Minha opinião:
OBS: EU USO NOTEBOOK ENTÃO ESTOU COMENTANDO BASEADO NO MEU USO E EXPERIÊNCIA, PROVAVELMENTE DESKTOP NÃO DEVE SER DIFERENTE.
Para usar no dia a dia, ou seja, estável:
- Ubuntu LTS. É a mais popular, a maioria dos problemas envolvendo essa distro foram resolvidos e tem muito conteúdo e suporte.
- Kubuntu LTS. Mesma coisa do ubuntu, mas vem com a interface KDE, uso ela e acho mais leve e fluída do que a interface Gnome que vem com o Ubuntu.
- Debian. A mais estável. Muito semelhante ao Ubuntu e Kubuntu mas a diferença é que os pacotes não são tão atualizados para poder manter a estabilidade do sistema.
Ou seja,
-
Quer um meio termo bom entre estabilidade, atualizações, comunidade ampla e customizações? Vai de Ubuntu.
- Pontos positivos do Ubuntu: Têm uma das maiores comunidades do mundo Linux, tem uma ótima relação entre estabilidade e atualizações e tem bastante suporte.
- Pontos negativos do Ubuntu: As vezes as atualizações podem dar problema em algum driver e existem alguns bugs do Gnome (Interface gráfica do Ubuntu) que você pode se deparar. Quase toda customização do Gnome é feita usando extensões de terceiros e se você põe muita extensão pode deixar lento o sistema. Recomendo usar no modo Desempenho de energia caso seu notebook suporte
-
Quer tudo que o Ubuntu tem porém com MUITO MAIS customizações? Vai de Kubuntu.
- Pontos positivos do Kubuntu: Todos os pontos positivos do Ubuntu + MUITAS customizações.
- Pontos negativos do Kubuntu: As vezes as atualizações podem dar problema em algum drive (Mesma coisa do Ubuntu). Pode ter BASTANTE configuração e opções para customizar e isso as vezes assusta um iniciante.
-
Quer estabilidade sem QUASE NUNCA se preocupar com problemas de atualizações? Vai de Debian.
- Pontos positivos do Debian: Muito estável, quase nunca quebra (A não ser que você faça besteira) e compartilha da comunidade do ubuntu
- Pontos negativos do Debian: Por priorizar estabilidade, o Debian não é tão atualizado quanto o Ubuntu/Kubuntu, isso inclui customizações, pacotes nas versões MAIS recentes, e interfaces gráficas nas versões MAIS recentes. Se você não liga muito para isso, é tranquilo
No fim, no mundo Linux, o que importa é saber resolver problemas, pesquisar caso surja algum problema e saber interagir com a comunidade (Pedindo ajuda e ajudando).