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📚💡Melhores livros de programação - Parte 3

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Continuando a série sobre os melhores livros de programação, nessa parte irei compartilhar mais alguns dos que considero ser os melhores livros de programação.

Ao adquirir algum dos livros através do link da publicação, você não apenas investe em seu próprio desenvolvimento, mas também contribui com o meu projeto voluntário Union Developers. Cada compra realizada por meio deste link gera uma comissão, que impulsiona nossos esforços em ajudar desenvolvedores júniors a ganhar experiência e entrar no mercado.


Outras partes


O mítico homem-mês: ensaios sobre engenharia de software

Um clássico atemporal escrito por Frederick Brooks e publicado pela primeira vez em 1975, o livro é considerado uma leitura essencial para profissionais e estudantes que desejam compreender os desafios envolvidos no desenvolvimento de software.

Uma das ideias centrais do livro é a "Lei de Brooks", que afirma que adicionar mais pessoas a um projeto atrasado apenas o atrasa ainda mais. Brooks argumenta que a complexidade da comunicação e coordenação aumenta com o número de membros da equipe, o que pode resultar em diminuição da eficiência.

"O Mítico Homem-Mês" é considerado um clássico porque muitos dos princípios e lições apresentados por Brooks continuam relevantes mesmo décadas após a publicação. O livro oferece uma visão profunda dos desafios únicos enfrentados no desenvolvimento de software e continua sendo uma fonte valiosa de insights para profissionais da área.

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Use a cabeça! Padrões de projetos (Design Patterns): padrões de projetos

O livro é uma releitura do clássico livro Padrões de projetos da GOF escrito por Eric Freeman e Elisabeth Robson.

É um dos meus livros favoritos, a série de livros "Use a cabeça!" utiliza uma abordagem única e envolvente para ensinar conceitos complexos de programação. O livro utiliza uma linguagem acessível e divertida, atráves de imagens e exemplos do mundo real.

O livro aborda padrões de projeto fundamentais, como Singleton, Observer, Decorator, Factory Method, entre outros. Ele ajuda os leitores a entenderem quando e como aplicar esses padrões no design de software.

O livro apresenta os padrões de projeto por meio de histórias e cenários, o que ajuda a contextualizar e visualizar a aplicação desses padrões em situações reais.

Para quem quer aprender sobre Design Patterns é um livro que não pode faltar em sua coleção!

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Trabalho Eficaz com Código Legado

Escrito por Michael C. Feathers, publicado em 2004, o livro se tornou uma referência importante para desenvolvedores que precisam lidar com sistemas legados e enfrentar os desafios associados à manutenção, atualização e extensão de código existente.

Feathers define código legado como qualquer código que não possui testes automatizados. Ele destaca que a falta de testes é um dos principais fatores que tornam o código difícil de manter e evoluir.

O livro aborda diversas técnicas de refatoração que podem ser aplicadas para melhorar o design e a clareza do código legado. Isso inclui a identificação de dependências, a introdução de interfaces, a separação de responsabilidades e outras práticas.

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Beautiful Code: Leading Programmers Explain How They Think

"Beautiful Code: Leading Programmers Explain How They Think" é um livro organizado por Andy Oram e Greg Wilson. Publicado em 2007, o livro reúne uma coleção de ensaios escritos por alguns dos programadores mais renomados da indústria de software. O objetivo é explorar o que torna o código "bonito" ou elegantemente projetado e como esses programadores líderes abordam o processo de codificação.

O livro apresenta contribuições de diversos programadores experientes, cada um compartilhando sua perspectiva única sobre o que constitui um código bonito.

Os ensaios abrangem uma variedade de linguagens de programação e paradigmas, explorando diferentes técnicas e estratégias para escrever código eficiente, elegante e fácil de entender.

Cada capítulo é escrito por um autor diferente, proporcionando uma visão abrangente de várias abordagens para a criação de código bonito.

Alguns ensaios incluem estudos de caso, onde os autores analisam e explicam código real que consideram exemplar em termos de beleza e eficácia.

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The Art of Computer Programming: Volume 1: Fundamental Algorithms

"The Art of Computer Programming" (A Arte da Programação de Computadores) é uma série de livros escrita por Donald Knuth, um renomado cientista da computação e professor emérito da Universidade de Stanford. A série é uma obra significativa que abrange uma ampla gama de tópicos relacionados à ciência da computação.

