Executando verificação de segurança...
1

Comandos/Instruções para o Linux

O que é um comando Linux? Conheça 3 comandos para você usar

Um comando Linux é um programa ou utilitário executado na CLI – um console que interage com o sistema por meio de textos e processos. É semelhante ao aplicativo Prompt de Comando no Windows.

Os comandos do Linux são executados no Terminal pressionando Enter no final da linha. Você pode executar comandos para executar várias tarefas, desde a instalação de pacotes até o gerenciamento de usuários e a manipulação de arquivos.

Sintaxe de um comando

CommandName [opção(ões)] [parâmetro(s)]

Um comando pode conter uma opção ou um parâmetro. Em alguns casos, ainda pode ser executado sem eles. Estas são as três partes mais comuns de um comando:

  • CommandName é a regra que você deseja executar.
  • A opção ou sinalizador modifica a operação de um comando. Para invocá-lo, use hífens ( – ) ou hífens duplos ( — ).
  • Parâmetro ou argumento especifica qualquer informação necessária para o comando.

1. comando sudo

Abreviação de superusuário do , sudo é um dos comandos básicos mais populares do Linux que permite executar tarefas que exigem permissões administrativas ou de root.

Ao usar o sudo, o sistema solicitará que os usuários se autentiquem com uma senha. Em seguida, o sistema Linux registrará um carimbo de data/hora como um rastreador. Por padrão, todo usuário root pode executar comandos sudo por 15 minutos/sessão .

Se você tentar executar o sudo na linha de comando sem se autenticar, o sistema registrará a atividade como um evento de segurança.

Aqui está a sintaxe geral:

sudo (comando )

Você também pode adicionar uma opção, como:

  • k ou –reset-timestamp invalida o arquivo de carimbo de data/hora.
  • g ou –group=group executa comandos como um nome ou ID de grupo especificado.
  • h ou –host=host executa comandos no host.

2. comando pwd

Use o comando pwd para encontrar o caminho do seu diretório de trabalho atual. Simplesmente inserir pwd retornará o caminho atual completo - um caminho de todos os diretórios que começa com uma barra ( / ). Por exemplo, /home/nome de usuário . O comando pwd usa a seguinte sintaxe:

pwd [opção]

Tem duas opções aceitáveis:
  • -L ou –logical imprime o conteúdo da variável de ambiente, incluindo links simbólicos.
  • -P ou –physical imprime o caminho real do diretório atual.

2. comando cd

Para navegar pelos arquivos e diretórios do Linux, use o comando cd . Dependendo do seu diretório de trabalho atual, ele requer o caminho completo ou o nome do diretório.

A execução deste comando sem uma opção o levará à pasta inicial. Lembre-se de que apenas usuários com privilégios sudo podem executá-lo.

Digamos que você esteja em /home/username/Documents e queira ir para Photos , um subdiretório de Documents . Para fazer isso, digite o seguinte comando:

Fotos em CD .

Se você quiser mudar para um diretório completamente novo, por exemplo, /home/username/Movies , você deve inserir cd seguido pelo caminho absoluto do diretório: cd /home/nome de usuário/Filmes

Aqui estão alguns atalhos para ajudá-lo a navegar:

  • cd ~[username] vai para o diretório pessoal de outro usuário.
  • cd .. move um diretório para cima.
  • cd- move para o diretório anterior.

Conclusão

Os comandos do Linux permitem executar tarefas básicas e administrativas de forma rápida e eficaz a partir do Terminal. Com ele, você terá mais flexibilidade em seu sistema e a capacidade de acessar recursos que nem sempre estão disponíveis por meio de uma interface gráfica do usuário.

Aprender comandos básicos do Linux é essencial para interagir com sua máquina, principalmente se você usa um Virtual Private Server ( VPS ). Na maioria dos casos, cada utilitário consiste em três partes – um nome de comando , um sinalizador ou opção e um parâmetro ou argumento.

Ver conteúdo completo em: https://www.hostinger.com/tutorials/linux-commands

Carregando publicação patrocinada...