Executando verificação de segurança...
1

Amigo, num primeiro momento você precisa dividir as coisas, aliás é um ótima prática em quase tudo na vida, porque estudar ou resolver algo menor é muito menos trabalhoso.

Primeiro sugiro que você ignore a lógica matemática. Senão você terá 2 problemas, um deles é entendê-la o segundo é criar algoritmos com ela de forma computacional pra estudar lógica de programação. Viu como a abordagem de dividir importa.

Segundo, tenha em mente que lógica de programação é diferente de algoritmo embora andem juntas.

Na lógica de programação a base (aí vem da lógica matemática) você terá operações boleanas (novamente vem da matemática), condicionais (importadas da matemática como inferências), estrutura de repetições (olha só os somatórios da matemática)

O algoritmo é pegar essa "salada de frutas" e organizar num grande "passo-a-passo".

Então para não perder o foco, considere começar pelo começo, veja as estruturas de uma linguagem de programação, variáveis, operação com essas variáveis, constantes, operações condicionais (aí entrarão as boleanas/lógicas --tabelas verdades AND OR XOR NOT-- e as de comparação < > = <= => !=), vai precisar também das estruturas de repetição

Há sempre uma forte pegada em usar a matemática para montar algoritmos para explicar essas coisas todas, como por exemplo, calcular fatorial de um número, etc

Se você se dá bem com matemática ok vá em frente, senão, tente começar com operações com strings, ficará mais fácil manipular textos, concatenando, testando condicionais, fazendo comparações, escrevendo com uso de repetição.

Espero que possa te ajudar com essas dicas, tenho usado para explicar para equipes em que trabalho que não tem conhecimento com programação e tenho obtido sempre um grande sucesso no entendimento por parte da equipe e sendo uma forma de cada uma continuar progressivamente os estudos, sem o bloqueio inicial de quem chega na programação.

Algumas linguagens como o python facilitam muito as coisas com simplificações. Mas o problema é para quem está começando facilitar e simplificar nem sempre é algo positivo, porque quem já conhece programação olha pra linguagem e fala nossa como é fácil programar nessa linguagem, mas essa visão tem o viés de quem já passou pelo difícil. E mesmo o python com o avanço dos estudos pode ver que tem particularidade um tanto não simples de entender.

As vezes um pouco de dificuldade é bom para que você aborde de diferentes formas o estudo de determinado conceito.

Carregando publicação patrocinada...