

Muitos desconhecem a existência do manifesto, por esse motivo aqui é uma ótima oportunidade de comentar sobre ele. Tendo como alguns dos Signatários: Sérgio Lopes(CTO na Alura), Phil Calçado(CTO no PicPay) e Robson Rodrigues(CTO na Gupy), é possivel perceber o tamanho e a proporção do mesmo.

Valores

O manifesto apresenta três valores principais que visam mais inclusão e crescimento saudável para pessoas, empresas e mercado:
  • "Contratar pessoas em desenvolvimento, e não só as experientes."
  • "Promover cultura de crescimento com aprendizado contínuo."
  • "Habilitar essas pessoas a entregarem valor em projetos reais."
O foco é descobrir maneiras melhores de lidar com a forte expansão do setor de tecnologia, em cenário de escassez de profissionais.

Principios

Alguns dos principios citados no documento são:
  • "Times mais diversos, socialmente e em conhecimento, são essenciais para a solução de problemas complexos em tecnologia."
  • "Projetos e processos precisam ser acolhedores e acessíveis para quem está começando. Evitar complexidade diminui barreiras na entrada de novas pessoas."
  • "Evolução pessoal acontece em ambientes seguros para poder errar, iterar e aprender."
  • "É mais eficaz contratar pessoas iniciantes e investir em seu crescimento do que apenas competir pelas poucas pessoas experientes disponíveis."
Quem estiver interessado e quer saber mais informações sobre o manifesto:
Fonte: ManifestoTech.org
Você também pode contribuir com a construção do manifesto por meio do repositório no GitHub manifestotech/manifestotech além de espalhar e compartilhar as ideias debatidas.
Carregando publicação patrocinada...
1

Davi, obrigado por trazer e sintetizar o Manifesto Tech aqui também no TabNews.

Das pessoas que você citou que estão no cargo de CTO, eu já pesquisei pelo trabalho do Sérgio Lopes e achei uma pessoa super centrada e focada em resultado... resultado prático sabe? Aquele que já tem a maturidade de não pisar no "campo minado do hype". O que é ótimo para nossa área, precisamos de mais pessoas assim.

E sobre o Manifesto em sí, eu sei que ele criou uma certa conturbação no mercado e apesar de entender alguns motivos, não entendo como que algumas pessoas quiseram manter suas conclusões que o manifesto em sí foi algo ruim. Os principais itens ali são algo que desde sempre a área de tecnologia por inteiro defendeu, porque eram dores reais que sempre atrapalhavam quem estava entrando na área.

Bom, de qualquer forma, opiniões diferentes sempre são ótimas para testar a ideia por outros ângulos e conextos.