📚💡Melhores livros de programação - Parte 2
Continuando a série sobre os melhores livros de programação, nessa parte irei compartilhar mais algumas obras-primas que todo desenvolvedor deve ler e desfrutar.
Lembrando que ao adquirir algum dos livros através do link da publicação, você não apenas investe em seu próprio desenvolvimento, mas também contribui com o Union Developers. Cada compra realizada por meio deste link gera uma comissão, que impulsiona nossos esforços em ajudar desenvolvedores juniors a ganhar experiência e entrar no mercado.
Outras partes
O codificador limpo: um código de conduta para programadores profissionais
Esse livro é um código de conduta para todo desenvolvedor que pretende se tornar um profissional na área, oferecendo insights valiosos sobre ética, profissionalismo e como se comportar em diferentes situações que você vai se encontrar como desenvolvedor.
O autor aborda assuntos como prazos de entrega, horas extras, família e outros componentes que fazem parte da vida e do dia dia de um desenvolvedor de software que vão além do código.
Você também vai conhecer algumas atividades e práticas ao longo do livro, minha preferida é o Coding Dojo, uma prática onde um grupo de desenvolvedores se reúne para resolver um problema de forma colaborativa.
O Programador Pragmático: De Aprendiz a Mestre
Programador Pragmático é um livro clássico escrito por Andrew Hunt e David Thomas. Publicado pela primeira vez em 1999, o livro continua a ser uma referência importante para desenvolvedores de software em busca de conselhos práticos e orientações sobre como aprimorar suas habilidades e abordar os desafios do desenvolvimento de software de maneira eficaz.
Os autores oferecem uma série de conselhos práticos sobre uma variedade de tópicos, incluindo design de código, depuração, teste, trabalho em equipe, gerenciamento de projetos e evolução de carreira.
Além das habilidades técnicas, os autores destacam a importância de os desenvolvedores entenderem o contexto do negócio no qual estão trabalhando. Isso é crucial para desenvolver soluções que atendam efetivamente às necessidades dos usuários e da empresa.
Arquitetura limpa: o guia do artesão para estrutura e design de software
O livro explora a importância de uma arquitetura de software sólida e sustentável. Uncle Bob argumenta que, para construir sistemas que não se deteriore com o tempo, é crucial ter uma arquitetura bem pensada desde o início.
O conceito de camadas e a definição clara de fronteiras entre essas camadas são explorados em detalhes. O autor argumenta a favor da separação adequada de conceitos e responsabilidades para criar sistemas mais compreensíveis e flexíveis.
O livro destaca a importância de entender e separar as regras de negócio dos casos de uso. Ele discute como o design da arquitetura pode ser moldado em torno das regras de negócio, facilitando a compreensão e a manutenção do sistema.
Padrões de Arquitetura de Aplicações Corporativas
Publicado em 2002 e escrito por Martin Fowler, o livro se tornou uma referência importante para desenvolvimento de software.
No livro Martin, apresenta uma coleção de padrões comuns que surgem no desenvolvimento de aplicações corporativas. Esses padrões são soluções recorrentes para problemas comuns encontrados em ambientes empresariais.
O livro organiza os padrões em um catálogo, classificando-os em categorias como Arquitetura, Interface do Usuário, Mapeamento de Dados, Transações e Concorrência, entre outras. Isso facilita a busca por uma solução específica.
Domain-driven design: atacando as complexidades no coração do software
Escrito por Eric Evans e publicado em 2003, o livro foca na importância de compreender profundamente o domínio do problema ao desenvolver software. Eric argumenta que um entendimento claro do domínio é essencial para criar soluções eficazes.
O autor introduz o conceito de "linguagem ubíqua", destacando a importância de ter uma linguagem compartilhada entre desenvolvedores e especialistas do domínio. Essa linguagem comum ajuda a evitar mal-entendidos e facilita a comunicação eficaz entre as partes envolvidas no desenvolvimento do software.
O livro explora técnicas de modelagem do domínio para representar conceitos, entidades e relacionamentos de maneira clara e eficaz.
Quais você já leu ou quer ler dessa lista? Tem alguma indicação? Compartilha aqui nos comentários.
Até a próxima!