"The Art of Computer Programming" é uma obra monumental que visa ser uma compreensão abrangente e profunda. A ambição de Knuth é evidente na extensão e profundidade dos tópicos abordados.

O primeiro volume concentra-se em algoritmos fundamentais e estruturas de dados. Ele fornece uma base sólida para o entendimento dos princípios básicos que sustentam muitos algoritmos comumente utilizados.

Knuth inclui análises matemáticas detalhadas de algoritmos, fornecendo uma abordagem rigorosa para entender seu desempenho e complexidade.

Knuth ilustra conceitos teóricos com exemplos concretos e inclui exercícios desafiadores para incentivar a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

"The Art of Computer Programming" é uma obra desafiadora, destinada a leitores sérios que desejam aprofundar seu entendimento de algoritmos, estruturas de dados e programação. Embora seja denso e técnico, é uma leitura valiosa para aqueles que buscam uma compreensão profunda dos fundamentos da ciência da computação.

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Até a próxima!

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Excelente lista, como sempre!

Já comentei sobre o TAOCP aqui várias vezes, e sem dúvida é um dos livros mais importantes sobre computação. Bill Gates já mencionou que, se alguém ler e entender completamente essa obra, pode enviar seu currículo para a Microsoft, pois ele terá muito interesse em contratá-lo. Estudei no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP São Carlos, um dos cursos mais desafiadores e extensivos do Brasil. Tivemos quase 10 disciplinas, cobertas em algum grau por esta obra. Introdução à Ciência da Computação I e II, Algoritmos e Estruturas de Dados I e II, Organização de Arquivos e Algoritmos Avançados são cobertas quase que exaustivamente especificamente pelo volume 1 mencionado no post. Vale a pena destacar também o livro "Concrete Mathematics", de Knuth, que ele escreveu para explicar toda a matemática que utilizou na análise de complexidade dos algoritmos e era a base da nossa disciplina de Matemática Discreta.

A série de livros "Use a Cabeça!" é excelente. Utilizei vários deles durante a graduação; são introduções excepcionais a temas complexos, mas não vão muito além disso. Porém, são um ótimo ponto de partida. Este próprio livro de Design Patterns me ajudou muito na prova final da disciplina de Programação Orientada a Objetos. O GoF mesmo, só fui consultar anos depois. Lembro-me também de ter usado muito o livro de jQuery, que me ajudou bastante para conseguir meus primeiros "freelas" e pensar que aqueles eram os "bons tempos" do desenvolvimento web, que loucura!

O livro "O Mítico Homem-Mês" também foi citado por nosso professor de Engenharia de Software. Embora não fizesse parte do currículo, fui conferir na biblioteca por curiosidade. Não li inteiro – como acontece com a maioria dos livros – mas passei uma tarde lendo-o. Anos depois, muitos dos ensaios que estão ali já li em outros contextos. É difícil absorver tudo de uma vez, mas sempre são conteúdos e ideias muito relevantes. Como mencionado, é atemporal. O incrível desse livro é que ele aborda ideias abstratas de desenvolvimento de software aplicáveis em qualquer contexto e tecnologia.

Os outros dois livros mencionados, não conhecia. Anotados para leitura futura.

Um abraço e bons estudos!

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Obrigado por compartilhar sua experiência com os livros, adoro ouvir essas histórias.

Fico feliz que encontrou na lista livros para leituras futuras.

Grande abraço e bons estudos!

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Fera demais, ja estudo programação a um tempo e nunca li nenhum livro sobre o assunto, mas essa lista despertou minha curiosidade e me deu ótimas opções para começar :)

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Sugestão de livro pra a lista - O Programador Pragmático: De Aprendiz a Mestre.

Tem dicas interessantes apesar de já ser um pouco antigo. Algo que aprendi nesse livro foi o conceito de tracer bullet, que uso muito no meu dia a dia para pensar nas soluçoes que vou desenvovler.

"Andy Hunt and Dave Thomas first wrote about tracer bullets in The Pragmatic Programmer back in 1999. The idea is to pick a tiny user-facing feature and get it running in a production environment. Along the way, you do all the things that you would do to get something into production. You write tests, write production-quality code, set up automated continuous integration and continuous delivery pipelines"

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